12 livros para ler em 2015

domingo, 11 de janeiro de 2015

Já estamos quase no meio de janeiro, mas nunca é tarde para traçar metas de leitura hehe. Escolhi 12 porque dessa forma fica sendo como um para cada mês e os livros escolhidos foram os que eu tenho há algum tempo na estante e que quando comprei queria muito ler, mas por algum motivo acabei não lendo. Sem ordem definida, são eles:

Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída... 
O livro conta a história da então adolescente Christiane, que é alemã e se envolveu com drogas ainda na adolescência e para sustentar o vício passou a se prostituir. É uma história real e surgiu a partir de uma entrevista que a menina deu para dois jornalistas em 1978, quando respondia a um processo por tráfico e consumo de drogas. Foi relançado em 2014 com uma capa nova, mas a que eu tenho é a da foto.

Sinopse: A obra em questão originou-se do próprio interesse de Christiane F. em romper o silêncio e relatar seu depoimento aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck sobre a questão dos tóxicos entre os adolescentes. O livro tem início com o texto do processo (Berlim, 1978) em que Christiane, colegial, menor de idade, é acusada de consumir, de maneira contínua, substâncias e misturas químicas proibidas por lei. Foi acusada também de ter-se entregado à prostituição, com o propósito de juntar dinheiro suficiente para comprar drogas. Após tudo isso, sua família se desestruturou; o pai ficou desempregado, a mãe pediu o divórcio, e o inferno instalou-se no seio da família. Christiane era surrada sempre e o lar, por ter-se transformado num ambiente hostil, fez com que ela procurasse as ruas. O livro intercala o depoimento de Christiane com o de sua mãe, de policiais que tiveram contato com a menina, e de psicólogos. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Três Metros acima do céu - Federico Moccia
Comprei a continuação (Sou louco por você) sem saber que era continuação =/ Então, tenho que ler esse antes, que eu já queria ler há um tempo mesmo e não sei porque ainda não fiz isso. Já foi lançado um filme baseado no livro inclusive. Só que a continuação foi lançada por outra editora e o padrão de capas é totalmente diferente, inclusive o tamanho =(


Sinopse: A paixão do mais improvável dos casais, Babi, uma patricinha de Roma, e Step, um motoqueiro bad boy, é a trama de Três Metros Acima do Céu. Para viver o primeiro amor com toda sua intensidade, os protagonistas tentam se modificar, enquanto enfrentam a oposição da família da menina, o estranhamento dos amigos, as dificuldades de acertar o próprio relacionamento e de amadurecer. Babi, a excelente aluna de boa família, assusta os pais ao deixar de obedecer cegamente às convenções que até então regulavam sua existência, enquanto Step se surpreende ao perceber que o amor vai obrigá-lo a abandonar velhos hábitos e tratar com respeito a namorada que se prepara para seguir uma carreira universitária, algo muito distante do que o destino reservou para o jovem delinqüente. Entre pegas de moto, festas que varam noites, tatuagens, brigas homéricas, provas desesperadas de afeto e uma tragédia que mudará para sempre suas vidas, Step e Babi vivem uma incrível história de amor, cheia de reviravoltas e sentimentos à flor da pele, aquele tipo de paixão que só pode ser vivida quando se tem dezessete anos e acredita-se que tudo ainda é possível.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

A menina que não sabia ler - John Harding
Ganhei de aniversário há dois anos, ficou escondido na estante e acabei esquecendo.

Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

---------------------------------------------------------------------------------------------------

As Ruínas - Scott Smith
Um dos primeiros livros que comprei quando comecei a ler e que estava no topo da lista de desejados. Acabaram vindo outros e esse ficando para trás. Quase não li resenha dele, não sei se é bom ou não, mas a premissa muito me interessa. Parece ser uma mistura de suspense e terror e há tempos não leio terror, está na hora hehe.

Sinopse: Aquelas pareciam ser as férias perfeitas. Sob o sol de Cáncun, quatro amigos resolvem aproveitar o recesso da universidade para descansar e viver algumas inofensivas na costa do México. O que eles não imaginavam é que aquele despretensioso se transformaria no pior pesadelo de suas vidas. Jeff, Amy, Eric e Stacy conhecem um turista alemão que os convence a participar de uma busca a seu irmão, Henrich, que desapareceu com a namorada depois que foi ao local visitar umas ruínas. Os jovens em breve se arrependerão de ter aceito o convite, quando perceberem que estão presos na selva e aterrorizados por sinais que indicam que eles foram levados em direção ao mal.


