Toda Poesia - Paulo Leminski

sábado, 26 de outubro de 2013

Autor: Paulo Leminski
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 421

Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia do Ocidente e do Oriente, por outro parecia comprazer -se em mostrar um à vontade que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos.

Este volume percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia. Livros hoje clássicos como Distraídos venceremos e La vie en close, além de raridades como Quarenta clics em Curitiba e versos já fora de catálogo estão agora novamente à disposição dos leitores, com inédito apuro editorial.


“Fazia Tempo que eu não me sentia tão sentimental”. Pág. 239

Não poderia começar de outra maneira que não citando uma poesia do próprio Paulo Leminski. O livro Toda Poesia traz toda a obra publicada do autor e como toda poesia, transborda sentimentalismo e sensibilidade.

É difícil falar sobre um livro de poesia, já que não existe um arco narrativo e alguns versos podem encantar mais do que outros. Conhecia Leminski apenas de nome e ao terminar a leitura meu primeiro pensamento foi: “Por que eu não li antes?”. Todos devem ler a obra do poeta, mesmo quem tem um pé atrás com a poesiavai se encantar com a profundidade e ao mesmo tempo simplicidade com que o autor escreve suas rimas.

Frases curtas carregadas de sentido e sentimentos. Leminski não utiliza frases de efeito, grandes poemas ou escrita formal. Os versos falam sobre a vida, amor, poesia, sofrimento e humor. Sentimentos presentes em todos.  Alguns versos são curtos e ‘jogados na nossa cara’ pela rapidez com que se lê, mas de alguma forma são absorvidos pela alma. Do tipo que quando se termina a leitura ainda é possível ficar algum tempo pensando e repensando os versos.

Leminski trabalha com as palavras de forma que cada um pode tirar sua interpretação das frases. Provavelmente e quase certamente a minha não é a mesma que o autor pensou quando escreveu, nem a de outra pessoa que possa ter lido. Assim como provavelmente o que eu li agora não vai me afetar da mesma maneira daqui a um tempo.

O livro é de leitura rápida, dá para se ler em uma tarde. Mas por favor, não leiam em uma tarde. O livro a ser apreciado e degustado em pequenas doses. E não necessariamente na ordem. Por que não abrir em uma página qualquer e ler um verso?Com certeza essa poesia vai se encaixar em algum momento da nossa vida.

‘Toda Poesia’ é um livro atemporal. Pode-se ler dez vezes e em cada uma haverá uma coisa nova a ser absorvida e fazendo sentido diferente.

Outro ponto que merece destaque é o ótimo trabalho de diagramação feito pela editora. Alguns versos apresentam uma espécie de brincadeira com as palavras, que são misturadas de modo a formar imagens. Não sei se isso foi pensado e escrito pelo autor e replicado pela editora, de qualquer modo é um trabalho muito interessante, inclusive para a leitura, que não fica cansativa em nenhum momento.

‘Toda Poesia’ deveria ser leitura obrigatória, para amantes do gênero ou não. Leminski é mestre em colocar um pouco de si nas palavras ao mesmo tempo em que dá margem para que também nos coloquemos. É um livro para se ter sempre por perto.


"isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é
ainda vai nos levar além" Pág. 228

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. morro de vontade de ler esse livro.
    Li vários poemas do autor, mas de forma isolada. Acredito que tendo um livro em mãos a experiência seja diferente!
    parece ser realmente incrível!
    vc viu que saiu um outro dele da mesma coleção!?

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Glaucea!
    Os poemas do autor são bem interessantes, já li alguns.
    Parabéns pela resenha.

    O brigada por visitar o blog, trouxe alegria ao meu coração!
    Tenha um final de semana tranquilo, cheio de luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    " A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. "(Joseph Addison)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Glaucea. Não sou muito fã de poesias, mas fiquei interessada pelo contexto do livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Glaucea! Não sou de ler poesias, mas se pegar um livro do gênero vou considerar este, já que sua resenha me deixou bem curiosa. Bom domingo

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Não sou uma amante do gênero, mas este é um livro que eu adoraria carregar na bolsa e me deliciar em vários momentos do dia com as poesias carregas de sentimentos deste grande autor. Leminski é puro sentimento!

    Ótima resenha. Me deixou doida para comprar o livro. Hahah!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Assim como você, ainda não tinha lido Leminski.
    é tipo um colírio para os nossos olhos, um sol num dia chuvoso e uma leve brisa a roçar em nossa pele num dia quente.
    É encantador, divino. Um livro pra ficar marcado pra sempre

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Glaucea ;)
    Eu confesso que nunca li um livro de poesia e nem nunca tive muita vontade (apesar de gostar), mas depois da sua resenha tão empolgada e cheia de elogios ao Paulo Leminski eu fiquei definitivamente curiosa!
    Com certeza será uma leitura futura, realmente ler um livro de poesia é certeza de que alguns poemas vão encantar mais do que outros, mas me pareceu que mesmo os que não encantaram tanto valeram a pena neh? Dica anotada! ^^

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Não sou muito fã desse tema , não sei se leria .
    Mas adorei a resenha !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Desde que o livro foi lançado já li inúmeras críticas positivas, por isso já tinha interesse em lê-lo. Porém esse interesse se intensificou quando pesquisei sobre a vida do Leminski para a elaboração de uma homenagem a ele o blog. Conhecer a vida dele só me deixou mais instigado.
    Como você disse, poesia deve ser apreciada calmamente, por isso espero adquirir o exemplar e finalmente conhecer a obra desse grande poeta brasileiro - um poeta que conseguiu desbancar "50 Tons" da lista de mais vendidos quando esse era o maior fenômeno editorial. Quem diria!

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  10. Valeu pela dica, prometo não ler em uma tarde tá bem?! Hehehe.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Glaucea, eu não sou a maior fã de poesia, mas já li alguma coisa e não tenho nenhum bloqueio também. Acho que todas elas têm esse aspecto de dar a cada leitor uma interpretação diferente, e isso é o que há de mais bonito. Nunca li nada do Paulo Leminski, mas fiquei animada com essa resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Glaucea,

    Não sou muito fã, mas gostaria de ler, parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir