O Homem-Concha: A casa do penhasco - Jhonny Virgil

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Autor - Jhonny Virgil

A obra se baseia na história de um homem adulto, que apareceu na beira da praia em uma noite de tormenta. Nas costas, ele trazia uma grande concha, na qual se escondia dos perigos do mundo exterior. Acostumado a viver solitário, tudo mudou após ser encontrado por um simpático senhor que o acolheu em seu lar, ensinando-o a falar, comer e se vestir. Com o tempo, encontrou em dois cães uma amizade incondicional, pela qual arriscou a estabilidade do seu mundo perfeito. O homem-concha é um personagem fantástico, simbólico e divertido, que enfrenta as maldades do cotidiano com sua alma pura. O primeiro volume da saga do homem-concha, intitulado A casa do penhasco, é dedicado a contar as primeiras aventuras e desvendar alguns dos mistérios que circundam a história deste personagem ficcional. 


O Homem-Concha foi uma agradável surpresa. Os personagens são uma graça, a história é uma graça, o livro é uma graça. Não esperava muito e acabei me apaixonando pela história.

O Homem-Concha conta a história de um rapaz que sempre viveu no mar e possui uma concha nas costas, até que um dia resolveu viver no mundo exterior. Sem conhecimentos sobre o mundo, o Homem-Concha já era um adulto, mas ainda pode ser considerado uma criança, haja vista que tudo para ele é novo: pessoas, relações, linguagem, tudo. É como se ele tivesse acabado de nascer. E por não conhecer nada e ninguém, ele passa a morar em um canto escondido na praia. Até que um dia, um senhor o encontra e o leva para morar com ele, ensinando algumas coisas da vida civilizada e protegendo-o, já que por ter uma concha não seria bem aceito pela sociedade.

Os primeiros capítulos são um pouco parados, narrando mais a rotina do velho e do Homem-Concha, até que outros personagens são inseridos e acontecem algumas reviravoltas. Não vou me aprofundar muito pra não dar spoilers, mas a história é gostosa de acompanhar. Os capítulos são curtos, o que faz com que ao terminar um você diga: "AH, vou ler só mais um" e quando vê já leu o livro todo (meu caso).

Os personagens não tem nome, são conhecidos apenas por Homem-Concha, o velho e a filha do velho. Apenas os cachorros possuem nomes: Lambida e Alegria. Essa característica pode parecer indiferente, mas fez muita diferença na narração, eu não imagino os personagens com nomes e acredito que se eles os tivessem tiraria um pouco da singularidade de cada um. A narração é em terceira pessoa, o que também é positivo, porque os personagens são diferentes entre si, e se fosse narrado por algum deles perderíamos um pouco das emoções dos outros.

O Homem-Concha é um personagem único, puro, inocente. Ele é diferente das outras pessoas, e entende que tem de se manter afastado, mas não sabe muito bem o porquê. O personagem não tem maldade no coração e suas ações são sempre inocentes. É interessante acompanhar o crescimento do personagem. Durante o livro ele aprende muito com o velho: sobre as pessoas, sobre sentimentos, amizade e sobre o mundo de uma forma geral. É um personagem extremamente cativante, do tipo que te faz sentir o que ele sente e se solidarizar, ficar triste e outras centenas de emoções. Eu me apaixonei pelo personagem e terminei o livro querendo dar um abraço nele.

Outros personagens que merecem destaque são os cachorros, Lambida e Alegria. Quando os cachorros aparecem, o Homem-Concha logo cria uma conexão com eles e uma das cenas mais fofas do livro envolvem os três. O velho é uma espécie de pai, mas eu o achei muito super protetor, que tenta 'criar' o Homem-Concha numa redoma que não é o mundo como ele realmente é. A filha eu gostei até certo ponto, uma atitude no fim do livro me fez pegar raiva dela.

O Homem-Concha é uma história sobre transformação, adaptação,  sobre como temos dificuldade em aceitar o diferente e/ou como o diferente tem dificuldades em se adaptar. O livro fala sobre amizade, amadurecimento e sobre enfrentar dificuldades, tudo de uma forma simples, doce e pura, que nos deixa com um sorriso no rosto por diversas vezes, incluindo o final. O fim inclusive, é uma espécie de outro começo. Não posso afirmar com certeza, mas acredito que vá haver outro volume dessa história e que A Casa do penhasco foi uma introdução.

Quem procura por uma história leve porém envolvente e cativante não pense duas vezes e leia esse livro. Já disse que eu me apaixonei pela história e personagem? Só reforçando.

Há motivos incontáveis neste mundo para se crer que a perfeição é o pior de todos os defeitos”. Pág. 38

Comentários via Facebook

38 comentários:

  1. Deve ser realmente muito bom esse livro, segundo a sua resenha.
    Fiquei até com uma vontade de ler rsrsrs
    Amei a sua resenha.

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas do jeito que você gostou fiquei curiosa!

    Beijos, tem post novo lá no blog =)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro histórias simbólicas como essa parece ser!
    Além de tudo, parece ser bem tocante e reflexiva!
    Gostei e gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. poxa, vi em sua aba de paticipações, um Book tour, de um livro da Amazônia. Me encantei *-*
    Florzinha, são os últimos dias de inscrições abertas para o sorteio do exemplar " A linguagem das flores". Inscreva-se
    Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Glau, eu me apaixonei pelo homem-concha apenas com a sua descrição da personalidade dele! É um livro diferente, que talvez a primeira vista eu não me interessaria, mas olhando bem e lendo os pontos ressaltados por você, parece ser uma leitura bem interessante!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá Glau! Que linda resenha. Você destacou os pontos importantes do livro do Johnny! E escreveu com excelente maestria! Parabéns, linda!! Eu fiquei encantada!! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Linda resenha... Tbm vou ler e resenhar esse livro...
    Parabéns!!!!
    Bjos =***

    ResponderExcluir
  8. Acredito que se eu encontra-se esse livro não interessaria pela a leitura, mas sua resenha me deixou com vontade de ler, parece um daqueles livros de final de semana só para relaxar. ótima resenha. Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia este livro,mas a sinopse e resenha me cativaram!! lindo, fiquei com vontade de ler.
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Glau!
    Não sabia do livro, mas gostei muito.
    Que legal essa história de se adaptar a algo novo, sempre é bom um livro para refletir.
    Deve está bem curiosa já que o final foi assim.
    BJ, linda resenha!

    -Amigas Entre LIvros-

    ResponderExcluir
  11. Que livro original! Parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir
  12. Olá! :D

    Olha, se não fosse pelos seus comentários críticos e bem elaborados acerca do livro, acho que muito leitor ia deixar a obra passar sem ao menos dar uma chance. Talvez eu fizesse isso... não tinha conhecimento da obra, e a capa, por ser simples, não me chamaria tanto a atenção, mas curti o enredo, e acredito que daria a chance a ele. ;)

    Adorei a resenha!!!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde.
    Gostei da resenha e confesso que não conhecia o livro, parabéns.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. O livro tem um pesonagem interessantíssimo, que foi descrito com maestria pela resenhista. Parabéns ao Jhonny e a Resenhista

    ResponderExcluir
  15. Que bela resenha, que nos conduz à historia, sem revelá-la completamente! Só nos desperta a curiosidade. E eu fiquei curiosa, com uma vontade enorme de ler este livro> Parabéns à resenhista e ao autor! Sucesso! Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Que legal, eu não conhecia esse livro e a capa é tão simples que eu nem conseguiria adivinhar do que se trata.
    Estou mesmo precisando de histórias leves.
    Adorei a resenha.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  17. Ainda não tinha ouvido falar neste livro mas achei a resenha muito interessante. Dá vontade de ler o livro, apesar de minha preferência serem os temas românticos.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Glaucea, eu nunca ouvi falar sobre esse livro.
    É tão bom quando uma leitura nos surpreende assim, né? Já fui surpreendida várias vezes por livros que me obriguei a ler num momento de tédio e acabei adorando depois.

    Fiquei curiosa sobre a história, sua resenha me ganhou.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  19. não dava nadinha por ele! haha
    acho que capa+sinopse não me deixaram muito curiosa!
    mas pela sua resenha e empolgação eu daria uma chance! é tão bom quando um livro surpreende!
    bj

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e provavelmente nunca me aproximaria dele se não tivesse lido sua resenha. Mas fiquei muito curiosa com história
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  21. Oi tem novo sorteio lá no blog!
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    Abriu inscrição para o book tour!

    ResponderExcluir
  22. Incrível essa história...
    Meus parabéns ao Autor
    e para a resenhista Glaucea !!!

    ResponderExcluir
  23. Cara Glaucea,

    Gostaria de agradecer pela belíssima resenha de meu livro. Você conseguiu capturar os grandes aspectos da obra e traduzi-los de uma forma encantadora. Sobretudo, senti que você foi sincera, o que me deixa lisonjeado.

    Aproveito para agradecer pelos comentários positivos dos leitores do seu blog. Esclareço que a capa apresenta, no título e na concha, uma película na cor prata, que scanners e máquinas fotográficas têm dificuldade de representar fielmente.

    Quem desejar conhecer a página do livro, pode acessar http://johnnyvirgil.com.br/homemconcha/

    Forte abraço,

    Johnny Virgil

    ResponderExcluir
  24. Nossa, que livro interessante
    Nunca tinha encontrado uma tematica como essa

    Beijos

    Angela Graziela - Pocket Libro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Glau,

    Tem sorteio no meu blog...
    Passa lá...

    palavrasaventureiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Glaucea!
    Ando bem curiosa por ler ese livro no booktour, acho estranho livros que não tem nomes nos personagens.
    Sua resenha está bem feita, parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Resenha realmente bem feita! E este Homem-Concha, que originalidade do autor! Parabéns ao blog pela resenha e ao autor pela criatividade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Acho que se eu visse esse livro na livraria, pela capa, não o compraria. Não é algo que me desagrade, só não chamaria minha atenção. Entretanto, sua resenha fez eu ficar bem curiosa quanto ao Homem Concha. Já gostei dos cachorros, adoro livros assim. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. sua resenha ficou muuito linda, rs. Mais eu não gostei da capa, e se fosse por ela não compraria, mais gostei da sua recomendação sobre ele. Gosto de leituras leves.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, que história diferente. Nunca imaginaria um enredo assim, mas fiquei com certa curiosidade de saber o que acontece, embora não espere muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Parece ser bem fofinha a história! Eu quero, me empresta? kkkk brinks!
    Achei a capa simples e linda!
    Amei a resenha!
    Beijosss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Não sei se leria, mas o fato de as personagens não terem nomes sempre me chama a atenção!

    beijo

    ResponderExcluir
  33. Oie Glaucea, vc como sempre escrevendo belas resenha, deu para sentir que o livro é cativante.
    Diferente do que eu estou acostumada a ler, mas ao que parece vale muito a pena.

    Valeu pela dica, Beijão

    Amanda

    ResponderExcluir
  34. Oi Glau :)
    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas sua resenha me cativou!
    Ficou linda e sincera! É um livro diferente dos que eu leio, mas percebi que vale muuito a pena! A temática do livro é extremamente interessante!
    Com certeza já entrou para minha lista hehehe :)
    Parabéns pela resenha!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Especial Halloween
    Passa lá!
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  35. Nossa nunca ouvi falar desse livro e confesso que se não fosse pela sua resenha nunca daria a minima atenção para ele. Sem dúvida vou procurar saber mais. Ótima critica :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Vc me envou este livro e eu já estou lendo!
    Estou me encantando com a estória, é simples mas cheia de segnificados e mensagens! Logo terei resenha no blog!! bjinhs

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Nunca tinha ouvido falar desse livro, achei a capa super simples, mas a resenha envolvente!!! Amei a resenha, parabéns viu, porque vc conseguiu passar tudo que vc sentiu ao ler o livro.

    Beijo grande

    ResponderExcluir