O Pão da amizade - Darien Gee

sábado, 16 de julho de 2011

Autora: Darien Gee
Editora: Lua de Papel

Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simples bilhete "espero que você goste". Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Júlia jogaria fora o presente anonimo, mas, para alegrar Gracie, concorda em assar o pão. Quando Julia conhece duas recem-chegadas a pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligaçao ao oferecer a elas uma parte da massa. Na cozinha do salao de chá de Madeline, as tres mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre. Nao demora para que todos em Avalon estejam assando o pao em suas cozinhas. Mas este momento feliz e as novas amizades tambem apresentam um novo desafio: a necessidade de reencontrar a irma e lidar com uma situaçao que ela preferia esquecer. 


A palavra que melhor define o livro é encantador. A autora soube transformar uma história simples em algo profundo, cheio de sentimentos  É impossível ler a acreditar que é o livro de estréia de Darien Gee, o livro tem todos os ingredientes de um Best seller.
O Pão da amizade conta a história de Julia, que teve sua vida abalada por um trágico acidente. Certo dia, Júlia recebe um presente anônimo: uma pão e uma massa com receita. As instruções dizem que antes de assar o pão deve-se dividir a massa com mais cinco pessoas. Nesse meio tempo ela conhece Madeline, uma senhora que possui um salão de chá pouco frequentado, e também Hannah, uma famosa violoncelista em crise na carreira e no casamento. Unidas pelo pão da amizade, as três mulheres ficam amigas e, a partir dessa amizade diversas mudanças surgem em suas vidas, assim como no modo de vida de muitas pessoas da pequena cidade de Avalon.

A história é contada em terceira pessoa, o que dá maior profundidade ao livro, já que não ficamos presos ao ponto de vista de uma só pessoa. O livro nos apresenta vários personagens secundários que em algum momento tem sua vida entrelaçada com os personagens principais. Essa forma de contar a história, nos mostrando o ponto de vista de vários personagens e como uns tem relação na vida dos outros, mesmo que indiretamente, deixou o livro com uma carga muito mais real e prendeu a atenção, além de dar maior profundidade, como já citado e nos deixar mais próximos dos personagens.
Claro que nem todos os personagens me agradaram. Todos tem os seus problemas pessoais, mas algumas vezes eles dramatizavam muito.

Além de todos os pontos citados, o grande ponto positivo do livro é que ele nos deixa uma lição sobre recomeços.  O Pão da amizade é muito mais do que um livro sobre dividir pão, é um livro sobre amor, amizade, e principalmente esperança. O ato de dividir uma massa pode ser interpretado também como dividir nossos problemas, nossas  alegrias e com essa corrente mudarmos parte da nossa vida. É uma reação em cadeia, dar e receber. Os personagens são muito construídos e todos possuem suas singularidades. É impossível não se identificar com pelo menos uma das histórias e ver características nossas nos personagens. É, acima de tudo, um livro real. Todas as dores e problemas são tratados não de forma trágica, mas de forma comovente.

Eu não diria que é um aspecto negativo, mas algumas histórias paralelas poderiam ter sido melhor exploradas. Somos apresentadas a várias situações durante o livro e nem todas as histórias tem um desfecho. Seria interessante acompanhar o que aconteceu com determinadas pessoas.

Eu realmente gostei muito do livro. E recomendo a todos que procuram uma simples porém boa história.

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Segunda vez que vejo uma resenha desse livro hoje UAHSAUUS Adorei a sua, ficou muito boa, muito boa mesmo. Já entrou pra minha wishlist esse livro, principalmente com essa capa linda, ok? <3 UAHSUAHS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro! Adorei a história, me lembra o filme a corrente do bem, conhece?

    ResponderExcluir
  3. Adorei um monte de gente falando desse livro ne? adorei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A resenha ficou ótima! Já tinha visto esse livro, lido a sinopse, e achei super bacana! Além disso a capa é linda!
    Fiquei com muita vontade ler, a história parece ser ótima :)
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Na Caixinha do Correio #11
    Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  5. Caramba, nunca ouvi falar desse livro!!
    Dá uma passada: Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fofura!
    parece ser legal, acho que eu leria! *_*

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o livro! Muito fofo, gostoso de ler ;)
    A história é mesmo encantadora.

    Beijinhos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  8. Este livro parece realmente uma delícia! Eu ainda não tinha nem ouvido falar, adorei sua resenha - me deixou com vontade de ler. *-* Lerei (se eu encontrar ele, haha). Beijos!

    Rachel Lima - EtCoetra

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha! Eu já tinha visto o livro por aí, mas nunca tinha lido uma resenha. Fiquei com vontade de ler, parece fofo!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. oIi!

    Adorei a resenha!
    Realmente me bateu uma vontade de ler!
    Nem me fale!
    =)

    Pena que estou no rebah, senão sinto que compraria no impulso!
    aushuahsau

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  11. Eu tb estou participando do concurso e estou ansiosa para saber o resultado. Adorei sua resenha! Eu gostei muito do livro também, entrou para os favoritos e fiquei com vontade enorme de comer o pão da amizade, rs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Ah, adorei a capa desse livro, achei muito bonitinha. E sua resenha ficou ótima, a estória parece ser bem interessante. Mas um que entra para minha lista 'Haha

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir