A estrada da noite - Joe Hill

sexta-feira, 11 de março de 2011

Autor: Joe Hill
Editora: Sextante

Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta.
Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa
. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.
O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude.



"Vou 'vender' o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..."
Colecionador de coisas macabras e bizarras, Judas Coyne (Jude) não pensou duas vezes e fez a oferta máxima para arrematar o fantasma, pensando ser apenas mais um item bizarro para sua coleção.
Porém, tudo muda quando dias depois Jude recebe uma caixa em formato de coração com o paletó do morto e passa a ser assombrado (ele e as pessoas próximas). Ao entrar em contato com a responsável pelo leilão, Jude descobre que tudo era na verdade um plano de vingança de Craddock McDermott, padrasto de Anna, uma antiga namorada de Jude, que após ser abandonada por ele cometeu suicidio. A partir daí o fantasma começa a persegui-lo e a vida de Jude se transforma em um inferno. Na tentativa de se livrar do fantasma, Jude parte pela Estrada da noite junto com sua atual namorada Geórgia (Marybeth).

Logo no inicio do livro toda a situação já é apresentada: ele compra o fantasma, recebe em uma caixa o paletó, começa a ver o fantasma, descobre que é um plano de vingança e passa a ser assombrado e ameaçado. É muita ação logo no começo e depois parece que o livro vai se arrastando no mesmo acontecimento e fica meio parado. Uma situação não tão relevante tem excesso de detalhes, assim como vários pensamentos de Jude. Algumas situações, como o que manteve o fantasma afastado de Jude e Geórgia, não tem muito sentido e nem é explicado posteriormente.
Apesar de não serem cativantes, os personagens são bem construídos. Jude é egoísta, frio, desprezível e Marybeth é uma pessoa sem nenhuma pretensão na vida, que está feliz em apenas dividir a cama com um astro do Rock. De acordo com os acontecimentos, ambos os personagens vão amadurecendo e mostrando um lado mais 'humano'. O crescimento da personagem Marybeth é interessante de se acompanhar. Jude não convenceu mesmo.
Na busca por se livrar do fantasma, Jude e Marybeth vão juntando alguns fatos e ocorrem algumas reviravoltas que trazem de volta o ritmo e ação perdidos no começo. No meio de toda essa reviravolta ocorre o desfecho da história com o fantasma.
E aí ... o autor estende o livro mais um pouco e vem outra historia com excesso de detalhes e situações em uma enrolação desnecessária. Em uma tentativa de humanizar ou dar um final casinha de sapê para os personagens, o livro termina frio e previsivel.
É um livro pra se ler sem grandes pretensões. O personagem Craddock é um dos pontos altos do livro, faz valer a leitura. Inteligente e cruel, suas aparições causam certa apreensão. Um suspense em que dá pra fica nervoso e levar alguns sustos, só não espere sentir medo.

PS: Joe Hill é filho do mestre do terror e suspense Stephen King.

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Sempre vejo esse livro nas livrarias e sempre fiquei curiosa, e pelo fato do autor ser filho do Stephen o livro TEM que ser bom né? rs. Beijoo

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  2. Não sei se me interesso por este livro.
    Não gosto muito de livros de terror e suspense mas quem sabe eu não de uma chance?!
    beijos
    gbikr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AH, eu não gosto de livros desse tipo :P
    Nunca li nenhum do Stephen, não é pra mim mesmo ;)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  4. coitado, todo mundo já deve ler julgando que ele é filho do Stephen king. Olha a responsabilidade! Tinha vontade de ler esse livro, mas depois passou, sei lá!

    ResponderExcluir
  5. Ai, estou com uma vontade de ler esse livro, que sempre que vejo morro de vontade comprar, mas tem uns na frente. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Amo livros assim, realmente adicionado a lista. Parabéns pela resenha.

    Laís
    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Segunda resenha que leio desse livro que parece ser muito bom mas como sou muito medrosa eu não sei se vou ler.
    Acasa glass é um livro muito bom pena que a saga é de 10 livros e fica meio cansativo sabe.

    ResponderExcluir
  8. Ahhh!

    Bom saber que não se deve esperar muito, bom que já dá uma quebrada e a expectativa não fica muito.
    Pq eu acho a capa maravilhosa!

    Bjão
    Clícia Godoy
    www.silencioqueeutolendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. PRECISO ler um livro desse cara! Eu quero O Pacto, mas esse vale também UASHAUSH Filho do King, que demais hein (: dureza não ser filha de alguém famoso, mas to bem com meu pai q UAHSUAHSU adorei a resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing.

    ResponderExcluir
  10. Uhh!!
    amei sua resenha... sabe nunca tinha ouvido falar, e não compraria sem indicação mas sua resenha me deixou bem interessada mesmo eu sentindo medo de ler coisas assim... rsrs
    BJss

    ResponderExcluir
  11. Amei a review, mas morro de medo desse livro!
    Não curto muito o gênero!
    huaauh

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que ele era filho do Stephen King, olha a pressão por trás disso! :O
    Ainda estou na dúvida se leio ou não esse livro, mas adorei sua resenha, bem sincera.

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  13. Adorei a review, sou doida pra ler algum livro do Joe Hill, e inclusive quase comprei esse livro essa semana...

    Bjs, Bianca
    frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sempre fico na dúvida quanto esse livro, a capa é bem sinistra. HAUAHHA Apesar da minha preferência explícita por romances açucarados vou ver se crio coragem de ler!

    Beijos,
    Fêh - portrasdasletras.net

    ResponderExcluir