---------------------------------------------------------------------------------------------------

Antes tarde do que sempre - Bertoldo Gontijo
Comprei pela capa em uma promoção da editora Draco, em que os livros estavam com 50% de desconto. Sabe aquelas pessoas loucas que não podem ver promoção, capas bonitas e títulos interessantes e saem comprando sem nem ler a sinopse? Já fui assim, não sou mais haha. É bem curtinho e dá para ler em dia ou dois.

Sinopse: Seja por qual for o motivo: o sexo, as drogas ou o rock ´n´ roll, Aldo tem 30 e poucos anos, é um obcecado pelo seu passado cheio de vitalidade e vê em Júlia a oportunidade de revivê-lo, o que o leva a novos erros e a revelações inesperadas. Em seu apartamento no bairro da Aclimação em São Paulo, rodeado por seus adorados discos de vinil e guitarras, Aldo, um redator publicitário, fã de rock e músico frustrado, se recupera de um pequeno acidente sofrido em um show. De molho e em meio a uma crise de insônia, ele se dá conta de que está envelhecendo infeliz. Júlia, uma antiga colega de escola, linda e bem sucedida, reaparece por acaso (ou nem tanto) em sua vida, e traz com ela o frescor de bons momentos. E é a partir daí que a personalidade cômica e cativante desse anti-herói começa a mostrar contornos mais detalhados. Personagens e situações reais e divertidas da vida privada acabam por revelar os motivos da atual condição de Aldo. Impossível não se identificar com Aldo ou com Júlia. Mesmo que apenas no fim. Antes tarde do que nunca

---------------------------------------------------------------------------------------------------

O homem que comeu o 747 - Ben Sherwood
Encontrei esse livro zanzando em um site de troca, achei a sinopse curiosa e solicitei. É um livro um pouco mais antigo, com uma capa extremamente feia. Dei uma procurada e não encontrei mais para venda. O autor é o mesmo de Morte e Vida de Charlie St. Cloud e também é curtinho e acredito que dá para ler rápido.

Sinopse: É possível quantificar o amor? JJ Smith, guardião do livro dos recordes, que corre de um canto a outro do mundo medindo, pesando e verificando todas as tentativas que os seres humanos fazem de quebrar um recorde e ter a glória de ver seu feito incluído nas páginas do livro, se depara, em uma pequena cidade americana, com uma demonstração de amor inigualável. 
Wally, fazendeiro de superior, Nebraska, está um 747, aos poucos, dia após dia, para chamar a atenção de sua amada Willa. Será esse o maior amor do mundo? O amor capaz de entrar para o livro dos recordes? O homem que comeu o 747 é uma fábula moderna. Um romance inteligente e engraçado que propõe uma história de amor inusitada e comovente.



---------------------------------------------------------------------------------------------------

A garota da capa vermelha - Sarah Blakley-Cartwright
Comprei na época do lançamento mas acabei vendo o filme antes. E tenho esse problema de (quase) sempre que vejo o filme antes, perco o interesse pelo livro e acabei deixando para lá.

Sinopse: O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita.
Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

O mundo pós-aniversário - Lionel Shriver
Li Precisamos falar sobre o Kevin, achei incrível e quero ler os outros livros da autora. O próximo que vou ler é este.

Sinopse: O mundo pós-aniversário aborda o relacionamento aparentemente sólido de um casal de americanos radicado em Londres. Ele é um disciplinado pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma acomodada ilustradora de livros que depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem: um velho amigo do casal, impetuoso jogador de sinuca que figura no topo do ranking do esporte, um dos mais populares entre os britânicos.
Capítulo a capítulo, Lionel Shriver nos oferece dois desdobramentos do futuro dessa mulher sob a influência de dois homens radicalmente diferentes, e assim escreve duas histórias. A partir daquele único beijo, retrata alternativas para união e rompimento, e explora as consequências e as motivações mais íntimas de uma escolha. O mundo pós-aniversário é um apelo para aquele "talvez" que intriga e provoca todos nós.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

As crônicas de Nárnia (volume único) - C. S. Lewis
O livro mais protelado da minha estante. O que eu sempre digo que vou ler e acabo pegando outro. Chega de enrolar, desse ano não passa.

Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal. O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.
Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.




---------------------------------------------------------------------------------------------------

O quinto frasco - Michael Palmer
Consegui em uma troca no Skoob e ainda não li. Também achei a sinopse interessante e diferente do que eu ando lendo ultimamente e parece ser bem interessante.

Sinopse: Qual o fim das amostras de sangue tiradas regularmente nos laboratórios médicos ao redor do mundo? Será que possuem alguma serventia, além de prover o diagnóstico do paciente? Quais interesses estão em jogo?
Em Boston, a estudante de medicina Natalie Reis é enviada por seu mentor a um congresso sobre transplantes no Rio de Janeiro em um momento conturbado de sua vida acadêmica - após enfrentar seu superior na residência médica, é suspensa da faculdade por quatro meses. Em um hospital na África Ocidental, o cientista Joseph Anson, que está morrendo de uma incurável moléstia do pulmão, desenvolve uma substância que pode salvar milhões de vidas. Em Chicago, Ben Callahan, um detetive até então desiludido com sua vida, está determinado a encontrar a identidade de um jovem, morto em uma pequena estrada da Flórida, com misteriosas marcas pelo corpo. Essas pessoas aparentemente não possuem ligação entre si, mas algo fará com que seus caminhos se cruzem e suas vidas se liguem para sempre. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

O código dos cavaleiros - Leonardo Schabbach
Um livro nacional que também está há muito tempo na estante. Pelo que li da sinopse, me parece ser uma paródia sobre histórias medievais, mas que ao mesmo tempo traz algumas reflexões. Também é um livro mais curto, com fonte grande, e acredito que deve ser de rápida leitura.

Sinopse: A obra retrata a jornada de um jovem camponês que deseja se transformar em um cavaleiro; um garoto chamado Lino que sonha em se tornar um honrado e poderoso combatente, um homem capaz de proteger os fracos e oprimidos, como os cavaleiros das grandes histórias. Porém, ao encontrar um nobre e seu companheiro de viagens, o mundo da cavalaria se mostra muito diferente de tudo o que ele imaginara. Lino passa, então, por algumas revelações capazes de mudar sua percepção de mundo. 
A história satiriza os clássicos contos de cavalaria medieval, revelando aspectos com os quais os leitores podem se identificar, em uma grande crítica ao momento atual de nossa sociedade. 
A narrativa possui características cômicas, envolventes e instigantes que tornam a obra uma leitura imprescindível e agradável.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

A história de Edgar Sawtelle - David Wroblewski
Comprei porque estava barato. Se não me engano, foi menos de R$ 5. E como não era um livro desejado ou nada disso, está parado na estante e passou da hora de ler. Esse tem mais de 500 páginas, tomara que seja bom hehe.

Sinopse: Mudo desde o nascimento, Edgar Sawtelle se comunica apenas por sinais e bilhetes. Leva uma vida serena com os pais na fazenda da família, em um lugar remoto dos Estados Unidos. Ao longo de gerações, os Sawtelles criaram e treinaram uma raça de cães cujo dedicado companheirismo tem sua síntese em Almondine, a amiga e eterna aliada de Edgar. A volta inesperada de Claude, o tio paterno, leva o caos ao então pacífico lar dos Sawtelles. Após a morte repentina do pai de Edgar, Claude se insinua na vida da fazenda e conquista o afeto da mãe do menino.
Confuso e dominado pelo sofrimento, o rapaz tenta provar que Claude teve algum papel naquela morte, mas esse plano fracassa e se volta contra Edgar, resultando em novas tragédias. Ao fugir para a área florestal nos limites da fazenda, Edgar amadurece em contato com a vida selvagem, ao lutar pela própria sobrevivência e a dos três jovens cães que o acompanharam. Contudo, a necessidade de apontar e de enfrentar o assassino do pai e a devoção aos cachorros Sawtelle fazem o menino voltar para casa.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Oi Glaucea, eu também fiz uma meta de livros que tenho na estante e não posso deixar de ler este ano. Foram só 10, no meu caso, mas são livros que quero ler muito e não sei porque ainda não dei oportunidade. Gostei da sua lista, mas ela não bate com a minha ^^ rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucea!
    Faz muito tempo que quero ler Christiane F., mas ainda não tive a oportunidade. A Menina que não Sabia Ler é um dos meus livros favoritos, preciso relê-lo! Quando li As Crônicas de Nárnia, pulei algumas crônicas. Tenho vontade de ler uma crônica por mês, algo assim. A História de Edgar Sawtelle tá na minha estante há algum tempo, mas não faço ideia de quando vou lê-lo.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  3. Da sua lista, quero todos, mas os que mais desejo são Nárnia, A Menina Que Não Sabia Ler e O Mundo Pós Aniversário, esse que já li várias resenhas positivas, mas tinha me esquecido da minha vontade de lê-lo, to indo agora no skoob adicionar na lista de vou ler.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler o livro de Cristiane F.. Já li As crônicas de Nárnia e me decepcionei um pouco. Achei que fosse me agradar muito mais, mas mesmo assim foi uma boa leitura. Não conhecia muitos dos títulos citados, mas alguns me chamaram bastante atenção.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir