Autora: Licínia Ramizete
Editora: Fábrica de leitura
A solitária Marília parece ter encontrado um meio de trazer mais ânimo à sua vida:a sala de chats da internet. Ao acessar uma delas, Marília o faz como passatempo, sem grandes expectativas. Mas logo percebe um inusitado frequentador da sala de bate-papo: um vampiro. O amigo virtual que afirma ser um "andarilho das sombras", logo faz Marília passar da descrença à curiosidade e da curiosidade ao medo. O vampiro sabe mais sobre Marília do que ela própria! Agora ela terá que descobrir a verdade sobre si mesma e para isso ela terá de sair do virtual e encarar a realidade. Ela terá de enfrentar o vampiro da internet.
Marília é uma jovem solitária e um dia resolve acessar uma sala de bate papo na internet apenas para passar o tempo. Porém uma conversa chama a sua atenção: um jovem com o nick Vampiro diz ser um vampiro de verdade. Curiosa, Marília decide conversar com o rapaz e fica surpresa ao perceber que ele sabe muitas coisas sobre ela, até mais do que ela própria. Usando vários argumentos e fazendo várias insinuações, o vampiro desperta a curiosidade de Marília e ela se vê cada vez mais envolvida com ele, na busca de descobrir quem ela realmente é.
Por usar o nickname Vampiro, sempre que se refere a ele com outras pessoas, Marília o chama de Vampiro da internet, daí o nome do livro.
O começo do livro é muito interessante e prende bastante a atenção. A narrativa é em terceira pessoa, mas divide espaço com as conversas entre Marília e o Vampiro, que são transcritas em forma de bate papo mesmo. Acontece que do meio pro fim o livro perde o ritmo e fica muito mais do mesmo. Marília entra na sala e faz sempre as mesmas perguntas enquanto o vampiro faz sempre as mesmas insinuações. As coisas não acontecem, a história não se desenvolve e vai ficando um pouco cansativo.
Logo no início do livro fica claro que Marília tem um dom, mas só o vampiro sabe qual é. Ao longo da história ele vai dando algumas pistas e sempre fica aquela curiosidade sobre quem ela é de fato. O suspense feito em cima disso não demora a ser revelado e Marília, com a ajuda do vampiro logo descobre sua verdadeira identidade.
A revelação do mistério é feita de forma um pouco confusa, não entendi muito bem o que ela era e achei a explicação muito surreal. O mesmo acontece com Gustavo (o vampiro). A autora aborda um lado diferente e sinceramente, não vi características vampirescas nele. Pela forma como ele é descrito, poderia muito bem ser outro tipo de ser fantástico.
Do meio pro fim o livro volta a ganhar um pouco mais de ritmo, e com os mistérios já revelados, fica a curiosidade do que virá a seguir. E o que vem é inesperado. Marília sempre se deixou levar pelas conversas de Gustavo e no final ela mostra um grande amadurecimento, tomando atitudes contrárias ao que todos esperavam que ela fizesse. Porém, o desfecho da história é confuso e rápido demais, senti falta de uma explicação um pouco mais detalhada sobre tudo o que aconteceu.
O último capítulo é narrado por Marília, muitos anos depois, contando tudo o que aconteceu, falando sobre a história , contando o que aprendeu com tudo o que passou e como encara a sua nova vida hoje em dia. E no epilogo ainda tem uma situação nova que deixa o final subentendido.
Não posso deixar de citar o maravilhoso trabalho gráfico que a editora fez. A capa não é tão bonita, mas por dentro o livro é lindo, a diagramação é muito bem feita e todo começo e fim de capítulo é puro capricho.
Não sou muito fã de livros de vampiros. Na verdade, não li quase nenhum, já que não gosto ;D HSUASA Não sei o que neles me incomoda...também o fato de que eles bebem sangue? HSUAHSA Ainda assim, muito boa sua resenha (:
ResponderExcluirNatália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com
Assim como a Natália, também não gosto muito de histórias de vampiro. Acabei de terminar meu primeiro livro com a temática, o Insaciável. Mas eu gostei dessa história... acho que vou por na listinha, viu?
ResponderExcluirBeijo!
Nádia
Não tem como não dizer que a história do livro é curiosa. Pena eu ter tantos livros para ler, então tento nem me interessar por outros.
ResponderExcluirBeijos
Conjunto da Obra
Me deu uma curiosidadezinha para ler, mas tenho taaaantos na fila! :(
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl Spoiled
Nunca tinha visto esse livro. O nome me chamou atenção e história também! Parece bem legal!
ResponderExcluirBeijos
Geê - algodisso.blogspot.com
Sou mais uma para a lista das que não são muitos fãs de histórias de vampiros. Achei essa curiosa pela mistura com o tema da internet de uma forma inusitada. Não sei bem se me agradou, mas que chama a atenção, chama.
ResponderExcluirBeijos,
Paloma (atravesdaspaginas.blogspot.com)
No começo da resenha eu até pensei que seria um livro mega interessante, mas pelo visto é apenas interessante... Mesmo assim fiquei super curiosa...
ResponderExcluirA resenha ficou ótima!
Beijosss
Bianca,
Book mania
http://bookmaniablog.blogspot.com/
Mesmo você dizendo que se torna cansativo, eu, como louca por vampiros, fiquei com vontade de ler g.g
ResponderExcluirMas sei lá né.. É ler pra ver, HUAHUAHA.
Beijos.
No começo da resenha eu estava até achando interessante a história mais depois com seus comentários fico meio decepcionada. Mais mesmo assim vou tentar ler o livro. Adoro o tema de vampiros e sobrenaturais.
ResponderExcluirBeijinhos
Nunca vi esse livro, mais só de olhar para a capa, já dá vontade de ler.
ResponderExcluirMas vou deixar para mais tarde, até porque, também fiquei meio decepcionada com alguns comentários da resenha.
Beijos -glowofthemoonlight-
Mais um livro de vampiros, really? Eu achei a sinopse interessante e tals, só que sei lá... Já "trolaram" muito as criaturas das trevas ): Mas sua resenha está bem legal!
ResponderExcluirBeijos, World of Carol Espilotro
Achei interessante a história bem legal mesmo, pena que vc deu alguns spoleires, mas acredito de tenha mais coisas, mas quem sabe um dia leio?
ResponderExcluirBjs
Oie. Tudo bem Glaucea?
ResponderExcluirBem, o livro não me atraiu em nada. Eu bem que sou apaixonada por um livro vampiresco, mas achei (a partir da sua resenha) monótono. Parece que os personagens estão sempre naquilo e não progridem.
Beijos,
Mah | Livro e Coração
Gostei do titulo, mas não conhecia o livro.Mas a lista ta tão grande... rsrs
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Oi Glaucea :)
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa...
Vou esperar a lista diminuir e quem sabe não dou uma chance pra ele rs
Adorei a resenha.
Beijos
Amanda
Amanda's World
Oi Glau :)
ResponderExcluirDei um tempo em livros de vampiro hehehe, fiquei cansada!
Gostei da resenha, mas o livro não me chamou muito a atenção!
Seus marcadores chegaram, ameeei! Obrigada pela troquinha!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Na minha caixa do correio #14
Tem nova promoção de marcadores no blog! Participe :) http://migre.me/5rVly
Passa lá :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com
Apesar dos pontos negativos que citou
ResponderExcluirAinda assim fiquei curiosa a respeito do livro
E com bastante vontade de ler, para desvendar esses mistérios.
Beijos
Uma pena não ter se desenrolado!
ResponderExcluireu não fiquei muito empolgada com o livro, acho que pela temática =x
bjs
hm, pra falar a verdade, não gostei muito da cara inicial do livro. tipo, a primeira vista, não é algo que eu leria. Não só por estar dando um tempo nos romances vampíricos, mas também porque ele não me atraiu em nada, achei a sinopse meio bizarra. sei lá :P
ResponderExcluir