O menino que colecionava sonhos - Darlan Hayek Soares

terça-feira, 30 de julho de 2013

Autor: Darlan Hayek Soares
Editora: Lih

O Menino que Colecionava Sonhos conta a história de Antony, um garoto de oito anos, pobre, que sofre com o alcoolismo da mãe, Sophia, e a humilhação dos colegas de escola. Amigos ele só tem um, Tommy, um garoto que assim como ele sonha em ser feliz. Antony não tem brinquedos e nem perspectivas, mas ele tem um ótimo coração e a pureza que só as crianças têm. A mãe um dia lhe disse que ele não deveria se preocupar em realizar seus sonhos e sim ajudar as outras pessoas a realizarem os seus. E por que não? Antony descobre que ajudar aos outros pode ser muito mais divertido que ele pensara, e descobre que ver as pessoas felizes é a melhor maneira de sentir-se feliz. 

Sabe aquele livro que você não dá nada por ele e acaba se surpreendendo? Esse é um deles. Um livro com uma história simples porém encantadora.

Antony é um menino pobre e com uma vida difícil, mas que tem vários sonhos, entre eles, ter vários livros. Pela condição social, Antony já sofreu várias humilhações na escola. Tommy é seu único amigo. Um dia recebe um conselho da mãe: que ao invés de se preocupar em realizar os seus sonhos, deveria ajudar as pessoas a realizaram os delas. E assim ele faz. Antony parte junto com o amigo em busca de sonhos de outras pessoas. Em um caderno, ele anota os sonhos e as formas de realiza-los. 

O livro me lembrou um pouco o filme Corrente do bem, não a história em si, mas o conceito de ajudar o próximo e também pelo fato do protagonista ser uma criança. O livro mostra como é importante não focar apenas na nossa felicidade, e que quando ajudamos os outros, também nos ajudamos. 

Antony é um menino muito cativante. Apesar de ser pobre ele não é do tipo sofredor que fica reclamando da vida. Ele é um menino cheio de sonhos e que batalha por eles, mas que também um grande coração e amizade com Tommy é muito linda. Os dois são personagens inocentes e as situações pela quais passam são descritas pelos olhos puros de crianças. E ver esse ponto de vista é muito interessante. Coisas que achamos complicadas ou maior do que de fato são, vemos pelo ponto de vista infantil, onde parece que tudo pode ser resolvido.

O livro não é perfeito, claro. Algumas partes eu achei muito repetitivas, mas no geral, os pontos positivos foram maioria. O menino que colecionava sonhos é um bom livro com uma história emocionante. 

É um livro de leitura rápida e que te deixa com uma sensação boa no fim da leitura, um sorriso e uma vontade de começar um caderno de sonhos também. Aliás, no fim do livro, o autor deixou um espaço para que o leitor faça o seu próprio caderno de sonhos. Muito bacana e altamente recomendado.

- Eu queria ter muitos livros!
- Você terá meu filho, na hora certa você terá; mas não preocupe-se tanto com você, preocupe-se com os outros. Nunca tenha tantas esperanças, assim você evita se decepcionar. Quando você ajuda as outras pessoas, você as faz feliz, e fica feliz também, agora, se você se concentrar nos seus próprios desejos, você pode se machucar quando não conseguir o que quer. (pág. 11 e 12) 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário