A linguagem das flores - Vanessa Diffenbaugh

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Autora: Vanessa Diffenbaugh
Editora: Arqueiro


Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade dificil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma familia para outra, até ser considerada inapta para adoção.
Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até por tudo a perder.
Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular.
Quando uma florista lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram.



Victoria é uma jovem que passou toda a infância entre orfanatos e adoções que não deram certo, até ser considerada inapta para adoção. Devido a essas adoções, Victoria desenvolveu uma espécie de barreira para relacionamentos, tendo dificuldades em lidar com sentimentos e se relacionar com as pessoas.
Porém, quando pequena foi adotada por Elizabeth, a única pessoa que ela realmente amou e quis ficar perto. No tempo em que estiveram juntas, Elizabeth ensinou para Victoria tudo sobre a linguagem das flores. Mas devido a um fato Victoria teve de voltar para o orfanato.

O livro começa nos dias atuais com Victoria saindo do orfanato devido a sua emancipação e os capítulos se alternam entre o presente e o passado, quando ela foi adotada por Elizabeth. A narração é interessante e envolvente, já que sabemos que ela não ficou com Elizabeth e quando volta pro passado fica aquela curiosidade: 'Mas está tudo tão bem, o que aconteceu pra mudar isso?'.

Victoria é uma personagem avessa a relacionamentos sociais, não faz questão de se aproximar das pessoas ou criar laços afetivos. Devido a isso e aos ensinamentos de Elizabeth, ela adotou a linguagem das flores como forma de comunicação. Tudo o que ela quer dizer ou sente por alguém é expressado através das flores e seus significados.

E é devido a esse amor as flores que Victoria, depois de emancipada,  procura emprego em uma floricultura. A partir daí ela conhece pessoas que de certa forma mudam sua vida. O principal deles é Grant, que também conhece a linguagem das flores e desenvolve uma relação com Victoria através delas.

Victoria é uma personagem conflitante. Eu me identifiquei com algumas características da personagem, mas não concordei com algumas atitudes que ela tomou e várias vezes eu quis dar uns tapas nela e em outros momentos eu me solidarizei.

Victoria tem o dom de estragar as coisas, ou melhor, de não dar oportunidade para que as coisas deem certo devido as suas experiências do passado. Quando começa a trabalhar na floricultura, varias coisas do seu passado vem a tona e Victoria tem de lidar com isso, e começa a repensar várias coisas de sua vida.

Apesar de vários pontos na vida de Victoria não serem corriqueiros, várias de suas características são comuns a muitas pessoas. Isso torna a personagem mais próxima e faz com que nos envolvamos em sua história. A narrativa também ajuda, já que podemos entender uma atitude do presente quando conhecemos seu passado.

O livro é muito intenso no que se refere a sentimentos, relacionamentos e vários outros aspectos. É muito interessante acompanhar toda a história de Victoria e perceber o amadurecimento da personagem. É um livro que fala sobre amor, perdão, autoconhecimento e superação. Mas, como eu já disse, tudo de uma forma intensa e tocante. A mensagem principal do livro é sobre recomeços, sobre como fatos do passado podem influenciar o presente, como as vezes sabotamos nossa própria felicidade,  e que uma forma de mudar isso é através do perdão (começando com perdoar a si mesmo) e através do amor. Tudo isso com uma carga dramática na medida que faz com que o livro seja intenso sem ser pesado.

Desculpem por repetir inúmeras vezes a palavra 'intenso', mas não encontrei outra melhor pra definir o livro. Algumas partes achei repetitivas e desnecessárias, mas nada que estrague ou tire o brilho da história. A história é muito bonita e a leitura é super recomendada.

No final tem um dicionário de flores que é muito interessante. Várias flores eu não conhecia o significado e várias outras tem um significado completamente diferente do que imaginava. Muito bacana.

Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Olha aí um livro que eu leria, sim!! Gostei do enredo...assim que tiver a oportunidade quero ler! bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro. Parece muito legal, e ainda tem essa paradinha com os significados das flores né... Parece bem interessante.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro. Parece muito legal, e ainda tem essa paradinha com os significados das flores né... Parece bem interessante.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Nossa to boba, já tinha visto a capa desse livro, mas nunca tinha parado para da uma olhadinha nele, a história parece ser lindaa... Calma deixa eu corre para ver se na carteira ainda tem dinheiro, tenho q comprar esse livro urgente. Beijos. Resenha Perfeita!!!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho muita vontade de ler esse livro não. Mas tenho curiosidade, afinal a capa é linda e falam bem!

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Glaucea,
    Não conhecia o livro, gostei da resenha e fiquei curioso.
    Abçs.

    Devorador de Letras: Promoção - Niver Marco Antonio - Amazônia Um Camin... http://devoradordeletras.blogspot.com/2011/11/promocao-niver-marco-antonio-amazonia.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  7. Oi Glaucea, quero ler o livro pois parece ser tão bonito e ao mesmo tempo dramático.
    Gostei da resenha, e assim que possível irei ler ele.

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu não dava muita coisa por ele
    fiquei feliz em saber que é uma ótima leitura!

    bj

    ResponderExcluir
  9. Oi Glaucea, tudo bem?
    Então, eu só to esperando o meu exemplar chegar, sabe aquela vontade louca de ler um livro? É isso que eu to sentindo agora. Mas dependo dos Correios, né?
    Adorei sua resenha e não se preocupe de ter escrito a palavra 'intenso' muitas vezes, isso fez com que a resenha também se tornasse intensa. AUHSHAUS ;D

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu já recebi o meu e estou esperando terminar de ler os outros livros para começar! Estou super curiosa, o livro me chamou a atenção tanto pela história quanto pela capa *-*
    Adorei sua resenha!
    Bjs, Emmy
    Literary World

    ResponderExcluir
  11. Eu não dava muito por esse livro, não.. Mas depois da sua resenha fiquei curiosa!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  12. Gostei daqui, mais um blog sobre literatura. Amo ler! Amo escrever.

    Se puderes passa no meu blog e segue:
    http://leilakruger.blogspot.com

    Convido-te a conhecer meus escritos em meu blog, e o hot site do romance que tô lançando, "Reencontro", pela editora Novo Século:
    http://www.leilakruger.com.br
    É possível ler o primeiro capítulo no hot site.

    Um ótimo domingo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi muito sobre esse livro
    E eu arriscaria uma leitura
    Deixa a oportunidade aparecer

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Glau!

    Já gostei do livro, somente lendo sua resenha!
    Q linda! Parabéns!
    Livro parece ser muito emocionante mesmo!
    Com certeza, já vai para lista de desejados, lista esse que só cresce rs

    Beijokas

    ResponderExcluir
  15. Acho a capa desse livro linda! Quero ler pois a história é interessante coitada da menina que tem que se mudar sempre e voltar para o orfanato, mas isso infelizmente acontece.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei a dica, eu estou querendo ler esse livro e foi a primeira vez que li uma resenha dele. Tb acho que essa história deve ser linda e fiquei curiosa em ler sobre o significado das flores.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Acho que, se eu visse esse livro na livraria, não me interessaria. Mas sua resenha foi bem sincera e "intensa" (haha essa foi só pra brincar) e confesso que fiquei interessada! E adorei esse dicionário no final, eu não entendo NADA de flores!

    beijo

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Sou apaixonada por histórias assim, profundas, intensas, como você cita. Acho que falar de sentimentos não é fácil, e quando um autor consegue fazer isso nos envolvendo na história, todos os pontos para ele.
    Tenho vontade de ler o livro, mas sem oportunidade ainda ;~

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Glaucea!
    Nossa, a sua resenha me deixou doida pelo livro!
    Acho que vou adorar!
    Até já me identifiquei com Victoria. :D
    E acho a capa linda!
    Adoro capas simples, que transmitem sensibilidade.
    Bjss!

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua resenha.
    Adoro livros assim.
    Mas eu já teria comprado só pela capa. AHAHAHA
    que LINDA!

    Bjão

    ResponderExcluir
  21. gostei da resenha principalmente por que fala de flores

    ResponderExcluir
  22. Amei sua resenha (:
    Eu não tenho muito interesse nesse livro, mas ele parece ser muito intenso e lindo mesmo. E eu adoro essa capa, acho fenomenal <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  23. Posso dizer sem sombra de dúvida que essa é a melhor resenha que já li desse livro. Despertou completamente a minha vontade em relação a ele, de uma forma que não havia despertado antes! Você conseguiu passar que o livro é de uma simplicidade tocante, e adorei saber que fica alternando entre os fatos passado e futuros, à caminho de um clímax para explicar o que realmente aconteceu no passado e como isso acabou afetando o presente. Gostei mesmo e com certeza pretendo lê-lo um dia. Estou sempre à procura de livros assim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Amei a resenha, e a capa desse livro é linda demais, espero poder ler esse livro logo, fiquei ansiosa, achei super legal o dicionário de flores no final, deve ser interessante.
    Parabéns pela resenha Glaucea.
    Beijos

    ResponderExcluir