Um amor para recordar - Nicholas Sparks

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Autor - Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito 

Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.


"Esta é a minha história - e prometo contar tudo.
No inicio você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei."

Essa frase é o resumo perfeito de tudo o que eu vou falar na resenha. 
Antes de ler o livro eu já tinha visto e me apaixonado pelo filme, então quando comecei a ler tinha um certo receio de ficar fazendo comparações ou coisas do tipo. Mas eu não podia estar mais errada. O livro tem várias diferenças do filme, e não de forma que se diga que um é ruim e outro melhor, mas de forma que um complementa o outro.

Os personagens são muito bem construídos e é fácil se apaixonar e torcer por eles. Landon Carter é o típico playboyzinho metido a bad boy que acaba se apaixonando pela simples e boa moça Jamie Sullivan. Jamie tem uma fé inabalável em tudo e em todos, e essa fé faz dela uma personagem muito forte. Com todos os problemas e com tudo o que acontece em sua vida era de se esperar que ela fosse aquele tipo de personagem mergulhado em auto-piedade, que reclama de tudo ou vive triste pelos cantos. Mas Jamie é forte, feliz e a sua maneira vive a vida da forma que ela considera ser a melhor, da forma que a faz ser feliz. 
Landon, apesar de se preocupar com o que os outros pensam a seu respeito, se apaixona e amadurece. E é esse amadurecimento que faz o personagem ser tão encantador. Quando os problemas começaram a aparecer, Landon não fugiu como era de se esperar, mas ficou ao lado de Jamie.
O livro todo é sobre o amor em sua forma mais simples e verdadeira. A história de amor dos dois jovens é linda e pura, mas também fala sobre o amor em diversas formas e que ele é capaz de tranformar a vida das pessoas. Além disso também fala de amizade, de fé e esperança.
O final não foi o esperado em romances, mas isso só intensificou toda a história. Aquela frase do começo se encaixa em várias partes do livro, mas no final, você chora e sorri ao mesmo tempo.
Quem já viu o filme, não deixe de ler. E quem já leu, veja o filme.

Não poderia descrever adequadamente a intensidade do que estava sentindo naquele momento. Amor, raiva, tristeza, esperança e medo, juntos em um redemoinho, intensificados pelo nervosismo que tomava conta de mim. Jamie me olhava com curiosidade, e a minha respiração acelerou também. De repente, eu sabia que nunca havia sentido algo tão forte por outra pessoa como acontecia naquele momento." Pág. 10

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Normalmente acontece que os livros são bem melhores que os filmes por ter mais detales, sem falar que esse filme veio antes do filme ne? Quero demais ler esse livro !!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahh que resenha boa!
    hauhauhu adorei a frase inicial que resume tudo!
    E a descrição do Landn..
    Bem, acho mesmo que é bem diferente do livro e quero logo ler!!

    bjss
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  3. É sempre assim, a pessoa sempre chora no final, não tem pra onde correr
    E eu quero muito ler este livro para poder comparar com o filme
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O livro e o filme são diferentes mas ambos ótimos. Eu tenho uma edição tão mais tão antiga desse livro que logo logo vou comprar essa nova.

    Muiitoo lindo esse livro!

    ResponderExcluir
  5. olá visite meu Blog e dê sua opinião

    Bjus

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ahhh!

    Eu simplesmente amei o livro, é lindo...lindo...lindo!
    =)

    Bjinhos =*
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  7. OI!

    Eu não assisti ao filme e nem li, ainda. Pretendo ler em breve e já sei q vou chorar.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  8. aah, cara, chorei TANTO com o filme. fico imaginando o quanto o livro vai me fazer sofrer. desde que descobri que era do Nicholas Sparks, fiquei morrendo de vontade de ler, óbvio. mas acho que a capa devia ser com o pôster do filme, como em Querido John. ia ser bem mais bonita!!!

    ResponderExcluir
  9. Por enquanto eu só vi o filme desse livro e chorei litros, to com ele aqui pra ler e quero nem ver o quanto vou chorar lendo também, mas cada lágrima derramada por essa história compensa, seja lendo ou assistindo, afinal ele é uma das mais bonitas que eu já vi.

    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá , sua resenha está ótima ; a história parece ser bem emocionante ! Ainda não assisti nem li o livro , mais pretendo ler em breve !
    Beijos , Jovens Leitoras .

    ResponderExcluir
  11. Eu não assisti o filme e sei que a história é triste e estou louca para ler esse livro. Gostei da sua resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Eu já assisti o filme e me emocionei bastante, imagine o livro, deve ser lindo.
    Sua resenha tá ótima, Um Amor para Recordar já está na minha lista de desejados! *-*
    Bjs
    Elidiane'

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  13. Vi o filme e realmente PRECISO ler o livro, ouvi dizer que é melhor... Sempre acho que os livros são melhores que seus filmes ou séries :B Bem escrita a sua resenha, amei. Abraços :*

    ResponderExcluir