Os Adoráveis - Sarra Manning

domingo, 13 de outubro de 2013


Autora: Sara Manning
Editora: Novo Conceito

Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida”. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.

Desculpem o trocadilho tosco, mas Os Adoráveis é um livro adorável.

Jeane é uma garota estranha, com um estilo próprio e que não se importa em ser diferente nem faz questão de se misturar com as pessoas 'normais' ou populares. Michael é o oposto de Jeane. Um garoto bonito, cobiçado pelas garotas da escola e que usa roupas de marca.

Jeane é dona do blog Adorkable, um blog sobre estilo de vida, mais especificamente sobre o seu estilo de vida, que sempre compra roupas em brechos, pinta os cabelos de cores estranhas e essas coisas.

A personagem é bem construída e eu adoro gente estranha, porque também sou meio estranha. Ela tem opiniões fortes e faz questão de deixar claro o seu ponto de vista. Não faz questão de se misturar com as pessoas da escolas. É uma personagem que não se importa com a opinião dos outros e acha que o importante é ser quem você é. Em alguns pontos ela chega a ser chata, porque tudo bem ter a sua opinião e defendê-la, mas tem que ter um certo limite no modo como as coisas são colocadas.

Em determinado momento, como a própria sinopse diz, ela e Michael acabam se envolvendo. Essa é a parte contraditória, porque por ser uma pessoa que acha que o importante é fazer o que quer independente da opinião alheia, ela não quer que ninguém saiba do 'romance' dos dois justamente por causa dessas opiniões. Já Michael não quer que ninguém saiba porque Jeane é um odiada por várias pessoas, além de não ser bonita e ele é do tipo que se preocupa com a opinião alheia.

Em um ponto do livro, a Jeane faz uma palestra sobre o estilo de vida Adorkable, e eu achei muito bacana os ideais e também que muita coisa se encaixa no momento atual em nosso contexto Brasil. Claro que a ideia não era essa, mas o Adorkable é muito parecido com várias coisas que vimos há pouco tempo atrás nas manifestações pelo país. Não cabe aqui discutir sobre as manifestações, mas achei que a ideia é parecida, só que no caso de Jeane, trata-se de buscar isso como estilo de vida.


"O ethis central por trás do Adorkable é realmente sobre a comemoração de uma cultura adolescente que não tenha sido criada por grandes corporações, para que eles não possam nos vender um monte de porcarias das quais não precisamos e as quais não queremos.
... Nós não queremos sua moda passageira de confecções com condições de trabalho sub humanas, nós vamos aprender a fazer nossas próprias roupas.
Mas  mais do que tudo, não queremos os futuros pequenos e miseráveis que o governo e nossos pais têm desenhado para nós. Nós vamos viver nossos próprios sonhos."
Pág. 266 e 267


Eu diria então que todos ou muitos de nós desejamos ser um pouco Adorkables também. Os ideias dos dorks não são o pensamento da maioria das pessoas de nossa geração?

Claro que o livro tem alguns clichês e dramas adolescentes, mas de um forma geral é muito bacana. No fim do livro acontecem algumas coisas que eu achei um pouco sem sentido tendo em vista a personalidade que a personagem demonstrou ao longo da história, mas depois tiveram outras mudanças e tudo se encaixou em um contexto bacana, que deixa uma reflexão de que as vezes tomamos algumas atitudes que achamos ser as certas, mas que nem por isso nos fazem felizes e nunca é tarde para buscar essa felicidade.

O mais bacana do livro é que ele traz uma crítica social, sobre como deixamos de fazer muitas coisas para tentarmos nos enquadrar na sociedade, sobre como é importante ser a gente mesmo e correr atrás do que se deseja e várias outras coisas. E tudo isso sem ser pesado e com várias partes de humor. Super indico o livro.

"Adorkable dá voz a quem está sentado em seu quarto ou pelos cantos, ou que está tentado arduamente se ajustar. Mas, adivinhem? Vocês não tem que se ajustar. Vocês não precisam ser ninguém além de quem vocês realmente querem ser. Algumas vezes, nós nos esquecemos de que não há lei que diz que é preciso ser o que os outros esperam que venhamos a ser". Pág. 380.
 

 

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Olá.
    Ótima resenha. Eu só vi boas resenhas sobre esse livro, mas eu ainda não consigo ter vontade de ler. O problema é essa capa, não consigo UAHSUAHSUAA Mas enfim, parece ter uma trama bacana e tudo mais. Quem sabe um dia :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse livro e fiquei com vontade de ler, vi nos lançamentos. Mas não sou adepta a clichês não, não curto essas coisas.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Glaucea! Estou ansiosa para ler Os Adoráveis! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Ai, eu estou muito curiosa para ler este livro, ele parece ser muito bom.
    Adoreii essa capa, muito legal.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  5. Quando o livro possuem clichês bem construídos, vale a pena ser lido. Achei a história interessante... não conhecia, mas gostei de saber mais. :D

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Glaucea,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e espero gostar também...bela resenha...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como eu já comentei ali em cima, estou aqui pra te deixar uma novidade:
    Gosta de livros? E de muitos?
    Estou sorteando DEZ livros em ritmo de Halloween, voc poder levar todos para casa.
    Participe!
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  8. Eu amooooooo esse livro, nossa, li em um dia, e fiquei triste quando eu terminei haha
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não diria que seu trocadilho é tosco, até porque a opinião tem sido unânime até então e várias vezes isso foi dito (kkkk). O que reforça a ideia de ser um livro bacana.
    Deixando isso de lado, eu particularmente não tinha muito interesse no livro, até porque não é um gênero que costuma me agradar, porém aparentemente o livro possui situações diferentes e que podem fazer a diferença. Não iria ler, mas como acabei recebendo, vou tentar a leitura o quanto antes e espero gostar como todos têm gostado.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com vontade de lê-lo. Ele parece ser apropriado para ler depois de alguma outra leitura.Uma leitura para nos tirar da ressaca literária.

    ResponderExcluir