A música que mudou minha vida - Robin Benway

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Autora: Robin Benway
Editora: Galera Record


A vida de Audrey Cuttler não tem sido a mesma desde que aquela música chegou ao topo das paradas. Ela só queria ir a shows, andar com seus amigos e, talvez, arrumar um encontro com o gatinho do trabalho, mas agora Audrey é... famosa! 
Não famosa tipo coisas-grátis-e-crachás-para-o-camarim. Famosa tipo paparazzi-escondidos-nos-arbustos, o-pior-momento-da-sua-vida-estampado-por-toda-a-primeira-página. Tudo por causa da música que seu ex-namorado fez sobre o rompimento dos dois - o hit do momento, quer dizer, um desastre!
Audrey não quer ser a garota sob os refletores, mas uma vez que o mundo decide que ela é uma estrela, será que a vida algum dia vai ser normal de novo? Prepare-se para descobrir, porque está na hora de  Audrey contar o seu lado da história.


"...Mas a verdade é: eu terminei com Evan e, oito horas depois, ele tinha uma música na cabeça e uma guitarra nas mãos, e tudo aconteceu a partir de então." Pág. 8

O livro começa basicamente assim, com Audrey contando como sua vida virou de cabeça para baixo após seu ex-namorado estourar nas paradas de sucesso com uma música sobre o fim do relacionamento entre os dois, mais especificamente sobre como Audrey partiu seu coração. A partir daí ela passa a ser perseguida por paparazzis, repórteres, fãs e todas as outras coisas dignas de celebridade instantânea.

O livro é narrado como se a música e toda a situação fossem reais. A narração é em primeira pessoa, e Audrey conta sua versão como se nós já conhecêssemos a versão da mídia, visto fotos e vídeos. É muito fácil se identificar com os personagens e eu acredito que isso se deve em grande parte pela narração. A forma como a autora escreve é a que estamos acostumados, como se estivessemos em uma conversa com amigos, do tipo informal, com direito a girias e algumas vezes irônica.
Os personagens são cativantes. Eu tenho sérios problemas com personagens, sempre tem algum que me irrita, e quando são adolescentes tendem a ser inseguros e ingênuos, o que triplica a irritação. Mas em A música que mudou a minha vida eu gostei do todos os personagens. TODOS. Os personagens são tão bem construídos que até os 'vilões' conseguiram me conquistar.
Audrey tem 16 anos e é madura e forte considerando tudo o que acontece em sua vida. Não se deslumbra com toda a fama repentina e tenta manter sua vida normal de sempre. Audrey também é divertidamente irônica e sarcástica. É o tipo de adolescente normal, com todos os medos, inseguranças, dramas e conflitos. Mas para lidar com os problemas sempre tem por perto sua melhor amiga Victoria, a diversão em pessoa. E no meio de tudo isso tem ainda seu romance conturbado com James, o colega de trabalho.

Ah, acredite, eu mudei. Mas teria mudado mesmo que nada disso tivesse acontecido. Certo? Quer dizer, tenho 16 anos. Faço coisas idiotas, mas qual é, todo mundo faz coisas idiotas. Espera-se que eu mude e cometa erros e beije o cara errado e o cara certo e brigue com os meus amigos. Pág. 355

Outra carateristica de Audrey é que ela á apaixonada por música. Na verdade, essa é uma caracteristica de grande parte dos personagens, então o mais certo a dizer é que o livro tem a música como base, o que já dá pra perceber pelo título e capa. Cada capítulo é iniciado pelo trecho de uma música que sempre tem relação com a história desse capítulo. Algumas bandas são conhecidas, como Green Day, Radiohead e Oasis ♥, e outras eu não conhecia, então quando terminei de ler fui pesquisar e baixar algumas músicas. A orelha do livro é escrita pela Anna Júlia, que inspirou a música do Los Hermanos. Isso deixou a história do livro ainda mais interessante, porque dá pra ver que não é uma história muito fantasiosa, é algo que pode realmente acontecer.
Se fosse pra resumir o livro em uma palavra, eu diria que é divertido. Mas ao mesmo tempo que parece ser  uma boa definição, parece também ser um adjetivo pobre considerando o tanto que eu gostei do livro. Apesar de não ser super original, também não é totalmente clichê. É um livro leve, gostoso e viciante.

Pra terminar, vou fazer uso da frase da Meg Cabot na contracapa do livro: "Irresistível como uma música boa que você não consegue tirar da cabeça! Eu amei, amei, amei!"

Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Hahu
    ahh eu sou louca para ler esse livro desde que foi lançando! Mas ta sempre tão caro que nunca compro! huahua
    Eu costumo gostar de historias adolescentes então e certo que gostarei dessa!
    E tem Meg amando *-*
    huahua amei a resenha!

    bjsss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Ameeeii a resenha!
    Quando vi que vc tinha lido dei uma corrida aqui p/ saber sua opinião!
    tô lendo outro livro da autora agora *_*

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem legal esse livro! ^^
    Muito boa a idéia que tiveram de colocar a Anna Julia na orelha do livro, tudo a ver!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Quero ler esse livro a muitooo tempo! Mas o preço dele é tãoo alto. Por isso acabo nunca comprando!

    Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh!

    Todo mundo adora esse livro... e é mais um que stá na minha lista!
    Deixa ele entrar em promoção!

    ahsuahsua

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei muito curiosa sobre o livro
    Me deu uma vontade enorme de ler

    E eu estava assistindo sua caixinha de correios
    Amo esses videos que voces fazem

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo fala muito bem desse livro,
    e eu não li ainda ;)

    Adoro seu blog.

    Beijos e Boa Leitura!!
    Marina Barcelos
    contato: marysbarcelos@hotmail.com
    Blog: http://www.livrospelacasa.blogspot.com
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000120207580
    Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/173535
    twitter: @mary_gattuso

    ResponderExcluir
  8. Sempre fui apaixonada por esse livro, mas nunca tive a oportunidade de comprá-lo!
    Até hoje nunca li uma resenha negativa, e isso só aumenta minha ansiedade hahahahahaha
    E ainda tem a Meg diva dizendo que amou! Ou seja, preciso dele logo!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Novas parcerias! Passa lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa a um tempo atrás tinha um monte de gente falando desse livro e eu tenho muita vontade de ler parece ser super bom.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Só essa capa já me seduz! UIHSUAHSAUHS
    Mas é MUITO caro! Até desanima de ler!
    *mentira! quero ler muitooooo* UIAHSUAHS

    Amei a resenha. E bom, se a Meg também gostou, o livro deve ser mesmo mara! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. EU QRO mto ler esse livro!
    Só oq me deprime é o preço! Será que ngm tem piedade dessas leitoras pobres que ficam babando pelos livros? Parece q não, pq qrem cobrar os olhos da cara por um exemplar.

    Triste!

    Amo a capa e adorei a resenha!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  12. esse livro parece ser bom mas o preço é bem salgado

    ResponderExcluir
  13. Até o momento só vi criticas positivas quanto a esse livro. E tenho que confessar, a capa chamou a minha atenção, espero em breve ter a oportunidade de lê-lo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  14. Eu ameeeeeiii esse livro, tão divertido, tão bom *--* Vale muiiito apena lê-lo, né?! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  15. Oláaa!
    Eu ainda não li esse livro mas tenho muita curiosidade. A sinopse super me agradou, parece ser aquele tipo de livro que é bom para distrair...

    Bjss
    Anastácia - Heart Books

    ResponderExcluir
  16. Oii, também estou loouca para ler esse livro, mas nunca acha em um preço bom, sempre muito caro, mas quando abaixar não vou perder a oportunidade ^^
    Meus parabéns pela resenha.
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir