Amazônia - Um caminho para o sonho - M.C. Jacknkee

sábado, 10 de dezembro de 2011

Autora: M.C. Jacknkee

Em "Amazônia- um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.



Amazônia - um caminho para o sonho nos apresenta a um grupo de amigos: Ana Carolina, Rafaela, Camila, Joana e Daniel; que são de Ascurra mas partem em uma viagem pelo norte do país, cada um com seu objetivo e com personalidades bem diferentes. Chegando lá se deparam com um modo de vida diferente e também com uma cultura riquíssima, cheia de lendas e peculiaridades.

Eu adoro conhecer novas culturas, modos de vida, essas coisas. E o que eu achei meio engraçado é que sempre me interesso por livros que tem cidades estrangeiras como pano de fundo (Itália principalmente), mas nunca me preocupei muito em conhecer a cultura do nosso país, que é tão rica e tão diferente em cada estado. O primeiro ponto positivo que eu posso citar nesse livro é esse: o livro me despertou um interesse maior em conhecer a cultura dos outros estados do Brasil, bem como em conhecer a própria Amazônia.

Marli narra uma história que mistura conhecimento com diversão, porque temos a história dos cinco amigos se desenvolvendo ao mesmo tempo em que somos apresentados a Amazônia e a região norte como um todo. Isso faz com que o livro seja muito enriquecedor sem ser maçante ou pesado. Eu li algumas resenhas em que as pessoas reclamavam por ter muitos fatos históricos, mas na própria sinopse já diz: 'É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.' E eu acredito que esse é o resumo perfeito. As informações não estão jogadas no texto, estão inseridas dentro de um contexto que faz todo sentido na trama. 

'- Nossa! - exclamou Joana. - Que caminho mais lindo! Tenho a sensação de estar dentro da floresta!
- E você está - confirmou seu tio. - Manaus está!' Pág. 40

É muito interessante acompanhar as histórias e o desenvolvimento de todos os personagens. Quando partiram pra Amazônia, cada um tinha seu próprio motivo, e é bacana ver a forma como as cidades, histórias e pessoas que encontram pelo caminho influenciam as vidas e objetivos de cada um. É bacana acompanhar também o desenvolvimento do romance entre Daniel e Rafaela,  porque é um romance que vai se desenvolvendo e te deixa na expectativa, que aliás dura até o fim do livro. 

Amazônia - um caminho para o sonho é uma viagem. A autora usou uma riqueza de detalhes que nos faz imaginar cada cena como se estivéssemos lá também. É um passeio pela Amazônia com direito a guia turístico, que no caso é a autora. Além de todas as histórias, a autora nos apresenta também algumas lendas, curiosidades e informações culturais. Adorei conhecer mais sobre a festa de Parintins e sobre Fordlândia, que eu nuca tinha ouvido falar e achei muito interessante.

A palavra que melhor resume o livro é 'rico'. Rico em cultura, informação, aventura, romance, sonhos e realizações. Um livro que alia Conhecimento e entretenimento.
Se você gosta de conhecer novas culturas, Amazônia está recomendadíssimo. Garanto que ao terminar você vai querer botar uma mochila nas costas e conhecer a Amazônia.

'Entre viajante e turista havia muita diferença para ele. O viajante percorria as cidades e estava sempre atento ao conhecimento, tentando ao máximo fazer parte da vida diária de um povo, já o turista só ficava com a máquina fotográfica na mão , fazendo cara de tolo e comparando estilo de vida.' Pág. 177

PS: Aproveite a promoção e compre o livro AQUI

Comentários via Facebook

40 comentários:

  1. Nossa que legal sua resenha. Esse livro parece ótimo. Só não gostei muito da capa, mas deve ser bem relacionada com o tema do livro.
    Blog ótimo como sempre, meus parabéns.

    Beeijão :*

    Academia de Leitura,
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Glaucea, que resenha bem argumentada...fiquei maravilhada com tuas palavras...obrigada por ler meu livro. Um beijo com todo meu carinho.

    ResponderExcluir
  3. Bem a capa é a unica coisa que não me atraiu muito, mas a história é bem interessante e sua resenha é ótima.
    Beijooos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, as vezes nos esquecemos de nosso país e sempre lemos algo de outra país :/
    Esse livro parece muito legal, adoro quando o autor escreve as cenas com um detalhismo tão bem elaborado, que não se torna cansativo e que nos faz ver a cena com perfeição.
    Agora fiquei super curiosa pelo livro *.*
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  5. Oi, esse livro é realmente muito bom. ;D

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Glaucea,

    Eu sou suspeito para falar sobre o esse lindo livro e a autora, gostei muito da sua resenha, parabéns.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei sua resenha! Parece ser muito bom o livro!
    Vc já me enviou? Pois eu ganhei este livro numa promoção e já está chegando, aí vc poderia enviar direto para a Mirela a próxima do book tour!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha e fiquei mais curiosa para conhecer a história completa.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  9. Glaucea!
    A resenha é fidedigna com os fatos ocorridos no livro e o melhor de tudo foi que ele despertou sua vontade em conhecer os estados e suas culturas desse nosso imenso país.
    Muito bom!
    Bom final de semana!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso livro... Li e tbm adorei mto...
    A Marli realmente sabe como trabalhar a linguagem de uma forma sutil e super interessante.
    Ótima resenha, Glau...
    Parabéns =D

    ResponderExcluir
  11. Um excelênte resenha!!! Para um livro veneravelmente espetacular!!! Fazia tempo que eu não li uma resenha tão bem arquitetada!!!

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://www.umaviagemaofuturo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Cultura e entretenimento é uma combinação que me agrada bastante. Felizmente, Jah tenho esse livro em mãos e em breve começarei a lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. aah, que legal!
    Eu adoro histórias sobre personagens que caem na estrada, ainda mais se for na Amazonia que deve ser mesmo cheia de culturas diferentes e coisas novas.

    Adorei a resenha!

    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha! *-*
    Já li outras e nenhuma delas me fez ter um interesse sobre o livro sabe?
    E nas outras resenhas que eu li, nenhuma delas falava que o livro era tão rico em cultura. Agora sim eu to morrendo de vontade de ler. ;D

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!
    Passando apenas para divulgar o novo projeto de resenhas literárias, o O Leitor: http://oleitor2.blogspot.com/

    Se puder participar, agradeço.
    Obrigada

    Pamela

    ResponderExcluir
  16. Olá, como vai?
    Uma resenha muito boa
    Mas infelizmente este livro não faz meu gênero

    Beijos e bom final de semana
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante amiga!
    Bom domingo!!

    Carla

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Ótima sua resenha e, embora esse livro não faça meu gênero, eu gostei muito da história e acho a nossa Amazônia muito linda.

    Beijos!

    Caah Oliveira, Open Mind
    (www.openmindbook.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  19. Ao ver o título achei que não fosse me interessar pelo o livro, mas ao terminar de ler sua resenha me interessei. Acho a floresta muito linda e seria muito legal conhecer mais um pouco dela lendo uma história que tem como fundo a nossa beleza natural.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Juro que fiquei curiosa demais, mesmo não sendo o tipo de livro que venho LENDO *_*

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Glaucea!
    Gostei muito da resenha e tenho que concordar com você, eu também me interesso bastante por cidades estrangeiras (Países, principalmente a França, e não me lembro de ter lido um livro sobre a cultura brasileira (sem contar no colégio). Realmente temos que ler mais sobre a nossa cultura, que é riquíssima por sinal.

    Beijão -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  22. Oi Glau!
    Já li esse livro, mas não achei tudo isso não, acho que teve um excesso de informação, mas a base é bem interessante.
    A Marli disse que vai continuar a série, então estou esperando pelo próximo pra ver se tiro essa primeira impressão :)
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro, mas ele parece ser interessante.
    Não fiquei morrendo de vontade de ler, tem alguns livros antes, mas se tivesse oportunidade, com certeza leria!

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  24. Sua resenha ficou muito boa! *-* Mas o livro não chamou muito minha atenção. Gostei da resenha, mas a sinopse me cansou um pouco, muita informação geográfica em poucas linhas. Mas como você disse que é rico em cultura e informação, parece ser até legal. ^^

    Bjuu'
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Glau! Quando bati o olho neste livro, fiquei curiosíssima para saber do que se tratava. Tinha lido uma ou duas resenhas, mas a sua foi realmente bem recheada com aquilo que eu queria saber do livro! Uma das coisas que você apresentou, que me interessou bastante, foi em relação a cultura, já que é um estado pouco desbravado e "divulgado"

    Ótima resenha, como sempre!

    Beijos!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Glau!
    Nunca havia ouvido falar desse livro, mas pela sua resenha parece ser muito bom!
    Acho tão legal livros que mostram um pouco mais da cultura do nosso país! Sua resenha ficou super completa, adorei :) Parabéns!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo: Resenha – A Mecânica do Coração. Passa lá!
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  27. Fiquei beeem curiosa. Eu até daria uma chance se tivesse oportunidade! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  28. Pela capa e pelo título, não daria muito pelo livro. Mas pela resenha pude ver que é uma história interessante, com detalhes do Brasil, que eu adoro. De vez em quando procuro algo nesse estilo para ler, vou pôr esse na lista ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Achei bem diferente esse livro, ainda o plano de fundo. Eu sempre leio livro que o plano de fundo são as grandes cidades tipo NY, me interessei por ele.

    ps: tá rolando sorteio no blog querida!

    ResponderExcluir
  30. Conheci o livro hoje, em outro blog..Deve ser ótimo além de ter o prazer da leitura ter esse adicional tão rico e a Amazônia tem tudo isso..

    E quem nunca quis passar uns dias no coração do Brasil..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  31. Confesso que ainda não tinha tido interesse no livro, mas sua resenha conseguiu despertá-lo em mim. Não sabia que a história era tão rica e também adoro conhecer outras culturas. Deve ser uma aventura muito bacana e interessante. Sem falar que sou apaixonada pela Amazônia. *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia esse livro, mas apesar de a capa não ser muito... cativante.. gostei bastante da sua resenha! :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  33. Não gosto da capa do livro e não me interesso pela cultura brasileira, mesmo eu morando sempre no Brasil... Acho que meu pai gostaria mais do livro, porque ele já foi enviado para lá para trabalhar, por ser militar... Aliás, eu até que gosto de conhecer certas culturas brasileiras, mas elas tem que ter algo forte para me atrair... :(
    A sua resenha está ótima e parabéns por ela! Fico feliz que tenha gostado do livro! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Glau você ganhou o livro autografado 'Abascanto - A Sombra dos Caidos'!!!! Parabéns, mandei um email pra você.
    Para conferir o post:http://vendesecadeiras.blogspot.com/2011/12/resultado-da-promocao-livro-autografado.html

    Beijos,
    Querida!

    ResponderExcluir
  35. Hm...
    esse realmente não faz o estilo de livro que estou acostumada a ler... Nunca me interesso mt por coisas 'da natureza'.. sei lá... é estranho pq gosto e tal, mas nunca li!
    Mas vc falou bem então acho que deve ser bom sim!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  36. Adorei sua resenha!
    Esse livro parece ser bom, mas não faz meu estilo.

    Obrigada por seguir o Sook!
    Seguindo aqui também.
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Nossa, se eu visse essa capa em uma livraria, ia pensar de tudo, menos que é um livro literário, mas parece ser bem interessante, a parte boa é conhecer um pouco mais sobre o nosso país.

    Bjsss
    http://www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Não conhecia Glaucea...
    Não sei se é um tipo de leitura que eu vá curti, mas vc me fez querer ler quando mencionou: "sempre me interesso por livros que tem cidades estrangeiras como pano de fundo (Itália principalmente), mas nunca me preocupei muito em conhecer a cultura do nosso país, que é tão rica e tão diferente em cada estado."
    E essa é a mais pura verdade. Para que dedicar tanto tempo e livros conhecendo a cultura de outros países quando a nossa é tão rica e bonita? Você em convenceu a partir daí.
    Gostei da sua resenha. Espero poder ler o livro um dia, em breve...

    Beijos

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  39. Demaaaaaaais!!!Andei observando que vc tem comentado bastante no meu blog Exercite sua mente: http://exercitesuamente.blogspot.com/
    OBRIGADA POR COMENTAR, dê uma conferida lá hoje, há novidades literárias muito interesantes : PRINCIPALMENTE SOBRE O LIVRO SILÊNCIO (SÉRIE HUSH, HUSH)
    Bjs,
    Myrla

    ResponderExcluir
  40. Li uma resenha sobreo livro e fiquei mto curiosa, adorei a resneha tb bjs Pri

    Pri e Os Livros

    ResponderExcluir