Pegasus e o Fogo do Olimpo - Kate O’Hearn

segunda-feira, 6 de junho de 2011



Autora: Kate O'Hearn
Editora: Leya


Quando Pegasus, o majestoso e mitológico cavalo alado, é atingido por um raio e cai em seu terraço durante uma violenta tempestade que deixa Nova York no escuro, a vida da jovem Emily transforma-se em uma lenda. Buscando ajuda para tratar os graves ferimentos de Pegasus, Emily recorre ao garoto estranho da escola, Joel. Trabalhando juntos, eles rapidamente descobrem que o cavalo alado tem mais do que ferimentos da tempestade.






"Os fãs de mitologia grega encontrarão muita paixão em Pegasus e o Fogo do Olimpo. Kate O'Hearn narra uma vencedora mistura entre aventura moderna e fantasia clássica. Rick Riordan

Em uma coisa eu concordo com Rick Riordan: 'Kate O'Hearn narra uma vencedora mistura entre aventura e fantasia clássica." De fato, essa mistura entre os seres Olímpicos a a Nova York atual é um ponto super positivo do livro. E o que é bacana nisso é que as aventuras de Pegasus e cia se passa em vários pontos da cidade, e no final do livro tem um mapa de Nova York com os pontos turísticos destacados.
Outra ponto que eu achei interessante é que os personagens são da mitologia romana, e dessa forma os fãs do Rick não são remetidos diretamente a Percy Jackson ao ler os nomes dos personagens/deuses.

Quando um exercito de Nirads invadem e começam a vencer a batalha no Olimpo, Pegasus foge para a Terra e é seguido por Paelen, um ladrão Olímpico que desejava roubar suas rédeas. Chegando na Terra são atingidos por um raio e Pegasus cai no terraço de Emily, enquanto Paelen é capturado pela UCT (agência secreta).

Emily é uma personagem muito chata, que não me cativou. Depois que Pegasus cai no seu terraço, ela começa a se achar 'dona' dele e mesmo sem saber nada sobre ele é metida a 'sabe-tudo' e começa a ficar irritante. Joel é um pouco estranho. Não o garoto em si, mas as coisas que acontecem. Depois que Emily pede ajuda dele pra cuidar de Pegasus, o garoto muda radicalmente de personalidade. De garoto problemático/encrenqueiro ele vira um doce de pessoa do nada.
Paelen é o personagem que mais me conquistou. O ladrão é todo atrapalhado e no fundo tem coração bom. As partes em que ele aparece são as mais engraçadas e divertidas.
O livro é narrado em terceira pessoa, intercalando sempre os capítulos entre o que acontece com Pegasus e entre o que acontece com Paelen.
O livro tem vários clichês, mas consegue prender a atenção. Os pontos negativos ficam por conta das batalhas, que não tiveram muita ação, nem emoção. E também porque o livro tem algumas coisas meio surreais. Tudo o que eles precisam, por mais estranho ou 'impossível' que seja, sempre tem a mão ou há uma forma fácil de conseguir. Tipo quando Pegasus cai no terraço e Emily por coincidência tem um amigo que entende TUDO de mitologia romana. E por aí vai.
O final foi previsível e desinteressante. Não que tenha sido ruim, mas foi tudo muito rápido e fácil. Sem surpresas, sem mistério, sem ação, sem graça.
A autora conseguiu deixar um suspense bem interessante para o próximo livro. Mas algumas coisas foram resolvidas sem uma explicação lógica e pela forma como terminou não ficou nenhum ganho para que seja resolvido no próximo.
De qualquer forma, tirando uma coisa ou outra, eu gostei e recomendo o livro. A história é leve e gostosa e toda a parte de mitologia é muito interessante. Apesar de ter me decepcionado um pouco no final, tô bastante curiosa pelo segundo livro.

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Hey, Glaucea!

    Eu já vi pessoas falarem bem desse livro, mas eu ainda não tenho vontade de lê-lo, não.
    Acho linda a capa, mas por enquanto é só o que me chamou a atenção.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Já tive interesse em ler esse livro, mas sempre acabo comprando outro!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  3. Comprei a algum tempo esse livro e não li ainda, acho que é o próximo na minha lista.

    essa semana ainda vc receberá o e-mail da Troca Literária ;)

    ResponderExcluir
  4. Beem, gostei muito do Riordan com seus livros de Percy, o que me motivou a comprar ele. Ele ja ta na minha lista... gostei da resenha. ;)
    http://garotas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muiito do Rick então acho que se eu lesse esse livro eu iria compara-lo aos dele e ia ficar chato e desinteressante para mim :/ Alem do mais sua resenha não me animou muito, principalmente porque ultimamente nenhum personagem me agrada.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. eu ia ler esse livro mas desisti ja começa com toda a guerra do olimpo fiquei sem entender

    ResponderExcluir
  7. adoro mitologia!
    e sua resenha e mais uma que leio e que esperava mais do livro!
    tô quase desistindo =x

    ResponderExcluir
  8. Já vi outras resenhas citando que o livro é legalzinho mais meio fraco em algumas coisas. Quero ler mais por curiosidade, quem sabe um dia eu compre ele :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir