Namore um cara que lê

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Em resposta ao post anterior, o Bruno, do Acepipes Escritos, fez a versão dos homens. 


     Namore um cara que se orgulha da biblioteca que tem, ao invés do carro, das roupas ou do penteado. Ele também tem essas coisas, mas sabe que não é isso que vai torná-lo interessante aos seus olhos. Namore um cara que tenha uma pilha de três ou quatro livros na cabeceira e que lembre do nome da professora que o ensinou as primeiras letras.
     Encontre um cara que lê. Não é difícil descobrir: ele é aquele que tem a fala mansa e os olhos inquietos. Ele é aquele que pede, toda vez que vocês saem para passear, para entrar rapidinho na livraria, só para olhar um pouco. Sabe aquele que às vezes fica calado porque sabe que as palavras são importantes demais para serem desperdiçadas? Esse é o que lê.
     Ele é o cara que não tem medo de se sentar sozinho num café, num bar, num restaurante. Mas, se você olhar bem, ele não está sozinho: tem sempre um livro por perto, nem que seja só no pensamento. O rosto pode ser sério, mas ele não morde, não. Sente-se na mesa ao lado, estique o olho para enxergar a capa, sorria de leve. É bem fácil saber sobre o quê conversar.
     Diga algo sobre o Nobel do Vargas Llosa. Fale sobre sobre as novas traduções que andam saindo por aí. Cuidado: certos best-sellers são assunto proibido. Peça uma dica. Pergunte o que ele está lendo –e tenha paciência para escutar, a resposta nunca é assim tão fácil.
     Namore um cara que lê, ele vai entender um pouco melhor seu universo, porque já leu Simone, Clarice e –talvez não admita– sabe de memória uns trechos de Jane Austen. Seja você mesma, você mesmíssima, porque ele sabe que são as complicações, os poréns que fazem uma grande heroína. Um cara que lê enxerga em você todas as personagens de todos os romances
.     Um cara que lê não tem pressa, sabe que as pessoas aprendem com os anos, que qualquer um dos grandes tem parágrafos ruins, que o Saramago começou já velho, que o Calvino melhorou a cada romance, que o Borges pode soar sem sentido e que os russos precisam de paciência.
     Um namorado que lê gosta de muita coisa, mas, na dúvida, é fácil presenteá-lo: livro no aniversário, livro no Natal, livro na Páscoa. E livro no Dia das Crianças, por que não? Um cara que lê nunca abandonará uma pontinha de vontade de ser Mogli, o menino lobo.
     E você também ganhará um ou outro livro de presente. No seu aniversário ou no Dia dos Namorados ou numa terça-feira qualquer. E já fique sabendo que o mais importante não é bem o livro, mas o que ele quis dizer quando escolheu justo esse. Um cara que lê não dá um livro por acaso. E escreve dedicatórias, sempre.
     Entenda que ele precisa de um tempo sozinho, mas não é porque quer fugir de você. Invariavelmente, ele vai voltar –com o coração aquecido– para o seu lado.
     Demonstre seu amor em palavras, palavras escritas, falas pausadas, discursos inflamados. Ou em silêncios cheios de significados; nem todo silêncio é vazio.
     Ele vai se dedicar a transformar sua vida numa história. Deixará post-its com trechos de Tagore no espelho, mandará parágrafos de Saint-Exupéry por SMS. Você poderá, se chegar de mansinho, ouví-lo lendo Neruda baixinho no quarto ao lado. Quem sabe ele recite alguma coisa, meio envergonhado, nos dias especiais. Um cara que lê vai contar aos seus filhos a História Sem Fim e esconder a mão na manga do pijama para imitar o Capitão Gancho.
     Namore um cara que lê porque você merece. Merece um cara que coloque na sua vida aquela beleza singela dos grandes poemas. Se quiser uma companhia superficial, uma coisinha só para quebrar o galho por enquanto, então talvez ele não seja o melhor. Mas se quiser aquela parte do "e eles viveram felizes para sempre", namore um cara que lê.
     Ou, melhor ainda, namore um cara que escreve.

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Owm, EU AMEI isso! HUAShuAHSuHASU mas ô coisa difícil de achar :T Coloquei lá no blog que vi o texto aqui *-* AMEI

    Beijo Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ohh,
    esse eu não conhecia Glaucea!!
    E amei ainda mais ^^
    É seu? é de onde? é brasileiro??

    Poxa, amei, quero um assim!
    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  3. caramba, que incrivel. adorei flor.
    Ta rolando sorteio la no blog. passa la
    beijinhos. Mar
    www.Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Onde acho um assim? hahaha. Adorei o texto, muito lindo. Espero em breve achar meu cara que lê haha!

    Beijos, Bianca
    epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh amei o texto... Merecemos tudo isso... Você vai no evento aqui de CG? bjs

    ResponderExcluir
  6. NOssa adorei muito lindos, os dois na verdade são, amei mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei! *-*
    Preciso de um cara exatamente assim, mas tá difícil de achar, viu? rsrs
    Quem sabe um dia eu consiga, né?

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tão lindo quanto o outro.
    Deu mais vontade ainda de namorar um cara que lê:p

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  9. já estou procurando a séculos!! runf...
    existe mesmo??

    ResponderExcluir
  10. Caraca Glaucea! Achava que não tinha como ser melhor que o outro. Mas gostei ainda mais desse.
    E vou ficar sonhando com um cara que lê. Será que consigo convencer meu namorado? uiHAuiaha

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  11. Nossa que bacana não conhecia esse texto, porém adorei, super fofo :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  12. Ahh!

    Eu quero um! E ponto final!
    Alguém pode me dizer onde eu encontro um assim?
    =/

    Adorei o texto e esse eu não conhecia!

    BJinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  13. Ai que lindo, já tinha me apaixonado pelo namore uma garota que le, e adorei esse também. Mas apesar de meu namorado ler bastante ele não é bem assim não. Mas adorei mesmo.

    Bjss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto, adorei, adorei, adorei.
    Eu sou um cara que lê, mas preguiçoso, leio um monte de livro pela metade.Mais legal ainda, eu sou um cara que escreve, adoro escrever, procuro não ser mais chato do que eu sei que já sou, escrevo pra desabafar, pra seduzir, pra encantar.
    Muito obrigado pelo texto, foi muito inspirador, pq sinceramente, além de as coisas já estarem um pouquinho difíceis,a gente acaba dificultando um pouco mais.
    :-)
    Parabéns, excelente texto, lindo, tocante...e motivador.Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Vish, depois que vi foi escrito pelo Bruno.
    Parabéns pelo texto, Bruno, ficou muito bom.
    Inspirador, mas eu fiquei mais tocado porque pensei que tinha sido escrito pela Glaucea, afinal, vindo de uma mulher fica mais inspirador ainda.
    Está ótimo, excelente texto.

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto. Amei, amei, amei.
    Espero encontrar um cara que lê por aí.
    Parabéns mesmo pelas palavras lindas e inspiradoras.

    Beijos,
    Samyra Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir