Tipo Destino - Susana Colasanti

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito:
Páginas: 288
Comprar

Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason. Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão.


Lani e Erin são diferentes, tanto na personalidade quanto nos gostos pessoais, mas são inseparáveis desde um acidente que sofreram quando mais novas. Erin é popular e se apaixona por Jason. Lani dá a maior força para a amiga engatar o romance e quando conhece o garoto, percebe que eles tem muita coisa em comum e acaba se interessando por ele, mas tenta ignorar isso devido a ele ser namorado da sua amiga.

A história não é fantasiosa, já que é uma coisa que todo mundo está sujeito, mas a forma como o assunto foi desenvolvido ficou um pouco forçado. Erin não aparece muito no livro, mas desde o momento em que ela se interessou por Jason, eu nunca vi o interesse dele por ela, sempre me pareceu que ele estava estava 'a fim' da Lani. E aí, de repente ele e Erin já estavam namorando.

Lani tem poucos amigos, então os momentos de intervalo e almoço na escola ela passa na companhia do novo namorado da amiga. E são nesses 'encontros' que eles percebem que tem várias coisas em comum e acabam se apaixonando, mas Lani faz questão de manter o relacionamento apenas na amizade, por causa da amiga.

A partir daí qualquer coisa que eu falar pode ser um spoiler, mas depois de algumas coisas que acontecem e para ficar bem com amiga, Lani toma algumas decisões que me fizeram querer dar uns tapas na personagem. Não considero que Erin seja tão amiga dela assim devido ao jeito que trata Lani e as coisas que faz. E Lani é idiota o suficiente para aguentar tudo da outra porque é 'amiga'.

Jason é um personagem muito bacana, é o tipo de garoto que todo mundo deve conhecer alguém parecido, com características de qualquer adolescente normal, sem frescuras exageradas. Como já citei, ele nunca me pareceu interessado na Erin, desde o começo dava para ver que ele gostava da Lani, então não entendi essa parte do romance, mas enfim, ele é um personagem bacana [2];

Outro personagem que merece destaque é Blake, o amigo gay de Lani que passa por alguns problemas devido ao preconceito que algumas pessoas têm. 

Muita coisa me incomodou no livro, não consegui gostar ou me identificar com as personagens ou com as situações vividas por elas e algumas coisas achei um pouco exageradas. Erin é uma patricinha que não é amiga de ninguém, muito menos de Lani. Já Lani aceita tudo como se fosse obra do destino e tem que ser assim mesmo, além de se preocupar muito com a opinião das pessoas e em não magoar os outros, deixando de fazer o que tem vontade. Os secundários, como o Blake e o Connor, que faz uma matéria com Lani, foram os que eu mais gostei, mas quase não aparecem. 

Não é uma história engraçada, nem com grandes lições, apesar de no fim ser possível ver um amadurecimento nas personagens. A narrativa é fácil e prende, a leitura é leve e rápida, então fica a dica para quem procura um livro para uma leitura descompromissada. 

"Talvez tudo o que aconteça em nossa vida não tenha sido decidido antes pelo destino. Talvez tenhamos alguma influência no que acontece... Se quisermos alguma coisa com muita intensidade, isso pode mudar nosso destino? Ou as coisas se tornam verdades de qualquer forma, não importa o que façamos?" Pág. 254

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Estou louca para ler esse filme
    Gosto muito desse tema que envolve romance adolescente

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Poxa, se nem engraçada é, eu acho que não vou gostar UAHSUAHS Adorei a sua resenha, muito boa.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Meu problema com o livro foi o quesito trai a amizade, acho isso muito chato, e não concordei com Lani em nenhum momento. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser bom apesar da traição e tudo mais, que é uma coisa que eu abomino.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  5. Oi =D
    Estou para ler esse livro, já li Esperando por Você, também da Susanne, e achei bem legal, pela sua resenha, Tipo Destino deve ser um pouco parecido com esse primeiro livro que li dela!

    Beijos

    glowofthemoonlight

    ResponderExcluir
  6. não entendo o que as pessoas veem nessa autora, já tentei vários livros dela e não conseguir gostar de nenhum tanto assim! haha

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu me irritei tanto com esse livro! Eu gostei do Bem Mais Perto da escritora por causa dos personagens, não dá história em si. Mas esse a personagem principal me tirou do sério que só faltou eu entrar na história para dá uns tapas nessa menina.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Oie Glaucea
    gosto de tramas descompromissadas, pois sempre após uma leitura tensa, preciso desse tipo de história para me tirar da ressaca rs
    Já li um livro da autora e achei a narrativa super viciante. A capa desse livro é muito linda, mas não espero grandes coisas da história.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Acho que seria o livro ideal para se ler num final de semana por exemplo, descompromissado e rápido....talvez seja extamente este que eu leia neste findi.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Adorei seu resenha! Mas tenho muito o "pé atrás" com essa autora, não gosto da escrita dela. Acho tão bobinha :s

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  11. A Susane Colasanti está caindo cada vez mais no meu conceito. As capas dos livros dela são bonitas e a leitura deles serve para passar o tempo, mas a gente pode tirar pouca coisa do livro no final da leitura. Eu senti mais ou menos o que você sentiu ao ler outro livro dela, Bem Mais Perto.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada da autora mas entendo seu ponto de vista. Acho que os livros são voltados para um público bem jovem, bem adolescente, porque minha sobrinha de 15 anos leu um dos livros dela e gostou muito. Mas acho complicado um livro no qual não sentimos conexão com os personagens e não acontece nada de mais interessante. Acho que o foco é como você falou, uma leitura mais descompromissada mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, nunca li nada sobre tal autora, pelo o que sua resenha diz, e os comentários também, parece ser como chamamos de "bobo" não traz mensagem grande, etc, mas eu pretendo ler, tirar minhas próprias conclusões, por que pela capa eu já gostei, enfim, depois de ler, pretendo deixar meu comentário aqui.

    ResponderExcluir