O livro e o filme - Morte e vida de Charlie St. Cloud

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Autor: Ben Sherwood
Editora: Novo Conceito


Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.


Um coração dividido entre dois mundos.
O Livro conta a história de Charlie St. Cloud, um jovem que após um acidente recebe o dom de enxergar espiritos. Sentindo-se culpado pelo acidente que matou seu irmão, Charlie promete nunca abandona-lo e todos os dias ao pôr do sol ele se encontra com seu irmão numa clareira do cemitério onde Sam está enterrado. E assim se passam 13 anos. A vida de Charlie é a mesma desde o acidente: trabalha de manhã no cemitério e ao pôr do sol joga beisebol com Sam na clareira.
Um dia, em sua rotina pelo cemitério, Charlie conhece Tess, uma bela jovem que foi visitar o tumulo de seu pai. A partir daí a história e a vida de Charlie começam a ganhar um novo rumo e ele se vê dividido entre Tess e Sam, já que ao se aproximar de Tess ele começa a se distanciar de Sam e ao ficar com Sam ele se distancia de Tess.

"Assim é a vida e a morte. Todos nós brilhamos. Você só precisa libertar seu coração, aguçar seus sentidos e prestar atenção."

Eu adorei o livro. A história é narrada em terceira pessoa, passando a maior do tempo focando em Charlie, mas tem alguns momentos que conta a história de Tess, sua visão da história. O livro me prendeu do começo ao fim, o que é meio dificil porque eu sempre acho os começos parados demais, e a partir do momento que Charlie conhece e se apaixona por Tess acontece uma reviravolta na história que te deixa mais preso e com vontade de saber o final.
Charlie não pode contar para Tess sobre Sam, porque ela não acreditaria, mas também não pode quebrar a promessa que fez a Sam de vê-lo todos os dias. Então ele se vê obrigado a fazer uma escolha. Uma escolha que envolve deixar o passado para trás ou viver eternamente apegado nele. Ao mesmo tempo Charlie se vê questionando o porque de não ter morrido no acidente, o porque de  ter recebido uma segunda chance. O livro me surpreendeu no desenrolar da história, que eu não vou falar pra não dar spoiler, e até eu fiquei dividida sobre o que Charlie deveria escolher. O final não poderia ter sido melhor.

Confie em seu coração
se os mares explodirem em chamas
(e viva pelo amor
mesmo que as estrelas se movam para trás)

O filme tem algumas diferenças do livro, mas como o próprio autor cita no final do livro ...''uma adaptação para o cinema não deve ser encarada como uma tradução literal do livro. É uma interpretação."
Uma interpretação muito bem feita diga-se de passagem. Eu tinha um certo preconceito com o Zac Efron fazendo o papel de Charlie, mas devo dizer que ele foi uma surpresa boa, me convenceu.
O filme passa toda a mensagem do livro sem deixar nenhum detalhe importante de fora. As primeiras cenas de Charlie com o irmão são perfeitas.
Só duas coisas eu achei que ficaram devendo pro livro:
1° O Sam no livro sempre estava alegre, brincando, sorrindo. No filme, na maioria das vezes ele aparecia 'carrancudo', chateado, meio triste.
2° O romance de Charlie e Tess foi rápido demais, teve coisa que aconteceu antes do que ocorreu no livro e eu achei que meio que passou por cima de uma parte importante, que é quando eles se conhecem de verdade no meio da história toda.
Enfim... Apesar de tudo, eu gostei do filme também e como eu já disse, conseguiu passar a mensagem do livro. Recomendo os dois. Mas recomendo ler o livro antes. Lindo
"Emocionante, sensato e cheio de esperança... como um grande romance deve ser." Nicholas Sparks


Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Não li nem assistir! =x
    Não sabia que ele enxergava espirito. Humm, não gosto disso =/
    Os livros do Sparks são meio depressivos né!?
    uOU
    HEHEHE

    bj


    Ni
    Faz Parte...

    ResponderExcluir
  2. Não li e nem assisti, ainda!
    sei q vou chorar mto! Eu sou super sensível a essas coisas.

    Qro ler primeiro e assistir ao filme depois.

    Estou ansiosa!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse livro, pq eu quero muito assistir o filme.

    ^^

    Adorei sua resenha!

    Bjos
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ain, quero muito ler e assistir, mas ainda não pintou tempo nem money, rs.
    Amei a resenha!
    Flor, tem um meme pra vc lá no blog!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, deve ser perfeito *-*

    ResponderExcluir