Anjo Caído - Daniel Silva

terça-feira, 22 de abril de 2014

Autor: Daniel Silva
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Comprar

Após quase ser morto em sua última missão, o ex-agente israelense Gabriel Allon não quer mais pensar no serviço de inteligência. Dedicando-se a seu trabalho como restaurador de arte, ele se refugia no Vaticano para dar nova vida a uma das maiores obras-primas de Caravaggio. Certa manhã, ele é chamado à Basílica de São Pedro pelo monsenhor Luigi Donati, o poderoso secretário pessoal do papa Paulo VII. Sob o magnífico domo de Michelangelo, jaz o corpo de uma linda mulher. A polícia suspeita de suicídio, mas Donati não acredita nessa hipótese e pede a Gabriel que investigue discretamente o caso. Ele só recomenda que Allon fique atento à regra número um do Vaticano: “Não faça perguntas demais.”
Gabriel logo fica sabendo que a mulher descobriu segredos perigosos que ameaçam uma organização global envolvida com o comércio ilegal de antiguidades. Sem saber aonde sua caçada o levará, ele precisa impedir um atentado devastador que mergulharia o mundo em um conflito apocalíptico.

Esse é o livro 12 da série Gabriel Allon (não sei se esse é o nome da série). Apesar de ser uma série e de ser o livro 12, não é necessário ter lido os anteriores para entender a história, já que são independentes, mas com o mesmo personagem.

Gabriel Allon é um ex-agente israelense e está trabalhando como restaurador de arte no Vaticano. Durante o trabalho, uma curadora de arte é encontrada morta e Gabriel começa a investigar o caso, que a polícia trata como suicídio. Para desvendar o crime, Gabriel é levado a vários lugares durante a investigação e percorre diversas cidades e países, como Jerusalém, Israel, Roma, Vaticano, entre outros.

O livro traz várias informações sobre organizações e sobre situações históricas, que é muito bacana de acompanhar, como o Hezbollah, a bíblia e a própria igreja. Eu particularmente gosto de livros com histórias sobre espionagem e teorias da conspiração envolvendo a igreja e organizações criminosas. 

Durante a investigação Gabriel descobre uma organização global e muito grande por trás do assassinato da curadora, que é quando ele é levado para esses lugares que eu citei atrás de pistas. Cada capítulo é nomeado com a cidade onde está se passando o fato, o que ajuda para que o leitor não fique perdido no meio de tantos lugares.

O caso central é maior do que se pensava a princípio e durante a leitura somos apresentados a diversas situações diferentes e a todo um contexto histórico muito bem trabalhado. 

O livro mistura mistério, aventura, suspense e a narrativa é fácil de acompanhar. Por ser em terceira pessoa é muito mais fácil entender as situações, já que quando um grupo aparece, sempre tem uma história por trás para ser contada, e se fosse pelo ponto de vista de um personagem íamos perder várias coisas. 

No fim do livro tem a 'nota do autor', onde ele explica quais coisas são reais, quais foram inventadas, quais foram baseadas em fatos em reais, quais foram modificadas e até quais são especulações mas não se tem certeza. Além de explicar, o autor contextualiza citando alguns fatos históricos. 

O livro não é perfeito, claro. Em algumas partes o autor é muito detalhista e a história fica um pouco cansativa, além de um pouco confusa em algumas partes devido a situações que se desenvolvem de forma paralela. Essas mesmas situações paralelas também são um ponto positivo e o livro é muito bem trabalhado, de forma que tudo contribui para o desfecho. 

Logo no início, há um mapa do Vaticano e de Jerusalém com alguns lugares citados no livro marcados. Para quem gosta de livros suspense, investigação, história e arte é uma boa pedida.

"- É melhor ter pensamento positivo.
- Eu sempre prefiro focar no pior resultado possível.
- Por quê?
- Motivação - explicou mikhail. - Se eu imagino um rabino preparando meu cadáver para o enterro, fico mais motivado a fazer meu trabalho direito." Pág. 188 

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Oie!

    Esse livro parece interessante, tem uma premissa bem legal, gostei.
    Boa dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você: o livro não é perfeito e em alguns momentos se torna muito cansativo, apesar de falar sobre um tema que sou fascinado, porém gostei muito do personagem, então certamente vou ler os demais livros. Talvez ter esperado muito acabou impedindo que o aproveitasse como desejava :(

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quanto eu comecei a resenha e vi que era o livro 12 de uma série eu fiquei até assustada! hahaha
    A parte boa é que dá pra ler sem ter lido os outros, ai sim me animei mais, porque achei o livro bem interessante!

    Beijos
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Não conhecia o livro, mas me pareceu ser bom. Adorei sua resenha. Gente, 12! Ainda bem que não precisam ser lidos em ordem, assim você lê apesar qual quiser UASUAHSUA

    Beijos, Vanessa.
    thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser excelente. Tenho dois outros livros do autor, mas ainda não li. Espero ler todos em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir