As adaptações de livros concorrentes ao Oscar

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Amanhã é a cerimônia de premiação do Oscar. Vários livros são adaptados ao cinema todos os anos, e alguns deles estão concorrendo a estatueta. Existe até uma categoria chamada Roteiro Adaptado, que são exclusivas para filmes que são adaptações, não necessariamente de livros, podem ser de peças, musicais, mas a grande maioria são de livros. Os filmes indicados ao Oscar 2013 que foram adaptados de livros são:


As aventuras de Pi Pi Patel é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando em uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker. (Editora Nova Fronteira)

As aventuras de Pi concorre ao Oscar nas categorias: melhor filme, diretor, edição, trilha sonora original, canção original, edição de som, mixagem de som, efeitos especiais, roteiro adaptado, fotografia e direção de Arte. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Argo - Em 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 52 reféns. Seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele cria um plano muito arriscado. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã para encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. (Editora Intrínseca)

Argo concorre nas categorias: Melhor filme, roteiro adaptado, mixagem de som, edição de som, trilha sonora original, edição e  ator coadjuvante.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Lado bom da vidaPor conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany, uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros. (Editora Intrínseca)

O lado bom da vida concorre nas categorias de: Melhor filme, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, diretor, edição e roteiro adaptado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lincoln - Uma detalhada biografia política de um dos mais emblemáticos Presidentes Norte-Americanos. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão. Com coragem moral e força para obter sucesso, suas escolhas nesse período crucial mudam o destino das gerações que estão por vir. (Editora Record)

Lincoln concorre nas categorias: Melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, figurino, edição, trilha sonora original, mixagem de som, roteiro adaptado, fotografia e direção de arte.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os MiseráveisA história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert.

Os Miseráveis concorre nas categorias: Direção de arte, mixagem de som, canção original, maquiagem, figurino, ator e atriz coadjuvante.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Hobbit - Uma jornada inesperada - Bilbo Bolseiro vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento, que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum e seu precioso anel. (Editora Martins Fontes)

O Hobbit concorre nas categorias: Direção de arte, efeitos especiais e maquiagem.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Anna KareninaSéculo XIX. Anna Karenina é casada com Alexei Karenin, um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky, que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles.

Anna Karenina concorre nas categorias: Fotografia, direção de arte, figurino e trilha sonora original.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
HitchcockBaseado no livro de mesmo nome, o filme vai mostrar como foram os bastidores do clássico Psicose, de Alfred Hitchcock. Na época, mesmo estando no auge de sua carreira, o cineasta não conseguiu apoio para realizar a obra porque os estúdios não queriam investir no gênero. O resultado foi uma produção - praticamente - independente, de baixo orçamento, rodada em preto e branco, que se tornou uma referência no cinema mundial. (Editora Intrínseca)

Hitckcock concorre na categoria maquiagem.



Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Os livros são muito bons (exceto Hitchcok e Licoln que ainda não li para julgar), bons de verdade, principalmente Argo e A Vida de Pi.

    Dos filmes, todos são bons (exceto Hitchcok que ainda não assisti). O Lado Bom da Vida é bom, O Hobbit é bom, Argo é ótimo.

    Baixei Anna Karenina pra assistir em casa numa qualidade perfeita e acho que isso me fez gostar ainda mais do filme, recomendo.

    =)

    Elder Ferreira, http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Glau!
    Ótimos filmes, sairão praticamente de uma vez né?
    Quero muito assistir: As aventuras de Pi, O lado bom da vida e Os miseráveis.

    Saudades do seu blog ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Glau! Eu gosto muito de ver este entrosamento do cinema e da literatura, é muito bom pois acaba levando mais pessoas a buscarem os livros, pois os filmes são apenas um nuance de toda uma história.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. É triste que eu só assisti O Lado Bom da Vida e nunca li nenhum desses livros. :~

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  5. Eu já li e assisti O Hobbit, e já vi As Aventuras de Pi - e estou morrendo de vontade de ler o livro, e também com vontade de ler e ver O Lado Bom Da Vida!
    Gostei muito do blog! Beijos!
    http://lighting-moon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir