Menina Morta-Viva - Elizabeth Scott

domingo, 18 de agosto de 2013


Autora: Elizabeth Scott
Editora: Underworld
Comprar

Era uma vez, eu era uma menininha que desapareceu.
Quando Alice tinha dez anos, Ray levou-a de sua família, seus amigos ― a sua vida. Ela aprendeu a desistir de todo o poder para suportar toda a dor. Ela esperou que o pesadelo acabasse. Alice agora tem quinze e Ray ainda a tem, mas ele fala mais e mais da sua morte. Ele não sabe é o que ela anseia. Ela não sabe que ele tem algo mais assustador do que a morte em mente para ela. Esta é a história de Alice. É uma história que você nunca ouviu falar, e que você nunca, jamais esquecerá.








Vejo meu reflexo no plástico, que me transforma em uma criatura estranha e distorcida, a sombra de alguém ou alguma coisa.
Pareço esquisita.
Pareço morta.
Não estou, entretanto. Só em parte. Uma menina-morta-viva.
Estou assim há cinco anos.(Pág. 13)

O livro conta a história de Alice. Uma menina que foi raptada por Ray quando tinha 10 anos. O nome verdadeiro dela não é Alice, mas Ray insiste em chamá-la assim e essa passa a ser sua nova identidade. Antes dela houve outra Alice, que foi encontrada morta com 15 anos. Alice agora tem 15 anos e imagina que logo Ray vai matá-la também.

Alice é abusada fisicamente e psicologicamente por Ray desde que foi raptada. O homem não quer que ela cresça e, para isso, desde a alimentação da menina é controlada para que ela não passe dos 45 quilos.

“Não crescer nunca. Talvez funcione em historinhas infantis. Tente dizer isso quando é impedida de crescer, quando está presa para sempre no que outra pessoa quer que você seja.” (Pág. 25)

O livro é narrado pela Alice e a história toda é muito angustiante. Os capítulos são pequenos e a leitura é rápida, mas a carga dramática é muito forte. No começo eu fiquei com certa raiva da Alice, já que ela não era proibida de sair de casa e mesmo assim nunca denunciava o Ray. Mas no decorrer dos capítulos ela mesma explica toda essa situação e é possível ver que todos os abusos mexeram muito com o psicológico da menina.

Outra coisa também é que lendo é sempre fácil apontar saídas para a personagem, mas é o tipo de situação que quem está de fora não pode julgar. Ninguém sabe o que faria se estivesse no lugar da Alice. Ray sempre abusou dela de todas as formas possíveis, com ameças, fisicamente, sexualmente e psicologicamente.

Ray é um personagem completamente psicótico. Ele foi abusado pela mãe quando criança e por esse motivo (?) faz o mesmo com crianças. Percebemos o quão perturbado e louco ele é em várias partes da história, como em momentos em que ele critica quem trata mal as crianças ou mesmo quando parece não se dar conta de que o que ele faz é errado, na cabeça dele tudo é muito ‘normal’.

Alice já sofre há tanto tempo que nem se importa mais com o futuro, tudo o que ela quer é que o sofrimento acabe. Tanto que ela ‘arruma’ uma menina mais nova e decide raptá-la para o Ray, já quem sabe assim ela fique livre. 

Menina morta-viva é um livro emocionante que desperta vários tipos de sentimentos e nos envolve na história de forma que poucos livros fazem. Te faz ter raiva em algumas partes, empatia em outras e logo em seguida não saber o que fazer ou o que faria em determinada situação. É o tipo de livro que você quer entrar na história para salvar a menina e fazer o Ray pagar de alguma forma.

É um livro forte e impactante, mas ao mesmo tempo real, já que a história não é totalmente fantasia, visto que casos como esse acontecem na vida real. Vale a pena ler.

"Quero fugir, mas não posso, não posso. Tentei e não deu certo, nunca dá certo, sou uma ferida aberta a cada dia, um grito ambulante, mas não faz diferença. Ninguém me vê. Quero fugir, mas sei que não há para onde ir." (Pág. 122)

Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Oi Glaucea! Eu até pensei que fosse baseado em fatos reais, visto que há pouco tempo vi uma matéria no jornal de um caso semelhante. Que história forte, não acho que leria, é algo que me deixaria bem deprimida, dada a crueldade da trama. Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Glaucea! Estou ansiosa para ler Menina Morta-Viva! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Glaucea
    eu comprei esse livro ano passado ,e sabe que morro de medo de lê-lo? acho que é porque eu sou muito impressionada e chorona, e certeza que vou chorar lendo este, ainda mais agora que tenho uma filha.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bem assustador eim kkk
    Mas gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Tenho MUITA vontade de ler esse livro. Me parece ser uma história boa e forte.
    Adorei a sua resenha.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mais me parece ser muito bom!
    A capa super me chamou atenção e gostei da sua resenha ^^ Leria com certeza.
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Glaucea,

    Mais um livro que fiquei conhecendo aqui no seu blog, nossa que livro forte hein,fiquei curioso e anotarei na minha lista....boa dica...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar desse livro.
    Adorei sua resenha e suas citações.
    Gosto disso, fica bem preciso.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  10. Que livro interessante! Gosto muito de trama com esse direcionamento, mas não conhecia este. Me lembrou até um que li faz tempo, e que adorei. Com certeza irei pesquisar mais, porque adoro histórias tensas, emocionantes e cheia de sentimentos... sua resenha me deixou bem curiosa. Adorei!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Nossa, ótima resenha. Esses livros me deixam super mal, mas a leitura é ótima. Espero poder ler um dia :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Oi Glaucea ;)
    Esse tipo de livro é aquele que você gosta e não gosta de ler, eu fico em um impasse se é bom ou ruim... É como a Vanessa (do comentário acima)falou "Eles me deixam super mal, mas a leitura é ótima."
    Gostei demais da sua resenha! É realmente nesse tipo de leitura ficamos com raiva dos personagens por enxergarmos algumas saídas "obvias" que não são usadas neh?

    Você me deu muita vontade de sair correndo pra comprar o livro (mesmo o estilo me deixando sem saber se é muito bom ou muito ruim), já até adicionei nos desejados do Skoob pra não esquecer!

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  13. O livro parece realmente muito forte; nem sei como eu reagiria. Ainda assim, fiquei curiosa para ver como um tema dessa proporção foi tratado. Gostei muito da resenha.

    Abraços.
    www.bibliotequismo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Essa é a segunda resenha que tenho a oportunidade de ler e meu interesse apenas aumenta. Apesar de ser um livro forte (pelo menos é o que aparenta), acho que pode ser bem interessante. Costumo gostar de livros que tratam de temas tão reais como esse.
    Infelizmente essas coisas acontecem e por isso acredito seja tão fácil se encantar pela obra.
    Espero ter a oportunidade de ler.

    Beijos
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não sei se leria o livro pois eu realmente não gosto desse tipo de enredo! Fico sempre traumatizada depois...

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Nosa pela resenha o livro parece ser ótimo! Mas confesso que não teria coragem de ler. :(
    Bjs!!
    Viciados Pela Leitura


    ResponderExcluir