Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circunstâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.
Não tinha muitas expectativas sobre esse livro devido a algumas criticas que eu li, e talvez por isso ele me surpreendeu positivamente.
Tessa é casada com Nick e abdicou de seu emprego para se dedicar a sua casa e seu filho. Nick é médico e marido de Tessa. Valerie é advogada e mãe de Charlie. A vida dos três é cruzada quando Charlie sofre um acidente e é atendido por Nick. A partir daí se inicia um triângulo e muitas mudanças começam a acontecer.
Esse é o segundo livro que leio da Emily, mas é o primeiro que realmente me conquistou. A narrativa é tão envolvente que eu nem senti passar as quase 500 páginas. O livro é narrado por dois pontos de vista: o de Tessa em primeira pessoa e o de Valerie em terceira pessoa. É interessante acompanhar os dois lados da história porque assim podemos entender melhor as motivações de cada uma.
Questões do Coração é um livro que trata de um tema real e muito presente no nosso dia a dia. É um tema que apesar de não vivenciarmos, certamente conhecemos alguém nessa situação ou que já passou pela mesma, ou ao menos ouvimos falar sobre pessoas passando por isso. E isso faz com que haja um reconhecimento maior com toda a história.
Não me identifiquei com nenhuma das personagens, por não ser uma situação pela qual eu já tenha passado, mas tentei ver a história pelos dois lados, e conhecendo todos os lados me vi cada hora defendendo uma personagem. É inevitável não pensar: ' o que eu faria se estivesse nessa situação?' e embora eu pense de uma maneira, é o tipo de situação que não dá pra prever o que faríamos se fossemos nós no lugar das personagens. E isso é uma coisa que perdura pelo livro inteiro: se colocar no lugar dos personagens. Sabe quando você julga uma atitude e depois pensa ' e se fosse eu no lugar?' ou então não concorda com algo e depois de saber os motivos até acha justificável? O livro é essa montanha russa de questionamentos, sentimentos, emoções e empatia. Sentimentos esses que vão do ódio a compreensão em apenas um virar de páginas.
O livro é intenso e fala principalmente sobre perdão. Torci por um final diferente, o que não quer dizer que o fim não tenha sido bom. E analisando pelo que acontece normalmente, ele foi condizente com a realidade e também com o propósito do livro.
A resenha ficou
O título não poderia ser mais perfeito, já tudo se resume as inexplicáveis e complexas Questões do coração.
Super recomendado.
Amei sua resenha...acabei de comprar o livro e em breve vou ler...foi legal ler sua resenha antes. Beijinhos
ResponderExcluirEstá rolando uma Promo lá no blog. Venha participar conosco.
http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/2012/02/promocao-cultural-amazonia-um-caminho.html
Ai, sabe que criei um certo preconceito com esse livro por causa das resenhas que li? Pra ser sincera, não gosto muito de ler sobre essas complexidades que o livro aborda, sempre me sinto mal, então acabei deixando de lado.
ResponderExcluirBeijos
Parabéns pela resenha Glaucea! Já li Questões do Coração e amei! Beijos!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio desse livro em uma semana... acho que deve ser alguma espécie de mensagem para que eu interesse de fato pela leitura, e posso dizer que você contribuiu com uma enorme parcela para isso. :D
Amo livros intensos, que tenham um direcionamento duplo, não se dedicando inteiramente a apenas um personagem. Além disso, a temática soa de forma extremamente instigante. Olha, espero conferir essa obra em breve, porque agora sinto-me inteiramente curiosa, HAHAHA.
Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/
Só li resenhas positivas desse livro. Tenho muita curiosidade de lê-lo. Parece realmente uma estória intensa e apaixonante.
ResponderExcluirAinda não li nada da autora, acredita? ><
BJão!
-Amigas Entre Livros-
Acho muito linda a capa desse livro *-*
ResponderExcluirNão tenho muita curiosidade em ler esse livro, já que não faz muito meu estilo, mas a história parece ser muito bonita.
Beeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
Eu tô enrolando para ler esse livro há muito tempo. É que como já foi lido pela minha mãe e resenhado por ela eu dou prioridade para os que serão futuras resenhas minhas, e como a pilha não diminui :/
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl Spoiled
Oi Glaucea vc acabou de ganhar um presente lá no blog, da uma olhada lá:
ResponderExcluirhttp://claratorrespalavras.blogspot.com/2012/02/promocao-relampago.html
por favor entre em contato comigo pelo e-mail:
ana-claratorres@hotmail.com
Beijos!
Boa noite,
ResponderExcluirJá li e resenhei esse livro no blog, muito bom, parabéns pela sua resenha...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com/
Sei que gosto da capa e estou tentando arrumar um tempinho na minha lista de leitura e conseguir ler esse livro... rs
ResponderExcluirBjO
http://the-sook.blogspot.com/
Eu gostei muito do livro, mas teria feito diferente do que Tessa fez. Não merecia perdão.
ResponderExcluir=D
BiahB - Garota Pai D'égua
www.garotapaidégua.com
Oi Glau
ResponderExcluirNão tem como não se sentir na "pele" dos personagens né? Eu devorei esse livro, gostei muito da história, e o jeito como Emily faz o leitor entrar na vida do personagem e se identificar, mesmo não tendo vivido o tipo de situação.
bjos
Nunca li nada da Emily (o que é uma vergonha né? OMG), mas pretendo mudar isso em breve.
ResponderExcluirAdorei a resenha.
Beijocas
COmprei olivro e estou esperando entregarem, parece uma ótima história.
ResponderExcluirPassa no meu blog? Tem Promoção:
http://just-livros.blogspot.com/
Eu não li nada da Emily ainda. Narrativas intercaladas é bom, pois conhecemos a perspectiva de cada personagem. Mesmo se o livro for grosso, se a narrativa é boa, nem percebemos isso. Você disse uma coisa que concordo, as vezes torcemos por um certo tipo de fim, mas isso não quer dizer que o que não gostamos do que realmente aconteceu.
ResponderExcluirEspero conhecer a narrativa da Emily em breve..
Bom Carnaval
Beijos :D
Oii
ResponderExcluirEu não li o livro ainda apesar de todas as resenhas que vejo sempre falam muito bem espero um dia ter a oportunidade de lê-lo !
Beijos,
Patty - Cartas para Ficção
Acho que esse livro está conquistando aos poucos. Cada resenha e cada comentário que eu vejo, me faz querer mais lê-lo. Acho que eles não são muito alegres, mas mesmo assim conquistam muitas pessoas.
ResponderExcluirAinda vou dar uma chance para ele, mas não tão em breve!
Beijos
Geê - almaleitora.blogspot.com
Olá :D
ResponderExcluirAinda não li nada dessa autora, mas espero ler em breve. Esse livro parece ser muito bom, alguns amam e outros nem tanto assim, então espero que eu possa ter a oportunidade de ler e tirar minhas próprias conclusões (: Boa resenha.
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Oi Glaucea!
ResponderExcluirComo você está?
Saudades de passar por aqui!! A minha vida de blogueira anda bem limitada. :s
Eu simplesmente amei a sua resenha, apesar de eu não ter gostado do livro.
Li imaginando outra coisa, então foi uma grande decepção. Mas, concordo que o livro possui uma narrativa super envolvente e uma trama que nos faz pensar... :)
Beijooo!
Oi Glaucea!
ResponderExcluirEu gostei demais desse livro! A autora planejou muito bem a história, e em muitos momentos fiquei angustiada e com muita raiva de certos personagens!
Mas no final você fica pensando se realmente algum deles estava errado e tudo o mais!
Ótima resenha!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo, passa lá :)
Beijos,
Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland
Own, eu sou doida para ler algum livro dela, porque não li nenhumzinho. Este livro parece ser muito fofo e lindo, own *___________* USHAUHSAUHSAUHSUAH vago, mas é importante não sair distribuindo spoilers (já li uma resenha de "O último Olimpiano" que contou o final todo o_o, foi triste). Enfim, USHAUHSUAHSU, boa resenha,
ResponderExcluirbeijones
Rachel Lima
http://corujando.org
Um monte de gente fala bem da autora e eu é claro fico com vontade de ler os livros dela, como resebi presentes da vida quero ver no que dá! Mas se gostar vou ler esse é claro.
ResponderExcluirBjs
Eu super queria ler esse livro, mas, assim como você, fui desanimada pelas resenhas negativas. De uns tempos pra cá, porém, li bastante resenhas positivas e me empolguei novamente. Lerei :)
ResponderExcluirbeijo
Não achei que a resenha tenha ficado vaga, eu gostei. Eu ainda não tenho certeza se quero ler esse livro tão logo, mas já que você se surpreendeu, eu espero que eu e surpreenda também.
ResponderExcluirEstou seguindo. Beijos.
Tudo Tem Refrão
Triangula amoroso? Que confusão livro com dois tipo de narração, que coisa rs.
ResponderExcluirGosto de estórias com tons reais isso torna mais interessante.
Espero ler um dia esse grande livro e até apareceu na televisão indicado por um cantor.
Bianca
Um Universo Fantástico
Oi! :D
ResponderExcluirTenho esse livro há algum tempo e ainda não li. "/
Gostei do que você falou sobre a narrativa, em 1° e 3° pessoa, acho que é a primeira vez que vejo alguém falar sobre esse ponto, ou eu já havia esquecido. ^^
Espero ter tempo de lê-lo em breve!
Beijos,
april-1993.blogspot.com
Este livro está entre os meus favoritos. Uma história linda e muito comovente onde o coração muitas vezes tomam decisões que só ele mesmo explica.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Glaucea!
ResponderExcluirEu não gostei tanto assim do livro, não sei. Acho que pelas circunstâncias que a autora criou, essa história de traição.. Não me leve a mal, mas não gosto de ler livros assim, rs
Tirando isso, quer dizer, o livro se resume a isso, ele é ótimo, os capítulos muito bem divididos entre as duas mulheres! Emily arrebenta nisso né?! Rs
Beijos, até mais, um bom final de semana, e boas leituras!
http://migre.me/8iZez
Oi flor,
ResponderExcluirAmei a resenha tenho esse livro ha algum tempo aqui para ler mas ainda não cnsegui. Pelo que vi acho que ia gostar adoro um romance. Ainda não li nada da Emily mas acho que vou curtir a leitura.
bJKS
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/