O livro de Dinaer - A guerra das sombras #1 - Jorge Tavares

terça-feira, 16 de agosto de 2011



Autor: Jorge Tavares
Editora: Novo Século (selo Novos Talentos da Literatura Brasileira)

A Guerra das Sombras é um livro de aventura, passado em um universo fantástico. Em suas páginas, estão descritos dois grandes conflitos que se desenrolam concomitantemente. O primeiro, e mais evidente deles, dá-se entre reinos de homens mortais. Paralelamente, acontece um embate oculto entre forças sobre-humanas. E é nas conseqüências de ambos os embates sobre a vida de Rairom Guenor e de seu irmão Tairom que se encontra o foco central da narrativa.

Em A Guerra das Sombras discute-se até que ponto está nas mãos dos homens o seu próprio destino. É a história do confronto do ser humano, mortal e frágil, contra desígnios e poderes bem maiores que os seus.



O livro de Dinaer é o primeiro volume da série A Guerra das sombras, que conta com mais três livros: O livro de Ariela, O Livro de Laios e o Livro de Iazmein.

Zairom é o senhor das Terras do Fogo e pai de dois garotos: Rairom e Tairom. Seu cunhado, o imperador Fairom convoca todos os líderes de terras para uma reunião. Nessa reunião, Fairom expõe sua ideia de uma guerra contra os escravos. Tairom, porém, se coloca contra e consegue impedir a guerra. O imperador então jura vingança. 12 anos se passam e Fairom coloca em prática seu plano de vingança. E assim se instaura a guerra entre os clãs e paralelamente se inicia uma guerra sobre humana, a guerra entre os deuses.

De inicio o livro é um pouco confuso, os nomes dos personagens são muito parecidos (Rairom, Fairom, Tairom, Zairom ...) e até conseguir diferenciar um de outro, dá pra se perder um pouco. Mas os personagens são diferentes entre si, então passados um ou dois capítulos esse problema dos nomes já não existe mais. E a partir daí eu me vi envolvida na história, de forma que não queria mais parar de ler.

O livro é narrado por reverenda madre Amol Gliam, nas palavras de Dinaer, um Deus. Ele nos conta a história mostrando que por trás da guerra dos homens existe algo maior, como uma profecia. E quando a guerra toma outros rumos, cabe aos deuses se assegurarem que se cumpra a profecia. Dessa forma, quando o destino do alorain (o escolhido) é colocado em risco, a guerra entre humanos se mistura com a guerra entre os deuses.

 A profecia fala de um tempo de decadência, quando dos velhos impérios só restarem escombros. Fala de um lugar onde o frio da neve se encontra com o calor do magma dos vulcões: uma grande ilha no sul do mundo. Lá nascerá o alorain, aquele que proclamará o retorno da antiga guerra, o conflito que irá definir o destino de homens e deuses.

Quando os jovens Rairom, Tairom e Lisian estão no meio de um passeio, avistam um enorme exercito de soldados indo em direção a Terra do fogo.  A partir daí, tudo o que acontece é inesperado. Os jovens se mostram importantes peças em meio a guerra e personagens centrais em toda a história.

Rairom nunca quis ser guerreiro, sempre quis ser mago. E quando a guerra começa ele descobre poderes maiores do que ele imaginava ter, enquanto começa uma jornada entre os impérios acompanhado de seu irmão Tairom e sua amiga Lisian. As descrições dos impérios e das terras tem um toque medieval e os detalhes nos levam a viajar por cenários magníficos.

No prefácio do livro, o autor nos conta porque resolveu escrever um livro e como começou a escreve-lo. Ele descreve todo o seu processo criativo, desde a ideia de escrever até o nascimento dos cenários e personagens. Esse começo é muito bacana, porque já somos introduzidos ao mundo fantástico criado por Jorge Tavares. E a dica que eu dou é que leiam o prefácio no início, claro, mas leiam novamente ao terminar o livro, porque já conhecendo os personagens e toda a história, fica mais fácil entender do que o autor está falando.

Jorge Tavares construiu um mundo novo, épico, absurdamente fantástico. E apesar de complexo, é uma história simples de acompanhar. Misturou mistério, ação, magia, amizade, romance e muita aventura. O resultado é um livro que prende a atenção do inicio ao fim e consegue surpreender a cada capítulo. É impossível ler o livro e imaginar como vai terminar a história. Assim como é impossível não se apegar aos personagens e torcer por eles. Todos são muito intensos e reais.

O final é coerente e como eu já disse anteriormente, surpreendente. Alguns segredos são revelados e alguns mistérios resolvidos, mas fica uma situação em aberto que é ponto para a continuação, acredito.

Em meio aos conflitos e mistérios, o autor também aborda a limitação humana, mostrando o quanto somos frágeis e fazendo-nos questionar até que ponto temos o controle sobre nossas próprias vontades.
"Que podem essas criaturas quando as circunstâncias de suas vidas as empurram numa direção não desejada?"

Gostei tanto do livro que não consegui passar nem metade do que é O livro de Dinaer. É um livro épico, e nas palavras do próprio autor: 'é um universo onde o inexplicável torna-se possível'. Só posso dizer que eu amei o livro e quero ler logo a continuação.
Para quem gosta de literatura fantástica,  A guerra das sombras é leitura obrigatória.  

Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Adorei a dica.
    Fiquei muito curiosa! *_*
    Você podia ter posto o link de onde comprar! ^.^
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucea, não conhecia o livro, mas gostei muito da dica! E poxa, não entendi muito o início da resenha e tive que reler, porque essa coisa de Rairom, Fairom, Tairom, Zairom realmente confunde ¬¬ Que pais mais sem criatividade colocar esses nomes nos filhos! hahaha

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  3. Ah, estou com esse livro aqui à um bom tempinho, porém cada dia que passa minha fila de leitura cresce mais e mais e acabei deixando ele para trás. No entanto adorei a sua resenha, fiquei bem curiosa.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Glaucea! Já li A Guerra das Sombras e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu também não conhecia esse livro.
    A capa dele me lembra os filmes de batalhas entre os vampiros.
    Gostei bastante da dica.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser bem legal, apesar de ter lido o nome errado no principio, hahah.

    estou com vontade de ler livros desses estilo ultimamente e não conhecia esse, então acho que é uma boa dica (:

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Glaucea! O livro parece ser bem legal!
    Mas essa função de ser uma série, me desanima.
    Não tenho muita paciência... só se for algo que eu realmente ameee. ;)
    Bjss!

    ResponderExcluir
  8. Oi Glau. Eu adoro livros épicos, devido o meu gosto por história, acredito que refletem no que leio. Pelo visto esse livro está carregado disso e parece ser bem escrito. Adorei a capa, parece meio celta.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  9. Oi Glaucea :)
    O livro não faz muito meu estilo, mas parecer ser bom.
    E, ainda por cima é nacional, o que me anima ainda mais.

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  10. Eu já comprei o segundo desse livro, sem saber que era o segundo, e não consegui passar do começo, não sei se o segundo não é bom, ou é a mesma situação que acontece nesse.
    Beijos,K
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, parece bem legal, e eu concordo com a Julia, Que pais mais sem criatividade colocar esses nomes nos filhos! kkk'
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser muito bom e como sou apaixonada por literatura fantástica, fiquei com vontade de ler esse livro, só que acho que prefiro ler como que ele criou todo o universo depois de ter lido pelo menos o primeiro livro.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. EU já tinha visto, sem muita atenção, sobre esse livro em alguns blogs, mas ele parece ser interessante.
    A resenha ficou bem legal!
    Beijosss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Glau
    Não conhecia esse livro, mas parece ser super interessante!
    No começo da sua resenha, ao ler os nomes, também pensei que iria me confundir! Mas, realmente, os personagens se destacam em meio às suas características e os nomes parecidos não são mais um problema.
    Adorei a resenha! Ficou ótima! Valeu a dica :)
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - Lonely Hearts Club
    Participe das promoções do blog!
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  15. Hey (:
    Boa resenha Glau. Eu já li várias resenhas sobre esse livro e maioria era positiva, mas eu realmente não tenho vontade de ler :x UAHSUAHSUA Sei lá. Fora que nomes que são parecidos eu me confundo toda! Com os diferentes já me confundo também UASHAUHSUAS enfim q

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha lido algumas resenhas, mas nenhuma me convenceu como a sua. Adoro literatura fantástica! É legal quando o escritor conta como foi a parte da escrita do livro. Estou bem curiosa agora. :) E eu adorei seu novo layout! A Gi ararsou! Parabéns. :)
    Adorei a resenha.
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir