As bruxas de Oxford - Larissa Siriani

sexta-feira, 19 de agosto de 2011



Autora: Larissa Siriani
Editora: Multifoco


A antiga Casa Azul nunca foi cenário de boas histórias. Há mais de cem anos, dizem, era lar de sete bruxas que foram queimadas na fogueira e que juraram vingança. Mas é quando Malena, seus pais e seus seis irmãos mais velhos se mudam para lá que a lenda se prova verdade. Coisas estranhas começam a acontecer sempre que ela se exalta, e, de repente, ela se descobre cercada por um passado que ela até então desconhecia, e condenada a consertar os erros de uma vida passada. E, quando os velhos inimigos começam a aparecer, Malena vai perceber que certos sentimentos se carregam para além da vida.





A maioria dos livros tem o começo um pouco parado e você só começa a se interessar do meio pro fim.
As bruxas de Oxford definitivamente não é esse tipo de livro. É o tipo de livro que te conquista logo no inicio. Eu li o primeiro paragrafo e já mudei todo o conceito que eu tinha criado sobre ele.
Não conhecia muito a história e a sinopse não é muito reveladora, então não tinha grandes expectativas e quando comecei a ler percebi que não seria só mais um livro, ele me prendeu desde a primeira frase e no geral, me surpreendeu positivamente.

Quando a família de Malena muda pra Oxford, eles vão morar na antiga casa azul, uma casa cercada de lendas e histórias. Segundo a lenda, há alguns séculos atrás a casa foi lar de sete bruxas que foram queimadas e juraram vingança.

O livro é narrado por Malena, uma jovem de 15 anos, albina, a única menina no meio de 6 irmãos. Quando se mudam pra casa azul, coisas estranhas começam a acontecer e a lenda se mostra verdade. Dessa forma, Malena vê sua vida virar de cabeça pra baixo e se percebe no meio de coisas sobrenaturais, do qual ela e seu passado fazem parte. É difícil contar mais alguma coisa da história sem acabar soltando spoiler.

Malena é uma personagem com bastante personalidade. Apesar de ser jovem, não tem aqueles dramas ou síndrome de baixa auto-estima que as personagens adolescentes costumam ter, ainda mais por ser albina. Malena não fica parada esperando as coisas acontecerem ou aceita tudo que acontece na sua vida numa boa, tudo que lhe é imposto. Ela corre atrás de respostas e soluções pra tudo o que está acontecendo e tenta resolver a situação da forma que considera a melhor.

A verdade era que eu não me importava. Eu era albina e pronto.Eu era linda daquele jeito e a única coisa que me incomodava era o excesso de proteção que minha pequena anomalia exigia. Era chato o preconceito com a maior parte das pessoas, mas eu não ligava. Eu não precisava de ninguém, afinal. Pág. 31 

Além de toda parte sobrenatural, também tem a parte high school, afinal Malena tem 15 anos e precisa ir a  escola. Na escola ela faz amizade com um grupo de pessoas. No meio dessas pessoas, ela conhece Sam, o garoto fofo por quem ela se apaixona. Mas eu me apaixonei mesmo é por Ned, o amigo prestativo. Achei ele mais fofo que o Sam rs

As bruxas de Oxford é um livro original. Apesar de ser sobrenatural, a história não é cheia de clichês.
Malena pode ser comparada com uma super heroína, porque ela é do tipo que luta pelas coisas que acredita e pensando no que é melhor pra todos, não só pra ela. Você começa a acompanhar a história dela e fica sempre torcendo e na expectativa do que acontecerá a seguir. O livro é cheio de surpresas. As 'respostas' estão onde a gente nem imagina.

A autora soube conduzir a narrativa de forma que não é cansativa em nenhum momento e desperta um misto de emoções. Algumas vezes você dá risada (principalmente nas cenas com o gato), outras você fica apreensiva e até com raiva de alguns personagens (incluindo Malena em alguns momentos que ela assumia a culpa por algumas coisas do passado).

O livro mistura magia, romance, aventura, suspense e mistério, tudo de uma forma bem dosada. O livro prende a atenção e todos os pontos da história são muito bem amarrados. E a capa faz todo sentido e é coerente com algumas partes do livro.

Só senti falta de um aprofundamento maior em alguns personagens. Malena tem 6 irmãos e nenhum teve muito destaque, assim como alguns amigos de escola. Tirando isso, o livro superou e muito minhas expectativas e eu recomendo pra todos que procuram uma boa, original e criativa história.

O livro faz parte de uma trilogia chamada Coração da Magia. E uma coisa bacana, é que apesar de ser o primeiro volume, o livro tem começo, meio e fim. Claro que fica uma ponta para o próximo livro, mas não é uma história incompleta. Eu espero ansiosamente o segundo volume.


- Vai ficar tudo bem, você sabe. - ele me disse, numa tentativa de ser tranquilizador.
- Será?
- Tudo sempre fica bem, Malena. Toda dor sempre passa, e todo final é sempre um final feliz.
- Isso não é verdade.
- Eu sei. Mas só depende de você. Pág 214

Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro,
    Ótima resenha.
    Bjimmm

    Epílogos y Finais

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e gostei da história com bruxas e tal.

    Beijos, Bianca
    epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  3. chorei aqui, Glaucea! *-*
    ADOREI saber que vc gostou da história. Acho que só não aprofundei mais outros personagens por falta de necessidade. Poderia sim ter me dedicado mais a eles, mas de alguma forma pra mim soaria como perda de foco :P
    Mas só de saber que vc gostou da Malena e da história como um todo, me sinto vitoriosa! Mal posso esperar pra vc (e todo mundo) ler o próximo, mesmo! :D
    MUITO OBRIGADA!!
    Beijosmil!

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler sua resenha sem muitas expectativas mas quando terminei... QUERO ESSE LIVRO!!
    Sério, achei ele muito.. sei lá, o tipo que eu mais gosto, HUAHAUHA. Adorei, quero ler ele logo !!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Agora voce me deixou bastante curiosa a respeito desse livro
    Fiquei com bastante vontade de ler!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei os quotes, dá pra ter uma noção melhor do livro.
    Fiquei bem interessada, um sobrenatural brasileiro é meio fora do comum, to acostumada a ler só os que vêm de fora.
    A capa dele ficou bem legal. Simples, mas bonita.

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  7. Estou precisando URGENTEMENTE virar RYCO, para poder comprar todos os livros que quero ter em minha estante, e esse é mais um que quero ter.

    Já li um livro da Leri, e posso dizer que ADOREI de masi! *________________________*

    Ótima resenha!

    Beijão
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  8. Aah, eu quero taaaanto ler esse livro.
    Já tá na minha lista!
    Amei a resenha,

    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Tenho mais vontade de ler esse livro! Está na minha lista faz eras @_@ Sempre quis ler livros desse estilo, algo mais sombrio. Amei a resenha <3

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  10. Gostei do tema do livro, acho que nunca li uma história com a personagem principal sendo albina o.O

    Como é uma trilogia, imagino que esse "probleminha" que vc citou, o não aprofundamento de alguns personagens, seja resolvido nos proximos livros.

    já quero ler hehe

    teh mais

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha lido uma resenha do livro, mas não era tão completa como a sua! Eu estou louca pra ler esse livro da Larissa tem já um tempo, vou ver se consigo comprar logo!

    Beijão, @nathaliaduarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sou assumidamente fã da Lari. E esse livro tá na minha lista desde que eu soube que ia ser publicado e eu preciso MUITO dele.
    Tua resenha só aguçou ainda mais minha curiosidade. Mesmo.
    Espero poder lê-lo em breve :)

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  13. Hey o/
    Poxa, que resenha tudo de bom. Sou louca pra ler esse livro, principalmente por ser nacional e da Lari que é tão querida. Mas não posso comprar nada por alguns meses, preciso me conformar com isso UAHSUAHSUAHSU

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  14. Olá :D
    Adorei a resenha! Amo esses livros que te prendem desde o início, aliás, também adoro a mistura de sobrenatural + high school! Eu conheço a autora (não pessoalmente) e ela é uma blogueira muito fofa :DD

    Bjss,
    Anastácia - Heart Books

    ResponderExcluir
  15. Com sua resenha deu vontade de conhecer a história desse livro. Deve ser um sobrenatural bem diferente. Eu adoro histórias com bruxas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Sempre encontro novidades aqui =D
    Não conhecia o livro.
    Mas agora estou com vontade de ler, parece ser bem bacana.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  17. Glaucea, to doida pra ler esse livro!
    Todo mundo fala super bem,eu também quero conhecer Malena! =)

    Beijocas e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  18. Odeio quando a sinopse é um spoiler total! haha
    que bom q essa não é!
    adoro essa capa... e que bom q prende desde o começo! livro paradão, ninguém merece!

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Nossa, pela capa e pelo nome, nunca imaginaria que era uma história mais juvenil. Mesmo assim, não conhecia o livro e gostei muito, acho que iria adorar ler.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro, mas parece ser realmente bom! A resenha ficou ótima!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oii. Eu não conhecia o livro e nem a autora. Mas fiquei empolgada, pq é sobre bruxas e não tem muitos romances sobre elas - não que eu saiba.

    Gostei muito de saber que Malena não é a sempre complexada garota adolescente, isso as vezes cansa muito a leitura.

    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Mah

    ResponderExcluir
  22. Ah, desde que fiquei sabendo do lançamento desse livro fiquei louca para lê-lo. Adoro tudo o que tenha bruxas relacionado e vi tantas criticas positivas que a cada nova minha curiosidade cresce mais e mais. Enfim, ótima resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  23. Oii!

    Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro e confesso quefiquei super curiosa!
    =D

    Fiquei bem curiosa!
    =D

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!

    ResponderExcluir