Os 13 Porquês - Jay Asher

terça-feira, 8 de março de 2011



Autor: Jay Asher
Editora: Ática

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.




Em tempos de livros sobrenaturais, Os 13 porquês é uma boa pedida para quem quer uma pausa de anjos e vampiros.

O livro começa com Clay no Correio enviando o pacote para o próximo da fita. E então volta para o dia anterior, quando Clay recebeu as fitas.

Antes de se suicidar, Hannah deixou um pacote com 7 fitas cassete e um mapa no Correio. Nestas fitas ela conta quais foram os motivos que a levaram a se matar. Cada fita tem dois lados, A e B, numerados de 1 a 13, e cada lado é referente a um motivo de seu suicídio e a pessoa responsável por ele.

Só existem duas regras para quem recebe as fitas: 1) escutar até o fim; 2) repassar para a pessoa que for citada na fita posterior a sua.

Clay recebe as fitas e não tem ideia do porquê de estar nelas, já que julga nunca ter feito nada a Hannah que pudesse leva-la ao suicídio. Então ele começa a ouvir as fitas e fica ao mesmo tempo surpreso com tudo o que Hannah passou, e também cada vez mais curioso para saber qual foi sua participação nisso tudo. A partir daí ele começa a seguir todas as instruções de Hannah, ir em todos lugares onde ela passou, que estão assinalados no mapa que foi enviado junto com a fita, e a se envolver cada vez mais com a história, revivendo todos os sentimentos.

O livro é narrado por Hannah e Clay simultaneamente. Hannah vai narrando os acontecimentos nas fitas e a cada novo acontecimento Clay faz um comentário. É uma espécie de interação entre os dois. Achei super interessante essa forma de narração porque é possível ver dois pontos de vista diferentes acerca de um mesmo fato, e também porque acompanhar as reações de Clay dá maior emoção diante do fato narrado.

São 13 histórias diferentes que vão de certa forma se entrelaçando e contribuem para o suicidio de Hannah. Como ela mesmo diz é um efeito bola de neve, cada atitude vai desencadeando outra. Particularmente achei os motivos muito fracos e superficiais para uma decisão tão extrema, mas como ela mesma diz, ninguém sabe de fato o que se passa em sua vida.

"Acho que  essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida do outro. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito." Pág. 139

O livro traz também alguns personagens secundários, que são os outros porquês. É interessante acompanhar a forma como cada um reage após ouvir a fita, mas acho que alguns personagens deveriam ser mais trabalhados. Algumas vezes o mesmo personagem aparece mais de uma vez na história e você nem se lembra quando e onde ele já apareceu.

O livro prende do inicio ao fim. É cheio de suspense e mistérios e a cada nova fita fica aquela curiosidade: quem será o próximo? O que ele fez? e o principal: o que Clay fez?

É um livro que desperta vários tipos de sentimentos. Um livro leve, intrigante e surpreendente. É impossível não se envolver na história e se identificar com algum personagem ou com alguma atitude de um deles. Apesar do livro começar com Hannah morta, por diversas vezes eu quis que ela ressuscitasse de alguma forma. É impossível ver os comentários e as reações de Clay e não querer que ela sobreviva.

A contracapa do livro é o mapa de Hannah, todo assinalado em alguns pontos e algumas coordenadas estilo batalha naval (A1, B3), então toda vez que ela cita um lugar no mapa é possível acompanhar pelo mapa do livro.

A mensagem principal que o livro passa é que todas as nossas ações trazem consequências. Que nunca sabemos o quanto uma atitude pode significar e influenciar a vida de outra pessoa, mesmo que para nós parece uma bobagem. Temática polêmica de certa forma, narrativa inovadora e história envolvente. Recomendadissímo!

"...Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser na de vocês. E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa." Pág. 172


PS: O livro teve os direitos adquiridos pela Universal Pictures em 2011 e cogitava-se que Selena Gomez seria Hannah. Não há informações novas sobre o filme.

PS2: No site oficial do livro é possível ouvir todas as fitas de Hannah. Eu imaginei diferente, a Hannah do livro é um pouco mais sarcástica, mas  depois de ler vale a pena escutar as fitas AQUI. (em inglês)

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Nossa, adorei a resenha Glacea!
    Juro que antes de ler a sua resenha, não dava muita importancia para esse livro, pois muitas pessoas já falaram muiot mal dele por ai, mas eu sempre ficava na dúvida sabe? Asuuh
    Acho que sua resenha foi um divisor de águas, e agora vou colocar na lista de "vou ler"!

    Beijos,
    William,
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo, você não conhece Selena Gomez?! Em que mundo você está.
    Agora vou falar sobre a resenha.
    Quase que comprei o livro ontem, achei pequeno, vi um pouco desse mapa, e achei bonito.
    Quero ler para ficar triste, por me parecer um livro muito bonito, tenho vontade de ler.
    A capa é muito bonita, a editora mandou bem nisso.

    Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hey, adorei a resenha!
    Parece ser muito bacana esse livro, adorei. Mas espera, Selena Gomez pra fazer o filme? Ain meldels, onde esse mundo vai parar? '-' UAHSAUSHAUS :x

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  4. Glaucea, que tudo essa resenha!
    Eu quero esse livro! Vc comprou?
    Ondeeeee? rsrs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oh,minha querida!Obrigada pelo carinho!
    Tenha um lindo dia internacional das mulheres!bjus

    ResponderExcluir
  6. Ahhh!

    Estou super curiosa!
    Fiquei com uma super vontade de ler o livro.

    Adorei a resenha!
    Vou colocar o livro na minha lista!

    Bjão
    Clícia Godoy
    www.silencioqueeutolendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acho que precisodar um tempo de vampiros e anjos mesmo. Vou ver se leio os 13 porquês! Já vi várias resenhas sobre ele, mas nunca me lembro de comprá-lo! HAHA!

    Beijos,
    Feh - portrasdasletras.net

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu achei bem bacana essa trama
    E agora foquei curiosa para saber no q ele contribuiu
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ain, eu quero MUITO ler esse livro, conheci o seu blog atraves dele (tá vendo nem li o livro e ele já me trouxe coisas boas hehe). Mas me deixa mt ansiosa para ler a cada momento. Nossa é um dos livros que eu não resisto em ler a resenha e no final dela me seguro para não ir a livraria mais próxima. Adorei as citações. Agr cá entre nós mesmo não tendo lido o livro não acho que a Selena sirva para interpretar esse tipo de papel. Não sei se vou conseguir assistir algo que não tenha a vê com romancizinho ou Feiticeiros de Waverly Place :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  10. quero muuuito esse livro, achei a sinopse MUITO estranha e MUITO atrativa!! um mistério não-sobrenatural hoje em dia é muito raro! agora, dps da sua resenha, fiquei mais com vontade aindaaa!

    ResponderExcluir
  11. Noossa eu quero MUITO ler esse livro! Faz um bom tempo já! Adorei a resenha, muito intrigante, ficou com ainda mais vontade de ler, se isso for possível! Parabéns!
    Já vou participar da promoção :)
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Hey guria. Só conhecia esse livro pela capa!!!
    Acabo de postar resenha de A Mediadora - vol 4. Confira!
    Beijos. Mar
    www.letrasdesonhadoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse livro!
    Nunca tinha ouvido falar, com certeza vai pra minha lista de compras. haha

    ResponderExcluir
  14. Morro de vontade de ler esse livro!
    Tô participando da promo do blog. Acabou!? *0*

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Que jossa qd vc quer mt comprar algo e nao tem verba XD...
    DE fato quero mt ler esse livro..
    MT curiosidade *)

    ResponderExcluir
  16. Antes de ver a resenha e sinopse do livro eu não tinha interesse de ler por causa da capa, mas agora eu estou querendo muito lê-lo \o/

    Bjus.

    ResponderExcluir
  17. Onde vc achou esse livro? achei super hein, a capa então me chamou muito a atenção...

    ResponderExcluir
  18. eu AMO esse livro, acho ele super real, sabe? e passa uma lição bacana de pensar nas ações e tudo mais. Também achei que a Hannah da fita tinha que ser mais sarcástica!

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei a história ja tinha visto em outro lugar, e fiquei super interessada, parabens pela resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir