Ainda não te disse nada - Mauricio Gomyde

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012



Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71

"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...





Ainda não te disse nada conta a história de Marina, uma estudante de moda que trabalha em uma agência dos correios e sonha em ser uma grande estilista.
Em um dia de trabalho Marina conhece Julia, uma mulher que escreve cartas quando ninguém mais o faz. Julia escreve cartas como uma forma de profissão, ela é um 'anjo carteiro' e é contratada  para se corresponder com pessoas em nome de outras.
Por obra do destino, uma das cartas vai parar nas mãos de Marina, que encantada com as palavras na carta, decidi continuar o trabalho de Julia e se corresponde com Heitor, o autor da carta.

Já li o primeiro livro do autor (O mundo de vidro) e gostei bastante, então estava com altas expectativas para esse livro ao mesmo tempo em que tinha certo receio de ser um 'mais do mesmo' como acontece com alguns autores, de ter sempre a mesma fórmula que apesar de agradar no começo acaba cansando. Mas o livro não só superou todas as minhas expectativas como me fez ficar mais fã do autor.

Tentei achar uma palavra para descrever o livro, mas além de ser quase impossível também seria injusto usar uma só palavra. O livro é intenso e leve ao mesmo tempo, romântico e divertido, envolvente e descontraído, moderno e clássico... enfim, é um livro que merece ser lido.


Marina é uma mulher comum que luta por seus sonhos. As situações são diferentes, mas em várias partes eu me identifiquei com ela e seus objetivos. E isso foi um grande ponto positivo pra mim: Marina é uma personagem 'real', não uma personagem caricata, e isso me deixou mais próxima da história. Todos temos sonhos e queremos ser felizes, todos somos um pouco 'Marina'. Sem contar também a origem italiana de Marina... eu adoro tudo que faz referência a Itália *--*

Sempre acompanhada das suas amigas Thais e Francesca, o trio garante boas risadas durante a leitura (não esquecendo também do cômico vizinho Otavinho). Todos os personagens são muito bem elaborados e importantes na história. 

Lembra quando eu disse ali em cima que 'fiquei mais fã do autor'? Mauricio escreve de uma forma simples, em uma linguagem que usamos no dia a dia, e consegue nos envolver na história de forma que começamos a ler e nem percebemos que já estamos quase no fim. Mas o ponto alto é que o livro é narrado pela personagem Marina e Mauricio conseguiu com maestria colocar os sentimentos e emoções femininas na narração.  

O ponto principal e mais apaixonante do livro são as cartas. Quando Marina resolve responder uma carta, começa um ciclo de troca de correspondências que nos envolvem nessa história de amor. As cartas são intensas, sensíveis, românticas, poéticas e apaixonantes. A história de amor que se desenvolve é única e verdadeira. Tem coisa mais verdadeira do que se apaixonar por alguém que você não conhece pessoalmente, não sabe qual a aparência ou outros detalhes considerados importantes? E o mais bacana de tudo isso é acompanhar o 'nascimento' desse amor e a evolução de toda a história.

Ainda não te disse nada é um livro que fala essencialmente sobre amor, mas também fala sobre amizade, amadurecimento, sonhos e como é importante correr atrás deles. É um livro que te faz pensar, rir, se apaixonar, se emocionar e principalmente sonhar e acreditar nos sonhos. E quando termina é inevitável ficar com um sorriso bobo no rosto e um gostinho de quero mais. 

Além de tudo, o livro tem uma trilha sonora muito bem elaborada, com músicas que se encaixam perfeitamente com as situações narradas no livro. Uma boa história com uma boa música... Tem combinação melhor?

Ainda não te disse nada é SUPER recomendado. Só posso terminar dizendo que amei e favoritei =)

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Glaucea! Já li Ainda Não Te Disse Nada e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é mesmo apaixonante, não vejo a hora de lê-lo!

    Acho as cartas que existe faz toda diferença no enredo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é incrível mesmo. Que pena que não tive a chance de ler o Mundo de Vidro ainda :(
    Bom, a estória é incrível. Os personagens são ótimos. As amigas da Marina são hilárias. Como vc disse, ele se utiliza de expressões do dia-a-dia, no começo meio que estranhei já que não tô rão acostumada de ver isso em livros, mas amei ele colocá-las. E o que são aquelas cartas? Uma mais apaixonante que a outra. Irresistíveis, fabulosas. Mauricio realmente está de parabéns.
    Bjão!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Fico com muita curiosidade em cima desse livro, quero ver se o leio ainda esse ano! :D
    Beijos,K.
    Girl SPoiled

    ResponderExcluir
  5. Oi Glau,
    Já ouvi falar muito sobre esse livro!!!
    Adorei a sua resenha.
    Bjkas, flor...

    ResponderExcluir
  6. Desde que li a primeira resenha sobre esse livro fiquei morrendo de vontade, e a sua resenha só aumentou isso! Para começo de conversa, sou viciada em trocar cartas; em segundo lugar, a história toda do livro pareceu um amorzinho.

    Adorei a resenha! Estou considerando esse livro para uma promoção lá do blog.
    Beijos,
    Paloma - www.atravesdaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Glaucea,

    Esse livro é muito bom, vale muito a pena ler, parabéns pela resenha...abçs.

    Tem uma promos lá no blog, participe.....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Terminei de ler esse livro há algum tempo e gostei. Não cheguei a amar, porque não senti uma conexão com o livro. Era pra eu ter me encantado com o romance entre H e M, mas eu gostei mais dos outros assuntos do que das correspondências entre eles, sabe?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. O livro parece muito legal...já li diversas resenhas...todas sempre positivas...parabéns para o autor e para vc, resenhista!!! Beijinhos

    ResponderExcluir