Paperboy - Pete Dexter

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Autor: Pete Dexter
Editora: Novo Conceito

Hillary Van Wetter foi preso pelo homicídio de um xerife sem escrúpulos e está, agora, aguardando no corredor da morte. Enquanto espera pela sentença final, Van Wetter recebe cartas da atraente Charlotte Bless, que está determinada a libertá-lo para que eles possam se casar. Bless tentará provar a inocência de Wetter conquistando o apoio de dois repórteres investigativos de um jornal de Miami: o ambicioso Yardley Acheman e o ingênuo e obsessivo Ward James.
As provas contra Wetter são inconsistentes e os escritores estão confiantes de que, se conseguirem expor Wetter como vítima de uma justiça caipira e racista, sua história será aclamada no mundo jornalístico. No entanto, histórias mal contadas e fatos falsificados levarão Jack James, o irmão mais novo de Ward, a fazer uma investigação por conta própria. Uma investigação que dará conta de um mundo que se sustenta sobre mentiras e segredos torpes.
Best-seller do The New York Times, Paperboy é um romance gótico sobre a vida aparentemente sossegada das cidades do interior. Um thriller tenso até a última linha, que fala de corrupção e violência, mas que, ao mesmo tempo, promove uma lição de ética.

Paperboy é um livro que tem uma história muito interessante e muito bem construída. Todos os personagens foram muito bem caracterizados e com traços fortes de personalidade que acrescentou muito no desenvolvimento da história.

Hillery Van Wetter foi preso e condenado a pena de morte pelo assassinato de um xerife. Charlotte se corresponde com ele por cartas e pretende se casar com ele, mas antes quer provar a sua inocência. Para isso conta com a ajuda de dois repórteres investigativos de um jornal.

Um dos jornalistas, Ward James, quer desvendar todos os mistérios e revelar a verdadeira história do homicídio. O outro, Yardley Acheman, está mais preocupado em resolver logo e conquistar fama. No meio de vários rumos que a história toma, o irmão de Ward, Jack James, se envolve na investigação.

O livro não tem grandes reviravoltas, mas os fatos que surgem são bem interessantes e faz o leitor ficar se perguntando qual a verdadeira história por trás da morte do xerife. As investigações levam Ward e Yardley para caminhos diferentes e provas falsas, que também deixa no ar a dúvida de qual é verdade e qual é mentira.

A história é narrada por Jack, que narra a partir de suas memórias. É bacana ver as coisas pela visão dele, que não está diretamente envolvido na história,  já que os outros dois estão envolvidos em pistas diferentes e se fosse narrado por qualquer um deles, teríamos uma visão parcial dos fatos.

Particularmente gostei bastante da história.  A narrativa te convence de um fato e em seguida faz duvidar do mesmo e instiga a querer desvendar tudo também.  É uma história que fala sobre confiança, segredos, mentiras, ambição, corrupção, poder, manipulação da mídia e as conseqüências que os atos de algumas pessoas têm na vida de várias outras. O final, assim como toda a história foi muito bem construído.

A sinopse promete um ‘thriller tenso até a última linha’ e não vi essa ‘tensão’ toda, o que para na verdade não foi um ponto negativo para mim, mas pode ser para quem espera um suspense cheio de reviravoltas e ritmo mais acelerado.

Paperboy é um livro diferente, desde a narração, os cenários, o clima criado e os personagesn. Tudo cria um clima intrigante e complexo e a história ainda deixa alguns pontos para reflexão. Eu recomendo o livro para todos, mas como provavelmente não é o tipo de história que agrada a todos, fica a dica para  quem goste de um suspense com um clima sombrio e um pouco de psicológico. 

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Olá.
    Adorei a resenha. Não sabia que era suspense. To sabendo legal das coisas, né? UASHAUHS Parece ser bem legal, gosto desses livros de investigação e talz. Vou ler se tiver uma oportunidade :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Glaucea! Estou ansiosa para ler Paperboy! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Glaucea, ainda não tinha visto/lido nada sobre este livro e me interessei. Parabéns pela resenha. Ela me fez querer conhecer a estória. Embora eu ame thriller tenso até a última linha a maneira como você colocou me deixou com a sensação de conspiração, sei lá! quero muito ler!
    Mais uma vez, parabéns pela resenha.
    Obrigada pela visita ao SMM.
    bjos
    http://sobrevivendomundomoderno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, como vai?
    Estava com saudades de comparecer aqui HAHAHA estou bem curiosa em relação a esse livro e pretendo lê-lo logo.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  5. Este livro lembra muito um filme que assisti faz uns anos, eu estou bem curiosa para ler e ver se a história é parecida. Quero ver se leio antes do filme, adoro histórias bem intrigantes.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi ;)
    Confesso que não conhecia o livro ainda, mas gostei muito da resenha! Ele parece ser bem diferente e como vc falou que mesmo sem a tensão prometida na sinopse ele agrada bastante eu fiquei muito curiosa pra saber quem é o culpado pela morte do Xerife!

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Quando pedi o livro pra editora pensei nesse clima de thriller. Pena que não tem, mas se você diz que esse não é um ponto negativo eu acredito.
    Queria que eles tivessem criado uma capa sem ser relacionada ao filme. Na maioria das vezes as "capas normais" são mais bonitas. rsrs

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Glaucea, eu (sinceramente) não conhecia o livro, mas fiquei bem instigada com a proposta. Eu gosto de livros que agradam por seu diferencial, e este realmente parece ter boas pitadas de de cenários excitantes. :) Vou pesquisar mais...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Glaucea,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e pela a sua resenha irei gostar bastante....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou com esse livro aqui
    E ainda não tive tempo para ler
    Mas será uma das minha próximas leituras

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha, mas ainda assim esse livro não conseguiu me deixar ansiosa pela leitura :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  12. oie Glaucea
    você não sabe o quanto estou empolgada ao extremo para ler esse livro, nuss.
    Mas que pena saber que a tensão prometida fica devendo :(
    ainda assim, acho que vou gostar muito.
    bjos

    ResponderExcluir