Dos livros para a televisão #1 - Dexter

domingo, 4 de agosto de 2013

Vários livros são adaptados para o cinema, mas há também uma variedade de livros que são adaptados e viram séries de televisão. Hoje vamos falar de Dexter.

Dexter é um personagem criado por Jeff Lindsay. A série de tv, exibida pelo canal Showtime, teve a primeira temporada baseada no livro Dexter a mão esquerda de Deus. A partir da segunda temporada a história segue um caminho completamente independente dos livros.


Dexter é uma série de drama/suspense centrada em Dexter Morgan, um assassino em série com diferentes padrões que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue no departamento de polícia de Miami.

Valendo-se do fato de ser um especialista forense em análise de sangue e de trabalhar no Departamento de Polícia, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça. Ele organiza seus assassinatos em torno do "Código de Harry", um apanhado de regras e procedimentos desenvolvidos por seu pai adotivo, Harry, para garantir que seu filho nunca seja preso e assegurar que ele mate apenas outros assassinos. Harry também treinou Dexter quanto a interagir convincentemente com outras pessoas apesar de ser um sociopata

A série de Jeff Lindsay tem seis livros lançados até o momento.


1 – Dexter - A mão esquerda de Deus
Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade é um assassino incomum que apenas extermina aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami. Em Dexter, a mão esquerda de Deus, o livro que deu origem a aclamada série de tv, o adorável matador se depara com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele e  prevê seus passos.



2- Querido e devotado Dexter
Em Querido e devotado Dexter, um novo assassino em série assusta as ruas de Miami tanto pela técnica quanto por sua ousadia. Perturbado, Dexter se vê obrigado a deixar o disfarce de bom moço de lado para percorrer um caminho instigante, no qual por vezes se confundem caça e caçador.
Esse é o segundo livro de Dexter, que inspirou a série de televisão homônima. O famoso protagonista trabalha na polícia, mas desde cedo seu real ofício é liquidar os serial killers, sempre camuflado e sem levantar suspeitas.

3- Dexter no escuro
Uma nova onda de assassinatos volta a perturbar a população de Miami. Os corpos são encontrados carbonizados, sempre com um pé descalço e decapitados. É assim que o mais novo serial killer da cidade consegue provocar Dexter. Porém, desta vez, o investigador terá que desvendar esse mistério sozinho. Aquela voz sussurrante que lhe inspira e dá ânimo desaparece, deixando-o no escuro.







4 - Dexter - Design de um assassino
Depois da sua lua de mel surpreendentemente gloriosa em Paris, a vida é quase normal para Dexter Morgan. A vida de casado parece concordar com ele: ele é dedicado à sua noiva, seu estômago está cheio, e os seus passatempos homicidas estão bem sob controle. Mas os velhos hábitos nunca morrem – Dexter que trabalha como analista forense nunca deixa de oferecer novas tentações que apelam ao seu senso de humor de justiça e seu EU obscuro ainda aguarda para caçar com ele à luz do luar. A descoberta de um cadáver (artisticamente apresentado como um banhista relaxando em uma cadeira de praia em Miami), naturalmente, desperta a curiosidade de Dexter e o melhor é perceber que tem um novo terrível serial killer à solta em Miami. E Dexter, claro, está de volta ao negócio.

5 - Dexter é delicioso
A vida organizada de Dexter Morgan é desestabilizada pela chegada de sua primeira filha. Pela primeira vez ele sente que tem força suficiente para sufocar os desejos de seu Passageiro Sombrio, a voz que sempre sussurra dentro de sua cabeça, escolhendo novas vítimas e guiando Dexter em suas empreitadas perigosas. Ao mesmo tempo, ele é convocado para investigar o desaparecimento de uma menina de 17 anos, Samantha Aldovar, que faz parte de um grupo gótico em que os indivíduos se declaram vampiros. Conforme chega mais perto da verdade, com a ajuda de sua irmã Deborah, ele percebe que está lidando com algo muito mais sombrio do que um simples clube de adolescentes fãs de Crepúsculo... Os raptores de Samantha querem muito mais do que sangue e estão especialmente interessados em Dexter.

6- Duplo Dexter

Dexter Morgan não é um serial killer comum. Antes de tudo, ele poderia ser descrito como um cidadão tranquilo, pacato, que adora seu emprego de analista de borrifos de sangue na polícia de Miami. Casado, padrasto de duas crianças e pai de Lily Anne, Dexter está sempre tentando fazer malabarismos para manter sua vida comum sem arriscar sua maior (e única) paixão: assassinar outros criminosos, aqueles que os meios legais nem sempre conseguem pegar. Em mais uma história alucinante e cheia de humor ácido, o serial killer precisa resolver um caso de policiais que aparecem mortos em plena luz do dia. A história parece insolúvel e Dexter fica cada dia mais tenso, pois percebe que entre suas duas vidas ele está sendo misteriosamente observado. Com seu estilo de vida ameaçado, ele precisa encontrar não só o assassino da vez, mas tentar não ser encontrado.

Todos os livros foram lançados no Brasil pela editora Planeta.

O sétimo livro da série será lançado em setembro nos Estados Unidos e o título é Dexter’s Final Cut
O mega astro Robert Chase, conhecido por se perder nos seus papéis chega, com um grupo de atores no Departamento de Polícia de Miami para uma "pesquisa". Chase se fixa em Dexter Morgan, um analista de respingos de sangue com doces dentes para comer rosquinhas e aparenta ter uma vida normal. Para deixar ainda mais perfeito o seu papel, Chase está obcecado com o que Dexter faz para ser invisível. Mas tem um pequeno problema,o 'hobby' favorito de Dexter é caçar os piores assassinos que escapam da justiça, e então os introduz a seu jeito especial de brincar com eles. É um segredo bem guardado dos holofotes para que não pare em uma cadeira elétrica. A última coisa que ele precisa é de luzes brilhantes e dos paparazzis, mas até mesmo Dexter não é imune a fama.

O seriado está na oitava temporada, que infelizmente é a temporada final.

Os livros são bem diferentes do seriado. Até o personagem tem características diferentes, bem mais psicopata nos livros. Indico os dois. 
Abaixo um teaser da 6ª temporada, que já é antigo, mas tem um resumo das temporadas anteriores.

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Gostei da dica Glaucea. Ainda não assisti o seriado e nem li os livros de Dexter, mas ouço ótimos comentários a respeito. Beijo!

    http://www.newsnessa.com/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que tinha tantos livros dessa série

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu adoro a série. Estou meio atrasada nela, mas logo me atualizo. rs
    Ainda não li os livros, mas se fizer isso, só ano que vem mesmo.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei a dica.
    Nossa, quantos livros.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Glaucea,

    Tenho muita vontade ler alguns desses livros....abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir