A linha da bola - Clara Albuquerque

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Autora: Clara Albuquerque

Em tempos de ditadura da magreza é dificil aceitar que uma gorduchinha seja o centro das atenções masculinas. Para quem vê o futebol como um inimigo, essa é a oportunidade de fazer dele um aliado.
A Linha da bola é uma obra aparentemente despretensiosa, pois, atráves de uma linguagem de fácil entendimento, desmascara um concorrente de peso das mulheres, o futebol.



A linha da bola é um guia com todo o bê-a-bá do futebol. 
A ideia do livro é aproximar mulheres e futebol, já que esse é um esporte 'dominado' pelos homens e os mesmos não tem paciência para explicar as regras. E como desde cedo os homens são inseridos nesse mundo, o guia visa fazer do futebol um aliado para as mulheres não ficarem de fora das rodinhas masculinas.  Apesar de ser voltado ao público feminino, não vejo problema em ser lido por homens também, já que as regras são as mesmas, e também apresenta algumas curiosidades que interessam a todos os apaixonados por futebol.

Com uma linguagem divertida e informal, a autora nos apresenta todo o mundo do futebol. Partindo do principio básico, apresenta a história do esporte, as regras básicas, informações sobre times, jogadores e campeonatos, curiosidades e até o 'dicionário' do futebol, o futebolês.

O livro é dividido por assunto e cada capítulo é dividido em três partes. Mais precisamente, três níveis de conhecimento: Pretinho básico, Esporte fino e Passeio completo. Os nomes foram escolhidos porque, segundo a autora, os assuntos foram separados da mesma que separamos nossa roupa de acordo com a ocasião.
Pretinho básico é para quem está começando, para entender a essência, o básico do esporte. São as informações principais.
Esporte fino é para quem já tem algum conhecimento mas deseja um aprofundamento no assunto. São as informações mais detalhadas.
Passeio completo é como o próprio nome diz: completo. Traz informações mais completas, curiosidades e detalhes.

O bacana é que não é necessário ler o livro na sequência. Se você deseja saber o básico, é só ler o pretinho básico de cada capítulo e partir para o próximo. Da mesma forma, cada capítulo é um tema, então se você já sabe sobre sistema tático, por exemplo, pode pular e ler o capítulo seguinte. Ou ainda ler por partes, primeiro todo o pretinho básico, depois voltar e ler o esporte fino, e assim por diante. Mas fica a dica: o bacana é ler o livro do inicio ao fim. Mesmo se você entende bem de futebol, sempre tem uma informação a mais. 

O livro apresenta as informações de forma bem descontraída, como se todas as explicações fossem respostas as nossas dúvidas. A autora utiliza exemplos de forma criativa a fim de facilitar o entendimento por parte dos leigos, bem como usa exemplos gráficos em situações de difícil explicação.

A linha da bola é um livro esclarecedor, informativo e divertido que mostra que o futebol não é um bicho de sete cabeças. É um guia completo, de fácil entendimento e super indicado para os amantes do esporte e para quem deseja conhecer mais sobre essa paixão nacional. 

Futebol. Uma paixão? Uma religião? Um caos? Um grande amor? Um(a) amante? Um caminho? Um emprego? Um esporte? Ele pode ser tudo isso ao mesmo tempo. Ou nada disso pra quem, apenas, enxerga um monte de gente correndo atrás da bola. Pág. 7

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Oi Flor, adorei seu blog! ;D
    Primeira vez que passo por aqui!
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Um livro interessante para qualquer sexo. Eu entendo algumas regras mais tem outras que eu fico em dúvida e os homens nunca tem paciência para explicar, rs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Há, parece ser bacana esse livro. Poxa, ainda bem que meu pai pelo menos teve paciência de me explicar tudo e ainda me explica até hoje quando eu não entendo UASHUAHSUS mas enfim, ótima resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  4. Ah, esse livro parece ser MUITO bom!
    Eu amo futebol, mesmo, e sei de muitas coisas (mais do que muito homem rs) porque meu pai sempre me explicou tudo direitinho, desde pequena :)
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  5. huhuhu
    Para mim, jogadora e torcedora nata, essa linguagem talvez não fosse tão fácil. Não faço idéia da diferença entre Esporte fino e Passeio completo o.Õ
    Fora isso, parece um livro muito interessante e até mesmo divertido.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  6. adorei!
    não conhecia!
    eu adoro futebol *_* huahua
    mas tem umas coisa que eu não entendo ainda! =x
    hhaa meus irmãos já tentaram me ensinar,mas não rolou!

    ps:mandei seu carro pelo correio hoje!kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Parece ser bacana, bem divertido, pelo menos com sua resenha deixou essa sensação.
    Mas eu odeio futebol haha, acho um puta saco. Tirando copa do mundo, ai eu adoro!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto muito de futebol, nunca me dei bem nos esportes, pra falar a verdade. Mas o livro parece ser bem interessante, principalmente para as garotas que querem jogar futebol
    Bem legal a resenha.

    Beijosss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. OI Glau! Eu não me interesso por futebol. Por mim só existiria Copa do mundo de 4 em quatro anos e estaria de bom tamanho! rsrs

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu não conseguiria ler um livro sobre futebol. HUAHAU Acho chato e só consigo gostar de futebol internacional. HAUHAU
    Adorei a resenha, mesmo!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Hah não conhecia...
    E eu não entendo NADA de futebol...
    Talvez devesse ler pra não passar vergonha né... (paixão nacional)!! E ainda mais pq é direcionado ao publico feminino!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  12. Nossa diferente dá vontade de ler apesar de entender várias regrinhas de futebol.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Hummm!

    Acho que não é muito minha praia!

    Mas fica a dica, apesar de eu já sei o que eu acho essencial: A bola tem que entrar nas traves pra gritar Goooool!
    haushusha
    Não sou fã de futebol! #ProntoFalei

    haushausha

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!!

    ResponderExcluir