13 livros para a sexta-feira 13

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Hoje é a primeira sexta-feira 13 do ano. Conhecida como o dia da má sorte e temida por muitos que acreditam em superstições, a data também é lembrada como dia de terror e suspense, como foi eternizado na série de filmes "Sexta-feira 13". 

Pensando nisso, segue abaixo uma lista com 13 livros de terror e suspense. Há uma infinidade de títulos, então separei alguns mais recentes e poucos clássicos. E como é o dia já está terminando (ou terminou, dependendo de quando o post for lido), em março tem mais um sexta-feira 13 e em novembro outra. Dá para ler alguns da lista.



Sobre a data

Não há uma história especifica para a origem da data como é conhecida, mas de acordo com uma lenda escandinava, após as tribos nórdicas serem obrigadas a se converter ao cristianismo, Frigga, a deusa do amor e da fertilidade teria sido transformada em bruxa e, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com 11 bruxas e um demônio, somando 13 criaturas para rogar pragas contra os humanos cristãos.
Segundo outra lenda da mitologia nórdica, houve um banquete para 12 deuses e Loki, deus do fogo e espírito do mal e da discórdia, não foi convidado, mas compareceu mesmo assim e armou uma briga entre os presentes, onde morreu o deus Balder, o favorito dos deuses. Institui-se, então, a superstição de que reunir 13 pessoas para jantar era sinônimo de desgraça.
Fonte:Revista Galileu



Caixa de pássaros - Josh Melerman
Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 

Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.



---------------------------------------------------------------------------------------------------


Amaldiçoado - Joe Hill
Ignatius Perrish tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito.Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre que ao vê-lo, as pessoas entram em uma espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agoraSozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.

---------------------------------------------------------------------------------------------------




A mulher de preto - Susan Hill
O jovem advogado Arthur Kipps, foi enviado a cidade mercante de Crythin Gifford para verificar os documentos e os papéis particulares da recém-falecida Sra. Alice Drablow, uma viúva idosa que vivia sozinha na solitária e afastada Casa do Brejo de Enguia. Enquanto trabalha na casa, Kipps começa a descobrir seus trágicos segredos. A situação piora quando ele entende que o vilarejo é refém do fantasma de uma mulher magoada, em busca de vingança.





---------------------------------------------------------------------------------------------------

A mulher de preto 2 - Martyn Waytes
Durante a 2ª Guerra Mundial, a Grã-Bretanha é devastada por bombas alemãs, os sobreviventes buscam proteção nas estações de metrô e as crianças são enviadas para a zona rural para fugir do horror. A professora Eve Parkins é responsável por um desses grupos de crianças que segue para a Casa do Brejo da Enguia. A residência, localizada em um pântano e sempre encoberta por uma espessa bruma, agora está reformada e pronta para servir de escola e abrigo. Porém, existe algo na casa que deixa a jovem professora inquieta. Um mofo preto que parece se esgueirar pelas paredes, pesadelos angustiantes e um ruído aterrador vindo do porão à noite. Logo os novos residentes da Casa do Brejo da Enguia percebem que há mais uma pessoa entre eles. E ela parece ter planos para os visitantes.



---------------------------------------------------------------------------------------------------


Boneco de neve - Jo Nesbo
No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 
Considerado o livro mais ambicioso de Jo Nesbo pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante.





---------------------------------------------------------------------------------------------------


A casa assombrada - John Boyne
Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Sozinha e sem dinheiro  para pagar o aluguel, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet,que busca uma governanta para se dedicar aos cuidados das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk. Eliza larga o emprego de professora e ruma para Gaudlin Hall. Chegando lá, se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de 8 anos. Os pais das crianças não estão lá e ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério. Eliza busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Psicose - Robert Bloch
Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.
Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.





---------------------------------------------------------------------------------------------------

Um rio muito frio - Michael Koryta
Alyssa Bradford decide presentear o marido com um documentário sobre o pai dele, Campbell Bradford, que, aos 95 anos, está à beira da morte. Para tanto, ela contrata Eric Shaw, ex-diretor de Hollywood, e fornece a ele apenas duas informações: o nome da cidade natal do sogro e o fato de ele ter guardado uma garrafa d'água por toda a vida. Ao chegar à pequena localidade em Indiana, Shaw descobre a existência de fontes minerais que prometem a cura para vários males. Mas, após beber da água considerada divina, Shaw tem terríveis alucinações e é arrastado para a sombria história local. O cineasta descobre que um antigo mal ressurgiu com total vigor, e que a água milagrosa pode ter uma origem bastante sinistra.




---------------------------------------------------------------------------------------------------

Quase mortos - Rock Hastings
Woodsville não é como as outras cidades. Lá a noite cai um pouco mais cedo, as sombras são mais escuras e mais densas, e todas as pessoas sabem que é um lugar onde coisas estranhas acontecem. Mesmo que elas não admitam isso.  Bethan preferia estar em qualquer outro lugar, menos ali.
Jay tinha suas teorias, mas ainda não estava pronto para compartilhá-las.
Hashim via mais do que dizia, enquanto os demônios de Kelly eram mais de carne e osso mesmo.
Mas o medo de Emily tirou-os da negação e fê-los ficar cara a cara com o sobrenatural. Em todos os outros lugares, as noites de sexta-feira eram noites de sair para namorar. Mas não em Woodsville.





---------------------------------------------------------------------------------------------------


As ruínas - Scott Smith
Quatro amigos americanos de férias em Cancún, Mexico - Jeff, Amy, Eric e Stacy - conhecem um turista alemão que os convence a participar de uma busca a seu irmão, Henrich, que desapareceu com a namorada depois que foi ao local visitar umas ruínas. Os jovens em breve se arrependerão de ter aceito o convite, quando perceberem que estão presos na selva e aterrorizados por sinais que indicam que eles foram levados em direção ao mal.







---------------------------------------------------------------------------------------------------

Coraline - Neil Gaiman
A jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários. Escrito para o público juvenil, a história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------




Eu sou a lenda - Richard Matheson
Robert Neville é o último homem vivo sobre a Terra,  mas ele não está sozinho. Cada outro homem, mulher e criança na Terra se tornou um vampiro, e todos estão famintos pelo sangue de Neville. De dia, ele é o caçador, caçando os não mortos adormecidos através das ruínas abandonadas da civilização. À noite, se entrincheira em sua casa e reza pela madrugadaQuanto pode um homem sobreviver num mundo de vampiros?




---------------------------------------------------------------------------------------------------


Carrie - A estranha - Stephen King
O livro narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, 
perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida 
como as garotas de sua idade. Solitária, ela carrega dentro de si um ódio
 cada dia mais profundo. Carrie seria apenas mais uma entre várias
 adolescentes angustiadas, não fosse um detalhe: ela possui poderes
 sobrenaturais devastadores. Consegue fazer as coisas se moverem, 
e esse é o seu jogo, o seu poder e o seu pecado. Aos 16 anos, 
desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a
 prejudicaram. 

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Curti muito a seleção! Tenho experiência mínima com livros de suspense e de todos os que você citou eu só tinha livro Carrie. Fiquei interessada por VÁRIOS, principalmente o do John Boyne e o Boneco de Neve. Vou colocar na minha listinha.

    Coraline eu ganhei de presente de uma amiga e não li ainda, não fazia nem ideia de que era esse tipo de livro. Agora vou ler correndo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, terminei Caixa de pássaros na semana passada e foi uma leitura maravilhosa, um livro brilhante que recomendo, o autor soube criar uma trama intensa e cheia de reviravoltas.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não tive o prazer de ler nenhum dos títulos citados, mas posso dizer que tenho grande interesse na maioria, em especial os mais conhecidos, como "Carrie - A estranha", "Boneco de Neve" e "Coraline". Sem contar o livro do Joe Hill - autor que me conquistou com apenas um livro. :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Glau
    Não li nenhum dos livros indicados e confesso que teria medo em lê-los. Sou extremamente medrosa. Meu marido diz que confundo suspense com terror kkkkk. O único livro de terror que já li é "Sete ossos e uma maldição". Recomendo a leitura, são contos muito bons, embora eu me recorde de não conseguir dormir após ter finalizado a leitura.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAAAAAH! Parei aqui pra guardar essa lista de livros no coração. Sério, preciso muito de uns livros de terror, já que nunca li nenhum do gênero.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Nahim...que postagem maravilhosa é essa? ADOREI! Eu curto ler histórias bem macabras e todos esses livros me interessam fortemente! kkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir