A janela de Overton - Gleen Beck

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Autor: Gleen Beck
Editora: Novo Conceito

Noah Gardner é um executivo de relações-públicas inteligente, bonito e protegido dos problemas do mundo graças à riqueza e ao poder do pai. Mas tudo isso muda quando ele conhece Molly Ross, uma jovem bela e engajada em ideais políticos, que é consumida por saber que os Estados Unidos que conhecemos estão em vias de se perder para sempre. Ela e seu grupo de patriotas juraram relembrar o passado e lutar pelo futuro - mas Noah, convencido de que são apenas um bando de conspiradores equivocados, não está interessado em emprestar seus consideráveis talentos à causa deles. Quando Molly convida Noah, em uma sexta-feira à noite, para um encontro com as organizações de 'resistência', que por um momento, ele acredita que vai atingir seus objetivos, porém, na verdade, o encontro torna-se o ponto de partida para revelações que mudariam toda a concepção de sua vida e de seu país.



A Janela de Overton é um livro que mistura ficção e realidade.
A ficção fica por conta da história de Noah, um empresário das relações públicas e a sua relação entre Molly, uma ativista da 'resistência' e Arthur, seu pai e dono da empresa onde trabalha.
A parte da realidade é difícil citar, afinal lendo o livro não dá pra saber exatamente quais fatos são reais e quais são fictícios.

A Janela de Overton é um livro que nos faz pensar. A grande questão do livro é: E se? No meio de várias teorias de conspiração e de vários 'se', ele nos faz questionar várias situações.
O livro tem um forte apelo politico, trazendo a tona vários episódios da politica e história dos Estados Unidos. Ato patriota, New deal, e até a constituição americana são citados no livro. Essas partes são todas explicadas em notas de rodapé, então não é confuso.

" - Isso se chama Janela de Overton. Meu pai roubou o conceito de uma 'usina de ideias' do Meio Oeste; é uma maneira de descrever o que a opinião pública está disposta a aceitar em um determinado momento em relação a uma questão qualquer, para que se decida qual é a melhor maneira de manipulá-la a aceitar o que se quer." Pág. 182

Ou seja, A janeae de overton é pegar uma ideia que normalmente não seria aceita pela opinião pública e promove-la de forma que as pessoas a considerem como a opção correta. Mais ou menos como a moda, por exemplo. Determinada coisa que você não usaria normalmente é promovida pela midia e de repente todo mundo está usando. Mais ou menos isso. Só que no caso do livro esse conceito é aplicado mais no lado politico.

O livro é recheado de teorias de conspiração, mas a história é contada usando como base a vida dos personagens. Então tem muito mistério, suspense e romance, o que tira toda a carga pesada do livro. É narrado em terceira pessoa, o que nos permite ver todos os lados da história, já que cada personagem tem um ideal diferente.

A Janela de Overton nos instiga a pensar , questionar, rever conceitos e até analisar alguns fatos que normalmente não prestamos muita atenção. Inclusive, lendo o livro, você se questiona se o autor está usando o conceito de janela de overton pra nos fazer acreditar nas coisas que ele quer que acreditemos.


"E a pergunta seguinte que vocês tem de fazer é: 'No que eles estão tentando nos transformar?'. Em um país melhor, mais forte, mais livre? Ou em um lugar repleto de gente cada vez mais fácil de controlar, fácil de subjugar?"

No posfácio, o autor traz uma lista do que realmente é fato real, bem como alguns endereços para quem desejar fazer uma pesquisa mais completa.

Apesar dos fatos estarem relacionados com os EUA, dá pra encaixar algumas teorias com a nossa realidade e ponderar sobre várias situações que acontecem.
É um livro pra se ler com a mente aberta. Não da pra ler e sair achando que tudo ao redor é uma conspiração, mas também não dá pra ler e não acreditar que várias coisas realmente acontecem. E aí que volta a grande questão: E se?

É um livro intrigante e instigante, que me surpreendeu positivamente e me fez pensar criticamente sobre vários assuntos. 

Não acredite em tudo. A verdade está além da janela.

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Ótima resenha. Mais um livro que estou esperando no Livro Viajante, e parece ser o estilo de livro que eu gosto muito de ler. Só tem um detalhe: já tem doido achando que tudo é conspiração antes de ler esse livro, imagina depois!

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  2. Bah eu quero ler esse livro, um monte de gente diz que o livro é super bom dai já viu né? E o kit que coisa mais linda né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha Glaucea :)
    Mas, sei lá, o livro não me chamou tanta atenção assim... Há muitos na lista.

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  4. me too!
    Me senti da mesma forma, mas sem ficar paranóica! huahua
    bjs

    ResponderExcluir
  5. "Não acredite em tudo. A verdade está além da janela." Me veio o seriado Arquivo X na cabeça ao ler essa frase.

    Eu quero esse livro há um tempinho já, pq em matéria de conspiração o EUA é cheio e acho que esse livro trás isso. O complicado em livros assim é quando não conseguimos distinguir o que é realidade de fato e o que é fictício.

    Beijos,
    Mah - Livro e Coração

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse conceito de "Janela de Overton", não sabia o que queria dizer e a explicação já me deu vontade de ler o livro hehe

    Como (se Deus quiser) futura publicitaria que sou, acho que não há nada que uma boa publicidade não possa vender... desde que essa coisa não fira os principios da pessoa.

    teh mais

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um ótimo livro, realmente.
    Estarei procurando-o por aqui! :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca para ler esse livro! Adoro teorias conspiratórias!
    A resenha ficou ótima!
    Beijosss
    Bianca,
    BooK mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu não me interessei muito para ler o livro, só a história de conspiração que intrigou mesmo... A minha amiga que quer ler e tal. Adoro a capa do livro e ainda mais por falar de conspirações dos Estados Unidos. :)
    Adorei a resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Estou muito curiosa a respeito desse livro, essa foi a primeira resenha que li sobre ele, e gostei bastante.
    Tenho que confessar que essa capa não é muito atrativa, mas mesmo assim quero lê-lo.
    Afinal de contas, que que importa é o conteúdo!

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  11. Olá Glau!

    ótima resenha!
    Parece ser bom esse livro, sem falar que ele tá bem falado por aí!
    Não é o tipo de livro q curto, mas confesso que amei aquela frase do final, muito boa!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Glaucea,

    este foi um dos livros da Novo Conceito que eu não recebi, mas gostaria de comprar.

    Eu AMO muito livros que nos fazem pensar, questionar, futricar, procurar saber, ser curioso, deixar aquela dúvida no ar... E o livro pelo que vc descreveu é exatamente assim. E quando junta com os EUA, que é uma país que gosta de manter tudo nos eixos e no controle, me anima ainda mais. Com certeza, será um que eu irei fazer um esforço para comprar.

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  13. Pox...
    eu nem tinha interesse de ler mas pela sua resenha parece tão legal... Interessante mesmo.. Gostei! Pq não sou mt entendida de politica e tal mas amo uma teoria da conspiração! E se é tudo bem explicado, acho que eu conseguiria entender!!
    Otima resenha Glaucea!!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros que faz a gente pensar, refletir sobre diversas coisas. Os americanos tem essa mania de ver conspiração em tudo. Adorei sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. OI!

    Eu ainda não li, mas conheço várias críticas positivas q me deixam curiosa. Acho que iria curtir esse livro. Eu gosto do estilo. Gosto principalmente das coisas que vc citou: livros que nos façam pensar, questionar, que nos instigam.

    Adorei!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Apesar da sua ótima resenha, o livro não me chamou muita atenção. Até já li algumas resenhas falando bem dele, mas ainda assim não me convenci.

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ótima resenha, to muito ansiosa pra ler esse livro. Espero poder ler em breve, mas sabe como é, não to comprando nada ultimamente, tenho que me controlar UAHSUAHUS mas quando eu estiver comprando novamente, esse vai estar no meu carrinho de compras (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  18. A Janela de Overton quase sempre é aplicado para fins políticos e economicos, o que também teve nesse livro. Você leu o apendice? Nele mostra quais eram os fatos reais do livro e foi a parte que eu mais gostei ^^.

    Bjss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir