O vampiro da internet - Licínia Ramizete

quinta-feira, 11 de agosto de 2011



Autora: Licínia Ramizete
Editora: Fábrica de leitura

A solitária Marília parece ter encontrado um meio de trazer mais ânimo à sua vida:a sala de chats da internet. Ao acessar uma delas, Marília o faz como passatempo, sem grandes expectativas. Mas logo percebe um inusitado frequentador da sala de bate-papo: um vampiro. O amigo virtual que afirma ser um "andarilho das sombras", logo faz Marília passar da descrença à curiosidade e da curiosidade ao medo. O vampiro sabe mais sobre Marília do que ela própria! Agora ela terá que descobrir a verdade sobre si mesma e para isso ela terá de sair do virtual e encarar a realidade. Ela terá de enfrentar o vampiro da internet.





Marília é uma jovem solitária e um dia resolve acessar uma sala de bate papo na internet apenas para passar o tempo. Porém uma conversa chama a sua atenção: um jovem com o nick Vampiro diz ser um vampiro de verdade. Curiosa, Marília decide conversar com o rapaz e fica surpresa ao perceber que ele sabe muitas coisas sobre ela, até mais do que ela própria. Usando vários argumentos e fazendo várias insinuações, o vampiro desperta a curiosidade de Marília e ela se vê cada vez mais envolvida com ele, na busca de descobrir quem ela realmente é.

Por usar o nickname Vampiro, sempre que se refere a ele com outras pessoas, Marília o chama de Vampiro da internet, daí o nome do livro.

O começo do livro é muito interessante e prende bastante a atenção. A narrativa é em terceira pessoa, mas divide espaço com as conversas entre Marília e o Vampiro, que são transcritas em forma de bate papo mesmo. Acontece que do meio pro fim o livro perde o ritmo e fica muito mais do mesmo. Marília entra na sala e faz sempre as mesmas perguntas enquanto o vampiro faz sempre as mesmas insinuações. As coisas não acontecem, a história não se desenvolve e vai ficando um pouco cansativo.

Logo no início do livro fica claro que Marília tem um dom, mas só o vampiro sabe qual é. Ao longo da história ele vai dando algumas pistas e sempre fica aquela curiosidade sobre quem ela é de fato. O suspense feito em cima disso não demora a ser revelado e Marília, com a ajuda do vampiro logo descobre sua verdadeira identidade.
A revelação do mistério é feita de forma um pouco confusa, não entendi muito bem o que ela era e achei a explicação muito surreal. O mesmo acontece com Gustavo (o vampiro). A autora aborda um lado diferente e sinceramente, não vi características vampirescas nele. Pela forma como ele é descrito, poderia muito bem ser outro tipo de ser fantástico.

Do meio pro fim o livro volta a ganhar um pouco mais de ritmo, e com os mistérios já revelados, fica a curiosidade do que virá a seguir. E o que vem é inesperado. Marília sempre se deixou levar pelas conversas de Gustavo e no final ela mostra um grande amadurecimento, tomando atitudes contrárias ao que todos esperavam que ela fizesse. Porém, o desfecho da história é confuso e rápido demais, senti falta de uma explicação um pouco mais detalhada sobre tudo o que aconteceu.

O último capítulo é narrado por Marília, muitos anos depois, contando tudo o que aconteceu, falando sobre a história , contando o que aprendeu com tudo o que passou e como encara a sua nova vida hoje em dia.  E no epilogo ainda tem uma situação nova que deixa o final subentendido.

Não posso deixar de citar o maravilhoso trabalho gráfico que a editora fez. A capa não é tão bonita, mas por dentro o livro é lindo, a diagramação é muito bem feita e todo começo e fim de capítulo é puro capricho. 

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Não sou muito fã de livros de vampiros. Na verdade, não li quase nenhum, já que não gosto ;D HSUASA Não sei o que neles me incomoda...também o fato de que eles bebem sangue? HSUAHSA Ainda assim, muito boa sua resenha (:
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Natália, também não gosto muito de histórias de vampiro. Acabei de terminar meu primeiro livro com a temática, o Insaciável. Mas eu gostei dessa história... acho que vou por na listinha, viu?

    Beijo!
    Nádia

    ResponderExcluir
  3. Não tem como não dizer que a história do livro é curiosa. Pena eu ter tantos livros para ler, então tento nem me interessar por outros.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  4. Me deu uma curiosidadezinha para ler, mas tenho taaaantos na fila! :(
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha visto esse livro. O nome me chamou atenção e história também! Parece bem legal!
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sou mais uma para a lista das que não são muitos fãs de histórias de vampiros. Achei essa curiosa pela mistura com o tema da internet de uma forma inusitada. Não sei bem se me agradou, mas que chama a atenção, chama.

    Beijos,
    Paloma (atravesdaspaginas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. No começo da resenha eu até pensei que seria um livro mega interessante, mas pelo visto é apenas interessante... Mesmo assim fiquei super curiosa...
    A resenha ficou ótima!
    Beijosss
    Bianca,
    Book mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Mesmo você dizendo que se torna cansativo, eu, como louca por vampiros, fiquei com vontade de ler g.g
    Mas sei lá né.. É ler pra ver, HUAHUAHA.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. No começo da resenha eu estava até achando interessante a história mais depois com seus comentários fico meio decepcionada. Mais mesmo assim vou tentar ler o livro. Adoro o tema de vampiros e sobrenaturais.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Nunca vi esse livro, mais só de olhar para a capa, já dá vontade de ler.
    Mas vou deixar para mais tarde, até porque, também fiquei meio decepcionada com alguns comentários da resenha.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  11. Mais um livro de vampiros, really? Eu achei a sinopse interessante e tals, só que sei lá... Já "trolaram" muito as criaturas das trevas ): Mas sua resenha está bem legal!

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante a história bem legal mesmo, pena que vc deu alguns spoleires, mas acredito de tenha mais coisas, mas quem sabe um dia leio?

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie. Tudo bem Glaucea?
    Bem, o livro não me atraiu em nada. Eu bem que sou apaixonada por um livro vampiresco, mas achei (a partir da sua resenha) monótono. Parece que os personagens estão sempre naquilo e não progridem.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  14. Gostei do titulo, mas não conhecia o livro.Mas a lista ta tão grande... rsrs
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  15. Oi Glaucea :)
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa...
    Vou esperar a lista diminuir e quem sabe não dou uma chance pra ele rs
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  16. Oi Glau :)
    Dei um tempo em livros de vampiro hehehe, fiquei cansada!
    Gostei da resenha, mas o livro não me chamou muito a atenção!
    Seus marcadores chegaram, ameeei! Obrigada pela troquinha!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Na minha caixa do correio #14
    Tem nova promoção de marcadores no blog! Participe :) http://migre.me/5rVly
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  17. Apesar dos pontos negativos que citou
    Ainda assim fiquei curiosa a respeito do livro
    E com bastante vontade de ler, para desvendar esses mistérios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Uma pena não ter se desenrolado!
    eu não fiquei muito empolgada com o livro, acho que pela temática =x

    bjs

    ResponderExcluir
  19. hm, pra falar a verdade, não gostei muito da cara inicial do livro. tipo, a primeira vista, não é algo que eu leria. Não só por estar dando um tempo nos romances vampíricos, mas também porque ele não me atraiu em nada, achei a sinopse meio bizarra. sei lá :P

    ResponderExcluir