Almas Gêmeas - Fernanda Matias

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Autora: Fernanda Matias
Editora: Baraúna


Camila, com seus quase 17 anos, se vê de repente num mar de preocupações entre o fim do colegial, o início de uma faculdade e a saída do leito familiar. Se não bastasse isso ela ainda terá que enfrentar uma mudança inesperada e habilidades que ela desconhecia. Mas ela não estará sozinha. Pessoas como ela a ajudarão. E Camila vai começar a entender diversas atitudes impostas pela sua amiga de infância, Penélope e o sarcástico Sílvio. Uma atração irresistível fará com que eles se unam e tragam para o grupo Fábio, o único sem habilidades diferentes. O que une esses quatro jovens? Quais são os segredos que Camila não compartilha? Quem são eles? E o que serão capazes de fazer? 


Camila é uma uma jovem estudante do ensino médio, que leva uma vida normal ao lado do seu grupo de amigos e de Fábio, seu amigo de infância que sempre foi apaixonado por ela. Na escola, existe também um outro grupo: os esquisitos, do qual Penélope, uma antiga amiga de Camila, faz parte.
A vida normal de Camila muda quando fatos estranhos ocorrem entre ela e Sílvio (também membro dos esquisitos). Camila descobre ter novas habilidades e buscando respostas sobre isso se reaproxima de Penélope e de seu grupo de amigos, enquanto tenta manter a amizade com o seu antigo grupo.


Almas Gêmeas é um livro bem diferente do que imaginei. Pela capa e pelo nome, imaginei que fosse um romance água-com-açúcar ou algo relacionado, mas não, é um livro adolescente sobrenatural que, claro, tem romance, mas não é foco principal.

O livro é um prato cheio para quem gosta de sobrenatural mas já está saturado de vampiros e/ou anjos. A história criada por Fernanda não cai no lugar comum. Com a premissa de jovens com habilidades em comum pode ser comparada com Heroes e X-Men, mas para por aí, todo o contexto e  desenvolvimento é diferente.  Mesmo com todo o toque sobrenatural, o livro narra uma história de adolescentes, com todos os dramas, romances, amizades e aventuras típicos, que nos permite uma identificação maior.

“Muitas vezes me sentia num filme do X-Men. Sempre me escondendo. Mas faltava um professor Xavier. E como fazia falta... Um adulto auxiliando nas mudanças.”

Em meio a vários personagens, somos apresentados a Camila, Fábio, Penélope e Sílvio. Os quatro tem uma ligação especial e são grandes aliados na busca pelo conhecimento sobre suas habilidades. Cada um tem uma personalidade diferente e um modo diferente de encarar o que está acontecendo. Isso fica claro na narrativa, que é dividida entre os 4. Cada capítulo é narrado por um personagem diferente e, particularmente, achei isso fantástico, assim podemos conhecer um pouquinho melhor sobre cada um.

O livro trás um novo conceito sobre almas gêmeas, diferente do padrão romântico a que estamos acostumados. Não sei se coloca-lo aqui seria spoiler, mas por via das dúvidas... leiam o livro e descubram =)

O livro é muito bem escrito e prende a atenção. Tem vários mistérios e questionamentos que despertam a curiosidade sobre o que vai acontecer, e com isso ficamos presos na história e quando vemos já estamos na metade do livro sem perceber. A leitura flui.

O ponto negativo fica por conta da falta de respostas no final. O livro é uma série, então não dá pra revelar tudo no primeiro livro, mas eu senti falta de alguns esclarecimentos simples, porque parece que terminamos o livro com as mesmas dúvidas que tínhamos no começo.

De qualquer forma, ainda tem muitas coisas a serem exploradas, o que me faz desejar loucamente a continuação e acreditar que terei as minhas respostas além de outras surpresas.

Comentários via Facebook

25 comentários:

  1. Eu ganhei esse livro em uma promoção e até o comecei a ler, mas deixei ele de lado para elr um outro... Espero poder logo e até a parte que achei, a Camila é muito infantil! Não para de chorar, pelo que me lembro. Espero que isso mude... Eu até já conversei com a escritora sobre a capa e o significado dela, mas ela não me falou muita coisa, por medo de spoilers. :) E a idéia dos X-Men é super legal! :)
    Ótima resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Já li algumas coisas sobre esse livro
    Mas nunca tive oportunidade de ler
    E parece ser bom, só a capa que não é rs
    Mas como não se pode julgar um livro pela capa …

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei da resenha! Eu nunca havia ouvido falar desse livro, mas a estória parece ser bem legal e diferente do conceito que alma gêmeas mais conhecido, como você falou.

    Beijos,
    http://april-1993.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Não conhecia o livro e me parece interessante, boa resenha..abçs.

    Devorador de Letras: Promoção Kit Julieta Imortal http://devoradordeletras.blogspot.com/2012/01/promocao-kit-julieta-imortal.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  6. Oi =)
    Já ouvi falar do livro, mais ainda não li! Realmente "Almas Gêmeas" parece ser aquele livro que só fala de romance! Já tinha vontade de ler o livro, mais essa resenha esclareceu mais a estória, e só me deixou mais curiosa ainda! Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Renata =)

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu confesso que não conhecia o livro..li com muito interesse a sua resenha...Parabéns. Bks e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido uma outra resenha desse livro, mas ela não me interessou tanto quanto a sua. A história parece interessante e o "conceito diferente de alma gêmea" me deixou curiosa! Eu só acho que muitas vezes livros que alternam tanto assim de ponto de vista ficam um pouco "desconectados", falta alguma ligação entre as partes, uma linha de coerência. Isso não acontece com esse? É só uma dúvida minha...

    Beijos,
    Paloma - Blog AP (atravesdaspaginas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  9. Eu achava que esse livro era um romance meloso e agora fiquei curiosa para saber que história sobrenatural é essa. Mas acho melhor ler o primeiro livro quando o segundo estiver publicado.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Eu já sabia que era um livro sobrenatural pela capa preta e meio sombria, haha. Isso tá tipico nos livros sobrenaturais, mas pensei que seria algo mais meloso, também. Não sei se leria, porque não faz meu estilo, mas fiquei curiosa porque gosto de estórias assim, com diversos focos narrativos. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ah, não creio, um livro que eu tinha certeza que ia ler a resenha e continuaria querendo não ler me impressionou completamente.

    Adorei sua resenha e abriu uma curiosidade imensa em mim, ainda mais por não saber que novas habilidade nova que ela vai adquirir.

    Vixi, pelo jeito a série vai ser longa para responder quase nenhuma pergunta, né?

    Não adianta, quanto mais tentamos nos afastar das séries, mais elas vem atrás de nós e invadem nossas estantes rs.

    Beijosss
    Blog Literário Reading Books and More..

    ResponderExcluir
  12. Oi Glaucea, voltei!
    Gostei da resenha, o livro parece ser daqueles que me agradam bastante. Enredo original, diferente, mas contendo aqueles elementos básicos e necessários: romance, sobrenatural e uma história que interesse. Pela capa eu achava que era espírita o.Õ

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Gostei da sua resenha, me fez ter vontade de ler o livro. Adoro essa coisa das habilidades diferentes, meio x-men.

    Beijos!!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  14. Oi Glau!
    Faz um tempinho que não passo aqu né?! Desculpe :S
    Mas então, esse livro parece muito bom. Assim como você eu achava que era um romancezinho, mas depois de ler a sinopse percebi que era um pouco diferente :)
    Com certeza vou ler!
    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A originalidade em dividir a narrativa entre 4 narradores, com suas respectivas visões de vida, impressiona. Gostei bastante da resenha, também.

    ResponderExcluir
  16. To afim de ler esse livro a séculos, mas estou particpando do book tour e ainda não chegou a minha vez o que é uma pena, mas tomara que chegue logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha visto sobre esse livro até então, apesar da sua resenha impecável, sei lá, acho que não arriscaria. E na verdade também, eu ando com bloqueio literário, dei um stop na leitura.

    beijos querida.

    ResponderExcluir
  18. oooi


    Gosto muito de livros assim com adolescentes sobrenaturais... Deve ser muito bom, EU QUEROOO! hahahaha'
    Ótima resenha!

    Beijos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  19. Ah, já tinha visto esse livro por ai, porém nunca tinha parado para ler nada sobre ele. Confesso que não é o tipo de estória que leria no momento, quem sabe no futuro 'Haha. Enfim, adorei a resenha :)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  20. Oii!
    Não conhecia esse livro, mas adorei a dica!
    Sei como é quando o livro de uma série termina sem respostas, acho que sempre tem que ter aquele mistério, mas não deixar o leitor no escuro em relação a tudo!
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,

    Tem nova promo no blo, passa lá...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Glaucea,
    Queria agradecer a super resenha que vc fez. Sobre a capa, logo logo terá novidades nesse quesito, assim como o lançamento do segundo livro, então aguardem...
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, fiquei interessada. Não conhecia o livro. '-'
    ficou ótima.
    beijos
    boa semana
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  24. Glau!

    Ótima resenha, fiquei meio curiosa em relação aos mistérios da história e por saber que a autora criou um novo conceito em relação às almas gêmeas, coisa que hoje os autores têm caído na enfadonha mesmice.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  25. Olá! RESENHA ADORÁVEL!
    Fico feliz q tenha comentado em meu blog( http://exercitesuamente.blogspot.com)Muito obrigada!
    Queria anunciar q meu blog está com muuuuitas novidades sobre a saga Hush, Hush

    ResponderExcluir