O diário de John Winchester (Supernatural) - Alex Irvine

quarta-feira, 12 de outubro de 2011




Autor: Alex Irvine
Editora: Gryphus 
Comprar

Baseado na série de TV Supernatural, "O Diário de John Winchester" é a reprodução fiel do livro-chave consultado pelos irmãos Dean e Sam Winchester nos episódios. Nele estão reunidos os muitos segredos colecionados por John para enfrentar a saga da família: ameaças sobrenaturais, demônios, fantasmas, espíritos, bruxas e vampiros estão minuciosamente descritos e detalhados nas centenas ilustrações do Diário. 
O diário de John Winchester traz para os fãs de Supernatural tudo aquilo que sempre sonharam: os rituais de exorcismo que Sam e Dean aprenderam a usar; a história de Samuel Colt; a primeira caçada de Dena; o time de futebol infantil de Sam...
É tudo sobre a frenética caçada aos seres sobrenaturais.




Quem acompanha Supernatural certamente conhece o diário de John Winchester. 
Na série, John possui um diário onde escreveu tudo o que encontrou durante os seus anos de caçador e, agora, Dean e Sam o utilizam como fonte de pesquisa para entender e enfrentar monstros, demônios, fantasmas e todo tipo de criatura sobrenatural.

Apesar da sinopse dizer que o livro é a reprodução fiel do diário eu não acho que seja. Várias casos e situações que no seriado são consultados no diário, não estão presentes no livro. No entanto, várias outras situações que não aparecem no seriado estão no livro e eu não senti falta de nada que seja importante. Ou seja, fiel ou não o livro é completo para todo fã do seriado.

O livro, como o próprio nome diz, é um diário. Então podemos acompanhar tudo o que acontece de relevante na vida de John desde que ele se tornou um caçador. O diário começa a ser escrito logo após a morte de Mary, esposa de John e mãe de Dean e Sam, em 1983. Quando Mary morre por uma criatura que até então ninguém sabe o que é, John jura se vingar e começa uma caçada. E é aí que ele começa a escrever o diário para poder lembrar e entender as criaturas que encontra pelo caminho. O livro é todo estruturado em dia/mês/ano e o acontecimento referente a data.  Uma coisa que eu achei bacana é que o livro não fala apenas das criaturas sobrenaturais, mas também conta coisas sobre a vida de John e sobre a infância e adolescência dos garotos, coisa que é pouco explorada no seriado. Então, é interessante acompanhar tudo o que aconteceu para que os personagens chegassem onde estão hoje.

Várias situações são mais aprofundadas e remetem diretamente a alguns episódios, como por exemplo a morte de Bill, marido de Ellen. A cena é mais detalhada no livro e podemos ver a reação de John ao acontecido, coisa que não é possível no seriado.

O livro tem ainda vários desenhos de armadilhas e rituais e também noticias de jornais e recortes com informações relevantes.
No diário encontramos informações sobre vários seres sobrenaturais e aprendemos como nos livrar dele. Tem várias explicações sobre alguns rituais, como por exemplo, porque o sal é usado contra espíritos e demônios e como fazer água benta, além de vários rituais de exorcismo. E no meio disso ainda conhecemos um pouco mais da vida vida de John, Sam e Dean.

O livro termina com John indo atrás do demônio de olhos amarelos e deixando para trás Dean e o diário, que é exatamente onde começa o seriado.

O livro é uma espécie de complemento ao seriado. Não vejo problema em ser lido por quem não acompanha ao seriado, já que explora bastante alguns seres sobrenaturais e rituais que podem interessar quem goste do tema, mas acredito que algumas coisas ficariam perdidas e confusas no meio do livro, já que várias situações presentes no livro são mais exploradas na série. Quem é fã da série e quer entender mais sobre os seres e os rituais ou apenas conhecer melhor os Winchester não pode deixar de ler.

Comentários via Facebook

29 comentários:

  1. Não sou fã da série então não leria. Não só por isso, mas não me interessei muito mesmo.
    Adorei a resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adoorooo sobrenatural!!!!
    Parabéns pela resenha! O livro deve ser mto bom!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. OMG. Sou completamente alucinada por Supernatural. Dean seu lindo *-* Esse livro deve ser muito bom, fiquei curiosa pra ler isso e saber mais sobre a vida do John que apareceu pouco no seriado. Adorei a resenha.

    beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou muito fã da série,mas o livro parece legal mesmo.
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah esse eu tenho que comprar, sou simplesmente viciada nessa série.
    Está com certeza na minha wish list.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  6. Do pouco que eu assisti da série, eu adoro. Soui medrosa demais pra conseguir baixar tudo e acompanhar, mas espero um dia tomar coragem.
    Esse livro parece ser bem interessante, acho que quando eu tomar coragem de ver o seriado, vou comprá-lo!

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  7. gosto muito da série e estou com muita vontade de ler o diário, apesar de está com medo de me decepcionar mas depois de ler a resenha gostei de como vc se referiu a ele e me incentivou a torra meu dinheiro na compra dele kkkkkkkkkk. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Amo a serie e esse livro me parece muito bom
    E da vontade de saber um pouco mais
    Ate já vi para comprar, mas não deu .-.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oba!
    Sou fã da série. Amo, amo, amo de paixão. Estou ainda pra começar a assistir a 6ª temporada e mal posso esperar pra isso.
    Pensei que o livro fosse meio podre, mas depois de sua resenha, já até acrescentei à minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Glaucea, vem conhecer seu blog. Muito interessante o layout. Parabéns!!

    Não sou um fã incondicional da série, apesar de querer um dia assistir todos os episódios (só não sei quando :X), e esse realmente parece ser essencial para os amantes da série.

    Quem sabe quando assistir a série, não entre pra minha lista não é? Sua resenha faz com que isso aconteça fácil fácil.

    Beijoos e novamente parabéns.
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  11. Eu quero! Eu quero! Eu quero!
    Amo Supernatural! Vim conhecer a série a pouco tempo, mas foi amor ao primeiro episodio!
    =D
    Sou fissurada nos Winchester, principalmente em Dean! S2Adorei saber mais sobre o diário! Bela resenha!
    Já esta na lista!

    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  12. Oi Glaucea, eu li o livro e adorei, como eu acompanho "Supernatural" para mim foi um acrescimento tanto na estória como fã da mitologia criada. Uma pena a série andar hoje tão perdida, gostaria que fosse como as primeiras 4 temporadas! hehehe

    Beijão
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  13. Eu não acompanho Supernatural, só sei que prefiro o Sam (e todo mundo prefere o Dean), hahaha! O livro parece interessante, mas, mesmo você dizendo que dá pra ler sem assistir à série, eu teria mais vontade de ler se acompanhasse.

    beijo

    ResponderExcluir
  14. show, sou fã da série, mas não sabia deste livro, vou procurar para comprar...
    bjs

    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Como eu não acompanho muitos seriados, acabo não tendo curiosidade por esse tipo de livro.. Mas a história parece mesmo interessante.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. eu não assisto o seriado então fiquei feliz em saber que posso lê-lo mesmo assim!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Não assisto Supernatural, mas adoro um diário. Sou muito curiosa então... haha

    Beijos, Bianca
    www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  18. Nunca vi um capítulo sequer de Supernatural. Confesso que uma vez me forcei a ver porque gostava de um menino que amava a série, mas sei lá, não deu... kkk'
    Imagino que o livro seja bem legal para os fãs! :)
    Por ser livro, quem sabe até dou uma chance à ele? Haha'

    Beijinhos,
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  19. OLá.
    Não sou muito fã do tipo de tema, mas parece bom.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda estou assistindo as primeiras temporadas da série e adoro. Gostei bastante da dica.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oie...eu não conhecia este livro, até que li sobre ele faz um mes mais ou menos, adorei o tema! Acredito que eu vá gostar muito. Bjuss

    ResponderExcluir
  22. Nunca vi a série! Não que eu ache chata, mas por desencontro mesmo eu nunca vi. Mas muitas pessoas falam bem dela, ainda mais para alguém como eu que lê muito sobre o tema sobrenatural.

    Vou conferir assim que der! =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Sou completamente apaixonada pela série de Tv, então esse livro está lá no topo da minha lista de desejados *--*
    Adorei a resenha!
    Bjs, Emmy
    Literary World
    http://literatura-emmy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Não sei porque mais nunca tive vontade de ver a série. Fiquei curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Ahhh, não sabia da existencia desse livro. Eu adorooo a série Supernatural apesar de não acompanhar. Acho muito legal as histórias e agora fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Sua resenha ta ótima.


    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. assisti só os primeiros episodio da serie... agora vendo este post me deu vontade de continuar... acho q vou baixar mais alguns e assistir... sempre falaram muito bem, queria me apegar nela tbm...

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Eu amo Sobrenatural, e amei a resenha do livro , já imcomendei o diario , e estou doida para que chega logo . Dean e Sammy dupla perfect '

    ResponderExcluir