Livros baseados em roteiros

domingo, 26 de junho de 2011

Não é de hoje que os livros são adaptados para o cinema. Grandes sucessos como O Senhor dos anéis e Harry Potter saíram das páginas de livros. Mas o post de hoje não é pra falar de livros que viraram filmes, e sim o contrário: filmes que viraram livros. 
Quando um livro é baseado em um roteiro, tende a ser bem fiel ao filme, o que não quer dizer que é uma cópia exata do mesmo. A ideia principal é a mesma, mas é não deixa de ser uma adaptação. Então, 
Alguns livros que foram baseados em roteiros são:



Garota Infernal  (Galera Record)
Livro de Audrey Nixon, baseado no roteiro de Diablo Cody, a ganhadora do Oscar de melhor roteiro original pelo filme "Juno". O livro conta a história de Jennifer, uma popular líder de torcida que, após um ritual, é possuída por entidades demoníacas e passa a assassinar os garotos da cidade e se alimentar de seus corpos. Cabe à melhor amiga de Jennifer impedir seus ataques e ir atrás da banda de rock responsável por iniciar a transformação de Jennifer.



A Garota da capa vermelha  (ID)
O roteiro foi escrito por David Leslie Johnson e transformado em livro por Sarah Blakley-Cartwright. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles – o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à avó em busca de ajuda: ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada?

Desenrola  (Agir)
Priscila tem dezesseis anos e é uma garota normal, mais normal do que gostaria. Mora com a mãe, que viajou a trabalho por vinte dias, deixando a casa pela primeira vez só para ela. É nesse curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças, da perda da virgindade até começar a gostar de alguém que, pela primeira vez, também vai gostar dela. Escrito a partir do roteiro do filme de mesmo nome que estreou em janeiro de 2011, Desenrola é uma divertida e emocionante comédia romântica adolescente, contada por essa menina que morre de medo do mar mas não pensa duas vezes antes de mergulhar nas aventuras mais doidas. É no meio de uma confusão de hormônios, sentimentos e expectativas que tudo rola…. E se desenrola!


Alguns livros porém, são a cópia exata do roteiro do filme. Não é uma adaptação, é o roteiro transcrito em forma de livro. Tendem a ser mais técnicos e, além dos roteiros trazem também informações e curiosidades sobre todo o processo de produção.


Bastardos Inglórios - O roteiro original do filmeAmarilys)
Na trama, a jovem herdeira de uma sala de cinema em Paris é obrigada a exibir filmes de propaganda nazista numa sessão que contará com a presença do próprio Adolf Hitler. A garota em questão é Shoshanna Dreyfus (Mélanie Laurent), uma judia que viu toda a sua família ser exterminada pelos soldados alemães no início da ocupação nazista da França. Em paralelo, o filme acompanha as investidas dos Bastardos Inglórios, um grupo de elite do exército americano composto por oito soldados judeus especializados em missões em território inimigo, comandados pelo tenente Aldo Raine (Brad Pitt). A missão do grupo: assassinar o ditador alemão, custe o que custar. Quando as duas pontas da história se cruzam, tem início um plano explosivo que promete mudar os rumos da 2ª Guerra.  Todo o seu processo criativo está agora disponível em "Bastardos Inglórios - O roteiro original do filme".

Educação – O Roteiro (Rocco)
Educação - roteiro do filme homônimo assinado por Nick Hornby – conta a história da transição de uma jovem da adolescência à idade adulta, na Grã-Bretanha no início dos anos 1960. Além do texto integral do longa-metragem,o livro tem dois “extras”. Um deles é a introdução, em que Hornby dá uma aula de “como fazer um filme independente”. O escritor conta abertamente os bastidores da produção, em texto que é quase um ensaio à parte. Hornby conta também o que o motivou a adaptar o ensaio autobiográfico da jornalista Lynn Barber para o cinema. A edição traz ainda um diário que o autor escreveu durante o Festival de Sundance, com detalhes sobre a recepção da crítica e as primeiras exibições.



Cidade de Deus - O roteiro do filme (Objetiva)
Este é o livro do filme com depoimentos, fotos, curiosidades dos bastidores e o roteiro do filme que é o maior recordista de bilheteria do cinema nacional dos últimos 10 anos. A publicação traz ainda análises críticas de Arnaldo Jabor e Marcelo Coelho; depoimentos dos atores e equipe técnica; detalhes sobre a fotografia, iluminação e direção de arte. No livro, além do roteiro, com a inclusão de cenas que não entraram na edição final, o diretor Fernando Meirelles, o roteirista Bráulio Mantovani e a jornalista Anna Luiza Müller narram curiosidades de todas as etapas do filme.

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Estou louca para ler A Garota da Capa Vermelha e me torturando de não ver o filme enquanto não o ler. rsrs
    Bjimmm
    http://epilogosyfinais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que 'A Garota da capa vermelha' era roteiro inicialmente
    babado =0
    hauhaua
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Assisti A Garota da capa vermelha e me apaixonei
    Quero muito o livro
    E não sabia que Desenrola era baseado em um livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. To com A garota da capa vermelha aqui há séculos pra ler haha
    Eu sempre fico com um pé atrás com livros baseados em roteiros, talvez seja por isso que ainda não peguei pra ler.
    só preciso ler o livro antes do filme pq se não já era rs

    chris
    leiobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muuuito ler A Gatota da Capa Vermelha, to com o filme em casa há seculos e nem vi ainda porque quero ler o livro primeiro ;)
    Adorei as dicas dos livros, alguns eu não sabia nem que tinha livro (só o filme).

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Glaucea :)
    Acho bem legais os filmes baseados em roteiros! Gosto mais pois eles são bem fiéis, como você disse!
    Os únicos que li dos livros foram Garota Infernal e A Garota da Capa Vermelha!E assisti esses dois (que por sinal a Amanda Seyfried trabalha em ambos!) e Bastardos Inglórios, e adorei!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - Questões do Coração e Resultado de promoção!
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  7. quero muito ler e ver a garota da capa vermelha

    ResponderExcluir
  8. Eu li Cidade de Deus bem antes de lançarem o filme e adorei a leitura e claro que fui no cinema ver a versão nas telonas e ficou quase fiel ao livro. Perdi o interesse de ler a garota da capa vermelha depois que fiquei sabendo que o capítulo final tem que baixar no site.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Como o nome do post já diz, prefiro livros "baseados"em roteiros, pois acho roteiros transcritos cansativo, melhor ver o filme! Os três primeiros livros aí do post já estão na minha lista de leituras pra este ano! Bjoss

    ResponderExcluir