O livro e o filme - Garota Infernal

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Autor: Audrey Nixon
Editora: Record


Caso atipico em que não foi o livro que originou o filme, mas sim o filme que originou o livro.
O livro é inspirado no roteiro de Diablo Cody e conta a história de Jennifer, uma líder de torcida popular e objeto de desejo de quase todos os garotos da escola. Um dia, após vários acontecimentos estranhos em um show da banda Low Shoulder, Jennifer participa de um ritual e acaba possuída por demônios.
Após o episódio do show, começam a surgir estranhos assassinatos na cidade e todos com o mesmo padrão: as vitimas são garotos da escola e o assassino se alimenta de seus corpos. Needy, a melhor amiga de Jennifer, começa a desconfiar quando percebe que todos as vitimas sempre tiveram uma queda por Jennifer e começa a investigar antes que apareça outra vitima.


A história começa no presente, com Needy contando um pouco da sua vida atual e de algumas lembranças, que já entregam o fim do livro. Então, a história volta no passado e ela começa a contar como tudo aconteceu até que chegasse ali.
Needy e Jennifer sempre foram muito diferentes: uma era linda e popular líder de torcida, enquanto a outra era nerd e tímida. Porém sempre foram muito amigas desde a infância. Após todos os estranhos acontecimentos e os assassinatos na cidade, Needy começa a desconfiar do também estranho comportamento de Jennifer e começa a fazer pesquisas e investigar a amiga. 
O livro é classificado como terror, porém nenhum momento é realmente assustador. Falta ação e suspense.
Fato que também pode ser creditado ao fato do livro ser narrado em primeira pessoa pela Needy. Todos os acontecimentos são apenas o ponto de vista dela, o que ela viu ou ouviu, então nada é descrito com muitos detalhes, o que torna os acontecimentos como uma história com um começo e fim, sem um meio. Nada muito explicado e sem muita emoção.
Por se tratar de possessão demoníaca, assassinatos e ser de terror eu esperava bem mais. Terror passa longe, não dá pra sentir medo em nenhuma parte, nem mesmo ficar assustado ou apreensivo.

"Muita gente me pergunta se me arrependo do que fiz. A resposta é sim. Me arrependo amargamente de não ter feito antes."

Apesar de tudo acontecer muito rápido o livro não é ruim. Tem poucas páginas e a leitura é rápida, dá pra ler em uma tarde. Todos os fatos seguem uma ordem lógica e nada é muito surpreendente (até porque quase tudo é contado logo no começo do livro). Não é um livro do tipo 'tem que ler', mas a história é interessante ao seu modo e não é entediante. Dá pra ler sem querer que chegue logo no final.
Aliás, o final é interessante e de certa forma um pouco surpreendente.


O filme e o livro são muito semelhantes. Pelo livro ter sido baseado no roteiro do filme, todas as cenas estão presentes no dois.
O filme é mais detalhado que o livro e é possível ver as coisas um pouco pelo lado da Jennifer, o que no livro quase não acontece. Mesmo assim, também não existe o tal do terror. Embora mais detalhado, ainda falta alguma coisa. A história também é meio rápida em partes que poderiam ser mais exploradas e  não tem muita ação nem adrenalina.
Esse é um caso em que eu diria que quem  viu o filme pode considerar já ter lido o livro e vice-versa. Sem muitas mudanças, sem maiores emoções, sem grandes surpresas.
O final, apesar de igual, eu prefiro o do livro. A falta de detalhes deixou algumas coisas meio subentendidas, o que no filme já não aconteceu, deixaram tudo mais esclarecido.
Apesar do filme contar a história um pouco melhor, a Megan Fox não me convenceu como Jennifer, nem o ator que eu não sei o nome que fez o Chip (namorado da Needy). E eu prefiro o livro.
Apesar de achar que quem leu deveria assistir ao filme pra ter uma melhor noção de todos os acontecimentos e um pouco mais de detalhes dos fatos. É como se o filme complementasse o livro.
Não é nada que se deva correr pra ler ou assistir, mas quem estiver sem nada pra fazer em uma tarde vale a pena dar uma conferida.

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Não sabia da informação Filme-> livro.
    Nunca me chamou atenção, acredita?
    "Não é um livro do tipo 'tem que ler'", por isso não é prioridade p/ mim =x Mas se aparecer por aqui(vai saber) eu posso dar uma conferida né!?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca consegui ver o filme, vi o final, mas não entendi nada né...rs
    Mas fiquei com medo da premissa de terror... Então tb nem tive interesse no livro...
    So vendo o final do filme ja achei meio assustador..rs
    Mas gostei da sua resenha, talvez eu leia depois pra tirar minhas conclusões...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse não é realmente meu estilo de livro/filme, então dificilmente entraria numa compra minha. Mas para quem gosta seria interessante. Beijos.

    Thai
    (Equipe Por Trás das Letras.net)

    ResponderExcluir
  4. Olá Glaucea! Não li o livro, mas assisti o filme e curti bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei os dois, o livro e o filme, muito bom parece!

    ResponderExcluir
  6. Nossa , não tinha ouvid falar sobre um filme virar um livro...Enfim, rola de tudo não é mesmo? Espero sua visita em meu blog!
    Beijocas. Mar
    www.LetrasdeSonhadoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que interessante! Não sabia que o roteiro do filme que originou o livro :O

    Eu tenho uma pequena vontade de ler esse livro, já que o filme é até legal, mas acho que também não se encaixa no quesito terror porque o apelo sexual sobrecarrega os momentos de tensão. Não curto filmes assim .-.

    Mas fiquei bastante curiosa para ler o livro, parabéns pela resenha :D

    xx thanny in wonderland
    http://www.whosthanny.com

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei esse livro. É fininho, né... mas ainda não tive tempo de ler.

    Qdo eu ler, venho dar uma opinião melhor e dizer o que achei, ok.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oii..

    Juro que peguei esse livro na mão para comprar hoje!
    #JURO

    Mas, acabei escolhendo outro...ahsuahs
    Achei tão fininho!
    Quem sabe da próxima vez!
    =P

    Bjo
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse filme é muito bom mesmo! Mas não tenho tanta vontade de ler o livro, creio que seria a mesma coisa rsrsrs... Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  11. Oi, Glaucea!
    Taí um livro que tenho muita vontade de ler. Pretendo satisfazer esse desejo em breve... rsrs. Antes de ver o filme, é claro.

    Beijo grande pra vc!

    Tem resenha nova no blog, passe lá!

    http://www.universo-literario.com/

    ResponderExcluir
  12. Confio na dica, vou dar uma conferida mesmo :)

    ResponderExcluir
  13. Nunca tive vontade de ler o livro, nem ver o filme.. a sinopse não me atraiu nenhum pouco. Gostei muito da resenha! Beijos ;*

    Abbs;
    http://entrelinhas.org

    ResponderExcluir
  14. Assim , não é o MELHOOOR livro de todos os tempos, mas achei a história diferente das que a gente tá acostumado a ler. Gostei bastante do filme também , pra mim os dois tão empatados.

    ResponderExcluir
  15. Vi o filme e li o livro. Não é espetacular, mas eu realmente gosto dos dois UAHSUAHS sério, adoro muito. Enfim, adorei o post, muito bom.

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Caraca, não sabia que o livro veio depois do filme!
    Ain, legal, primeira vez que vejo isso...
    Vi o filme, tem uma ótima trilha sonora, e é um dos filmes trashs que mais gosto^^
    aliás, ele é um trash meio indie-cult na minha opinião.
    uahsushauah
    forget it.
    xoxo
    Dani

    ResponderExcluir
  17. Nunca assisti esse filme, acredita?
    Tenho que pegar umas horinha e ver, dizem que é bem legal :)

    ResponderExcluir
  18. Tem o livro? Eu amei o filme e vou correr louca atrás do livro.

    ResponderExcluir