Casa Glass - Vampiros de Morganville #1 - Rachel Caine

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Autora: Rachel Caine
Editora: Underwolrd


Bem - vindo a Morganville, Texas. Apenas não fique fora após o escuro. A estudante do primeiro ano da faculdade Claire Danvers já teve o suficiente da sua situação de pesadelo no seu dormitório, onde as meninas populares nunca a deixam esquecer exatamente que lugar ela ocupa na cena social da escola: algum lugar abaixo de zero. Quando Claire vai pra fora do campus, a imponente casa antiga que ela encontra um quarto pode não ser muito melhor. Seus novos colegas de quarto não mostram muitos sinais de vida. Mas eles vão proteger Claire quando os segredos mais profundos da cidade virem a tona, famintos por sangue fresco. 




Casa Glass é o primeiro livro da série Os Vampiros de Morganville. Claire é a personagem principal, uma garota que por ser muito inteligente terminou a escola um ano antes e foi fazer faculdade em Morganville.
Morganville é uma cidade  pequena e assustadora, com prédios antigos e onde as poucas pessoas que saem na rua andam rápido e de cabeça baixa. A noite as ruas são desertas e escuras. A faculdade é conhecida pelo fato de 80% dos estudantes abandonarem ou se transferirem de lá antes dos dois primeiros anos. Aqui é onde tem uma coisa curiosa: Claire é um gênio e poderia ir pra qualquer faculdade, porque motivo ela foi parar em uma que mais da metade das pessoas abandonam? Em uma cidade deserta e assustadora? Não entra na minha cabeça que uma pessoa aceita por Harvard vai parar em um fim de mundo.

No dormitório da faculdade, Claire começa a ser perseguida por algumas garotas e, depois de apanhar e quase morrer ela decide sair do alojamento. Na procura por um lugar para morar, ela descobre um quarto vago na Casa Glass. Lá moram três outras pessoas: Eve, a gótica; Shane, o fofo e Michael, o misterioso que esconde um segredo. Michael é o dono da casa e só deixou Claire morar lá depois de muita insistência por parte dela e com uma condição: que ela não os metesse em apuros. 
É na Casa Glass que ela descobre que a cidade é habitada por inúmeros vampiros, e algumas pessoas e algumas casas são protegidas por um acordo. A Casa Glass tem a proteção, mas os habitantes não, então não é seguro sair de casa a noite. Além dos vampiros, Morganville esconde também outros segredos.
Eu gostei muito de Eve, Shane e Michael mas Claire me irritou profundamente. Ela pode ser um gênio na fisica e matemática, mas de resto eu nunca vi pessoa tão burra. A garota parece que não tem noção das coisas e repetindo, é muito burra. Ela é metida a ser forte e corajosa, mas é do tipo que chora por qualquer coisa e não sabe se livrar sozinha das enrascadas em que se mete.  Michael pediu que ela não os colocasse em perigo e isso é tudo o que ela faz. E sobra sempre para os amigos salvarem ela. Outra coisa curiosa também, eles se conhecem a alguns dias e já são capazes de TUDO pra salvar Claire. Tudo mesmo.
O final eu não gostei. Tudo bem que o livro é de uma série e tem que ficar algumas coisas em aberto, mas terminar no MEIO de uma ação?  A história se desenvolvendo, a ação acontecendo e PUF... fim. Como assim?
Apesar de achar a capa linda, não esperava muito de Casa Glass, por ser sobre vampiros. Mas o livro me surpreendeu positivamente. Não é uma história super original, mas pelo menos os vampiros são 'vampiros'. Do tipo que não saem no sol, chupam sangue e são do mal. Nada de romances entre humanos e vampiros ou  vampiros super simpáticos, como tem de monte hoje em dia.
Apesar de algumas coisas bizarras e da Claire, eu gostei muito do livro. Como eu já disse, me surpreendeu positivamente. Os personagens principais são adolescentes então é uma história leve, interessante e a leitura flui. E tem alguns mistérios que fazem você querer saber o final, que te prende. Por exemplo, o segredo de Michael. Eu ficava pensando o tempo todo o que ia acontecer com ele. E tem também o Shane, super fofo. Me apaixonei pelos dois =D

O grande problema foi a revisão. O livro tem inúmeros erros: de concordância, de digitação, vírgula onde não deveria e falta onde deveria, indecisão quanto ao uso de travessão ou aspas. Muitos erros que me incomodaram e algumas vezes até atrapalhou a leitura. Espero que em uma próxima edição a editora conserte isso, e não demore a lançar a continuação.

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Estou ensaiando ler essa série desde que lançou, mas até agora não me animei tanto assim. Vamos ver se algum dia eu consiga pagá-lo e colocá-lo dentro do carrinho de compras! UAHSUa
    Muito boa a sua resenha! :D

    Beijo
    William
    www.viciodecultura.blogsot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei essa série faz eras! Estou no nono livro Q Mas eu acho essa série ótima, por ser uma história de vampiros totalmente origianl hmmmm Agora sobre a revisão, assim não dá né?

    Beijos, World of Carol Espilotro - carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não li, mas a Biia leu. Parece q ela gostou, mas eu já estou cansada de vampiros. Sei que acabo não resistindo, mas... Além disso, pelo q vi, essa série é enorme, né.

    Agora a capa... LINDA!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Nossa, incrível, adorei o livro pelo sua resenha, me interessei bastante, mas ele é estilo novo de vampiros ou não? Pelo que você disse não são ^^ ai adoro vampiros de verdade, pena que você tenha visto tantos erros, mas isso acontece mesmo.

    Bjss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não sei se quero começar mais umas série de vampiros! Por mais que eu "goste" deles tô tentando fugir um pouco do sobrenatural, mas parece que ele tá me perseguindo! hihi :x
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não me chamou muito a atenção. Não tenho problemas com livros sobre vampiros, mas não achei a história legal. Talvez eu esteja errada.
    Na outra resenha que li a pessoa também não gostou da Claire. rsrs

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ouvi muitas críticas positivas sobre Casa Glass, mas começar outra série de vampiros? Pelo menos por enquanto, não! Mas eu gostei da história, parece ser bem bacana, tirando a protagonista irritante! Mas valeu a dica, quero ler esse livro, mas não no momento!
    A resenha ficou ótima!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem posts novos no blog: Harry Potter para sempre! e Novidades Literárias #9 - Galera Record
    Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei eu tenho esse livro aqui mas acabou que nunca li uma pena mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto esse livro por aí, mas nunca tinha lido uma resenha. Apesar de ser uma série de vampiros (não aguento mais tantas séries haha), adicionei ele na minha lista (:

    Beijos, Bianca
    epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  10. nem tenho vontade de ler =x
    cara! erro de concordância dói né?

    ResponderExcluir
  11. Aí!

    Semre quis ler esse livro.
    Poxa, erro de concordância?
    Péssimo...
    Alias não é a primeira pessoa que vejo reclamando da concordância em livros da editora!

    =/

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir