Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448


O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Aquela velha história da pessoa certa na hora errada. Alex e Rosie são amigos desde sempre até que são obrigados a se separar. Eles continuam mantendo a amizade e conversando através de cartas e e-mails e as vezes pessoalmente. Apesar de terem alguns sentimentos um pelo outro, sempre acontece algo que impede o romance.

O livro inteiro é escrito em formato de e-mails, mensagens, cartas e telefonemas. De início pensei que seria algo que incomodaria e que faltariam detalhes na narrativa, mas a leitura é muito fluída e essa forma diferente não influenciou de forma negativa a leitura.

Achei a Rosie um pouco coitada demais. Algumas coisas que acontecem não estão no controle dela, mas por várias vezes ela reclamava tanto da vida que eu tinha vontade de entrar no livro e dar uma sacudida nela. Mas ao mesmo tempo tentei entender algumas atitudes já que Rosie não podia pensar só nela devido as coisas que acontecem.

O relacionamento entre o Alex e a Rosie sempre foi mais de amizade do que romântico, e é muito legal a forma como eles mantem essa amizade apesar de todos os contratempos e de todos os sentimentos que um nutre pelo outro. Independente do que estão sentindo no momento, um sempre apoia o outro e critica também quando necessário, como em qualquer amizade.

Além dessa parte da amizade, o livro fala também sobre família, traição, perdão, correr atrás dos sonhos e sobre essa coisa da vida de que as coisas nem sempre saem como a gente quer ou planeja. Cada vez que parece que eles tem um plano, surge alguma coisa no caminho e a história muda.

"Como a vida é engraçada né? Bem na hora que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda , o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido. Como é fácil perder o rumo, a direção... Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa eu tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final", Pág. 45.

A história acompanha a vida de Rosie e de Alex durante 45 anos e neste tempo muitas coisas acontecem. Uma outra coisa que se pode tirar do livro é de sempre correr atrás do que se quer que uma hora acaba dando certo, mesmo que não exatamente como a gente esperava.

"Acho que a vida gosta de fazer isso com a gente de vez em quando: te joga num mergulho em alto-mar e, quando parece que você não vai suportar, ela te traz para terra firme de novo". Pág. 96

O livro tem quase 500 páginas, mas a narrativa é super fluída e dá para ler bem rápido. É aquele tipo de livro que te prende e você pensa em ler só mais um capitulo e quando vê já está no último.

*O livro foi adaptado para o cinema

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Glaucea! Estou ansiosa para ler Simplesmente Acontece! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucea! Tudo bem? :D Essa foi minha primeira leitura de 2015 e adorei, adorei, adorei! Já tinha lido outro livro nesse formato de e-mails (@mor, de Daniel Glattauer) e entrou para os meus favoritos, então fui ler Simplemente Acontece com expectativas BEM altas. Felizmente não me decepcionei (a não ser nas vezes que a Rosie se faz de vítima, dá uma vontade louca de estrar no livro e dar uma balançada nela mesmo! uahsuha). Enfim, entrou para os meus favoritos também. Livro lindo e extremamente surpreendente! <3 Estou ansiosa para o filme, tomara que não adiem maisss :(

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
  3. Oi Glau! Este livro é muito envolvente, eu pensava que seria aquele romance rápido e me deparei com uma história que atravessa décadas.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro ainda. Para falar a verdade, nem tinha prestado atenção a obra até que foi anunciado a adaptação. Depois disso é que fui me atentar aos detalhes.
    Já estava curioso e, depois dessa postagem, fiquei ainda mais. Certamente vou querer ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Essa será a minha próxima leitura e, como gostei de outro livro da autora, a expectativa é muito grande. O estilo narrativo inclusive aparenta ser muito interessante e realmente espero apreciar e me divertir acompanhando isso.
    Uma pena que a adaptação tenha sido adiada. Espero que isso não volte a acontecer. :x

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Glacea, 45 anos, sério? Achei que era algo mais "contemporâneo", apenas. rsrs
    Mesmo assim, tenho curiosidade de ler esse livro. Gosto da escrita da autora, e é bom saber que o formato nao prejudica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu to completamente apaixonada por esse livro e eu nem o li ainda haha. Não tinha ideia de que era tão longo, mas se a leitura flui rápido eu acredito, porque a Cecelia Ahern tem o dom e eu amo os livros dela.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. Nahim adoro! Estou louca para ler esse livro, por isso, estou colocando ele na frente da fila de leituras. Só tenho que ler um antes e depois com certeza será ele. Já estou antecipando a leitura desde o ano passado e morrendo de vontade. Curto a escrita de Cecelia.
    Quero ver o filme também.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Olá Glaucea,
    Apesar dos comentários positivos que leio sobre esse livro, ele não me chama tanto a atenção, até porque, não curto muito esse estilo de livro :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  10. já ouvi falar pela resenha e comparado ao trailer do filme parece ser um pouco diferente,vou tentar ler o livro para ver se vou curtir.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    São poucos os livros que li com essa narrativa em cartas, e-mails... mas sempre adoro quando é assim!
    Eu to ansiosa pra fazer a leitura. Tive a impressão de que ele pode ser um pouco emocionante.
    Não sabia que o livro era grandinho assim, 500 páginas, bom saber que a leitura prende e que flui.
    Eu adorei o trailer do filme, tomara que seja uma boa adaptação!

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Adorei sua resenha. Eu não estava com tanta vontade de ler esse livro, mas já vi tantos comentários positivos que talvez eu dê uma chance, quem sabe.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Glaucea,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, gosto da escrita da autora e tenho certeza que irei gostar do livro....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir