Velocidade - Dean Koontz

domingo, 9 de janeiro de 2011

Autor: Dean Koontz
Editora: Nova Fronteira

Billy Wiles é um rapaz pacato e trabalhador que leva uma vida calma e comum. Mas isso está prestes a mudar. Certa noite, após o seu turno de trabalho como barman, ele encontra no limpador de pára-brisa de seu carro um bilhete datilografado:
"Se você não levar este bilhete à polícia nem envolvê-la, vou matar uma linda professora loura em algum lugar do condado de Napa. Se levar este bilhete à polícia, matarei uma mulher idosa que faz obras de caridade. Você tem seis horas pra decidir. A escolha é sua."

Billy fica intrigado com o bilhete, mas decide deixar pra lá, acreditando ser só uma brincadeira de mal gosto. Até que no dia seguinte vê a noticia de que uma professora loura foi assassinada. Ao mesmo tempo em que começam a surgir novos bilhetes, todos com a mesma frase final: 'A escolha é sua'.
Sem escolha, Billy se vê envolvido em um jogo onde deve descobrir quem é o assassino antes que isso custe a vida de outros inocentes.

Essa é a premissa de Velocidade, um thriller cativante e surpreendente a cada página.
Os capitulos do livro são curtos, o que facilita a leitura ao mesmo tempo que também deixa com vontade de ler mais, já que ao fim de cada capítulo existe uma surpresa.
O começo do livro é um pouco cansativo, com descrições talvez desnecessárias, mas ao passar dos capitulos não tem como não se envolver na história e se perguntar: Afinal, quem é o assassino? e o que ele quer de Billy?

A cada capitulo Billy se vê mais envolvido no jogo doentio do assassino e os mistérios aumentam a medida que chegam novos bilhetes e telefonemas.
O final não é de todo surpreendente, pelo menos eu matei a charada bem antes, pelo menos parte dela, porque no fim ainda tive uma certa surpresa.
O que não tem como não se perguntar durante o livro é: como o assassino escolhe as vitimas e porque todo esse jogo de gato e rato? A resposta dessas questões eu achei meio fracas. As motivações do assassino pareceram meio sem sentido.
Apesar disso, Velocidade é um livro intrigante e vale a pena ser lido. Um suspense que envolve o leitor do inicio ao fim. Recomendo.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. nunca li esse livro, mais pretendo ler.
    pode seguir meu blog?

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser incrível. Mais um na minha lista de: Compre e leia.

    ResponderExcluir